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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12946
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O projeto pedagógico como ferramenta do processo ensino-aprendizagem |
Other Titles: | The pedagogicaltoolasteaching-learning process |
Authors: | Fernandes, Antonio Carlos da Silva |
Orientador(a): | Monteiro, Rosa Cristina |
Primeiro membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Segundo membro da banca: | Gregório, Sandra Regina |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Ivone Adelina de |
Keywords: | Projeto pedagógico;processo ensino-aprendizagem;matrizes energéticas;matriz fotovoltaica;sustentabilidade |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Apr-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | FERNANDES, Antonio Carlos da Silva. O projeto pedagógico como ferramenta do processo ensino-aprendizagem. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a importância da aplicação de projetos pedagógicos como forma de viabilização do processo ensino-aprendizagem. Para tal, toma como objeto de análise um projeto pedagógico sobre uma matriz fotovoltaica executado, com auxílio do professor, pelos alunos do Instituto Federal de Roraima-IFRR. No sentido geral, analisa as diversas matrizes energéticas mais recorrentes na atualidade no mundo contemporâneo, no sentido específico analisa o projeto pedagógico sobre a matriz fotovoltaica produzida pelos alunos. A partir do desenvolvimento do projeto pedagógico, os alunos puderam aprender várias habilidades, conhecer leis, teorias e conceitos, possibilitando o aprender fazendo. Aborda ainda a percepção que os alunos tiveram sobre o ensino através de projetos pedagógicos. A pesquisa conclui mostrando que os alunos tiveram uma excelente impressão da utilização de projetos pedagógicos como mecanismos de viabilização do processo ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This research aims to analyze the importance of the implementation of educational projects as a way of enabling the teaching-learning process and also complementing the educational books. To this end, a pedagogical project on a photovoltaic panel executed, with the help of the teacher, by the students of Instituto Federal de Roraima – IFRR is taken as the object of analysis. In a general sense, this work analyses the various solar panels which are being used most currently in the world, more specifically it analyzes the pedagogical project on the photovoltaic panel produced by the students. Throughout the development of the pedagogical project the students could learn various skills, know laws, theories and concepts, enabling learning with practice executing a range of theories studied in the books. It also approaches the perception that the students had about teaching through educational projects. The research concludes by showing that the students had an excellent impression of the use of pedagogical projects as a mechanism for enabling the teaching-learning process. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12946 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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