Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12968
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Inglês Instrumental na Educação Agrícola: possibilidades de um currículo integrado |
Other Titles: | English for Agricultural Education: possibilities of an integrated curriculum |
Authors: | Lorenzoni, Lísia Vencatto |
Orientador(a): | Sanchez, Sandra Barros |
Primeiro membro da banca: | Abrantes, Elisa Lima |
Segundo membro da banca: | Reis, Claudia Maria Bokel |
Keywords: | Inglês Instrumental;Currículo Integrado;Ensino Profissional;ESP (English for Specific Purposes);Integrated Curriculum;Professional Education |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Issue Date: | 31-Oct-2011 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | LORENZONI, Lísia Vencatto. Inglês Instrumental na Educação Agrícola: Possibilidades de um currículo integrado. 2011. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. |
Abstract: | A integração curricular entre Ensino Médio e profissional torna-se uma necessidade para a formação de alunos cidadãos e trabalhadores dentro da sociedade e do mundo globalizado em que vivem. Com o intuito de que se efetive essa integração no Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha - RS buscou-se, como principal objetivo dessa pesquisa, conhecer os significados atribuídos pelos alunos do curso aos conteúdos e metodologias trabalhadas na disciplina de Inglês Instrumental, bem como, conhecer as percepções dos docentes da área técnica em relação à integração curricular da Língua Inglesa às suas disciplinas. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa com questões abertas aplicadas a dois grupos distintos: alunos da segunda e terceira séries do Curso Técnico em Agropecuária, e docentes da área técnica que ministram aulas no curso. A pesquisa apoiou-se em uma revisão bibliográfica acerca de Concepções de Ensino Médio Integrado, Teorias de Currículo, Inglês Instrumental e Aprendizagem Significativa. A partir da análise das respostas, foi possível identificar que os conteúdos ministrados nas aulas de Inglês Instrumental ainda são fragmentados. No entanto, os alunos consideram importante a disciplina de Inglês Instrumental para entender materiais técnicos em inglês e sentem a necessidade de integração dessa disciplina à área técnica para conseguir estágios e propostas de trabalho. No que diz respeito às concepções dos docentes acerca da integração, percebe-se que há aceitação, porém, somente dois informantes já realizaram práticas integradas. Dessa forma, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância e a urgência de ações pedagógicas integradas, as quais possibilitem a construção de um currículo menos fragmentado e mais significativo para a vida dos alunos. |
Abstract: | An integrated Curriculum encompassing basic and technical education has become a necessity for citizen and worker students’s education within the society and the globalized world they live. In order to practice this integration in Integrated Basic Education into Technical Course of Campus São Vicente do Sul from Instituto Federal Farroupilha–RS, the present research aimed to know the meanings attributed by students of Technical Agriculture Course to the contents and methodologies used in the discipline of English For Specific Purpose, as well as to know the perceptions of teachers of the technical area of the same course in relation to curriculum integration concerning English Language with their disciplines. To achieve these objectives, a qualitative research was conducted. It contained open questions that were applied in two distinct groups: students of third and second grades of the Technical Agriculture Course, and teachers who teach in this course. The research was based on a literature review about Concepts of Integrated Basic Education, Curriculum Theories, (English for Specific Purposes) and Meaningful Learning. From the analysis of the informants’ responses it was possible to verify that the contents taught in English classes are still fragmented, however, the students consider the discipline of English important to understand technical materials in English and they feel the need for integration of this discipline to the technical area to get internships and job offers. In relation to the conceptions of teachers about integration, it can be seen that there is acceptance, however, only two informants had already experienced. Thus, based on the theoretical concepts presented and on the informants’ demonstrations, the importance and urgency of integrated pedagogical actions are highlighted, once that they allow the construction of a curriculum less fragmented and more meaningful to students’ life. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12968 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Lisia Vencatto Lorenzoni.pdf | Lisia Vencatto Lorenzoni | 551.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.