Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12946
Tipo do documento: Dissertação
Title: O projeto pedagógico como ferramenta do processo ensino-aprendizagem
Other Titles: The pedagogicaltoolasteaching-learning process
Authors: Fernandes, Antonio Carlos da Silva
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Oliveira, Ivone Adelina de
Keywords: Projeto pedagógico;processo ensino-aprendizagem;matrizes energéticas;matriz fotovoltaica;sustentabilidade
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FERNANDES, Antonio Carlos da Silva. O projeto pedagógico como ferramenta do processo ensino-aprendizagem. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a importância da aplicação de projetos pedagógicos como forma de viabilização do processo ensino-aprendizagem. Para tal, toma como objeto de análise um projeto pedagógico sobre uma matriz fotovoltaica executado, com auxílio do professor, pelos alunos do Instituto Federal de Roraima-IFRR. No sentido geral, analisa as diversas matrizes energéticas mais recorrentes na atualidade no mundo contemporâneo, no sentido específico analisa o projeto pedagógico sobre a matriz fotovoltaica produzida pelos alunos. A partir do desenvolvimento do projeto pedagógico, os alunos puderam aprender várias habilidades, conhecer leis, teorias e conceitos, possibilitando o aprender fazendo. Aborda ainda a percepção que os alunos tiveram sobre o ensino através de projetos pedagógicos. A pesquisa conclui mostrando que os alunos tiveram uma excelente impressão da utilização de projetos pedagógicos como mecanismos de viabilização do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This research aims to analyze the importance of the implementation of educational projects as a way of enabling the teaching-learning process and also complementing the educational books. To this end, a pedagogical project on a photovoltaic panel executed, with the help of the teacher, by the students of Instituto Federal de Roraima – IFRR is taken as the object of analysis. In a general sense, this work analyses the various solar panels which are being used most currently in the world, more specifically it analyzes the pedagogical project on the photovoltaic panel produced by the students. Throughout the development of the pedagogical project the students could learn various skills, know laws, theories and concepts, enabling learning with practice executing a range of theories studied in the books. It also approaches the perception that the students had about teaching through educational projects. The research concludes by showing that the students had an excellent impression of the use of pedagogical projects as a mechanism for enabling the teaching-learning process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12946
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Antonio Carlos da Silva Fernandes.pdfDocumento principal2.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.