Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Tatiana Henrique Brives de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:34:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:34:34Z-
dc.date.issued2017-12-07
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tatiana Henrique Brives de. Inclusão de alunos com deficiência na educação profissional agrícola: considerações sobre uma escola de Ensino Médio no município de Magé. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12990-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de inclusão na educação profissional agrícola no Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff, no município de Magé, estado do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes e discentes da instituição. O objetivo central da pesquisa foi alçar as atividades de ensino/aprendizagem, a acessibilidade espacial e as situações pedagógicas dirigidas ao aluno com necessidades educacionais especiais inserido nessa escola. Para tanto, realizamos uma discussão que buscou dialogar com as nossas investigações no campo e que contemplou as temáticas da educação profissional, ensino agrícola, Ensino Médio integrado e educação inclusiva. Buscamos identificar as questões relacionadas à formação do aluno com deficiência no Ensino Médio agrícola para, assim, compreendermos as práticas docentes de toda equipe escolar em um contexto de uma escola profissionalizante que possui alunos com deficiência matriculados. Examinamos a respeito das estratégias curriculares, adaptações pedagógicas e demais ações para a inclusão do aluno com deficiência nesta realidade. Foram observadas questões de acessibilidade arquitetônica, recursos específicos e atendimento educacional especializado. Concluímos que as implicações do projeto de educação inclusiva na prática de uma escola agrícola consideram a realidade sociocultural dos alunos matriculados, e os suportes que lhes são oferecidos pela escola são construídos pelos professores no cotidiano das suas atividades de ensino, assim como as práticas colaborativas, as ações inclusivas dos agentes pedagógicos, os seus desafios de crítica/superação pedagógica e as adaptações que a escola tem promovido.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectensino agrícola.por
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectprofessional educationeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.titleInclusão de alunos com deficiência na educação profissional agrícola: considerações sobre uma escola de Ensino Médio no município de Magépor
dc.title.alternativeInclusion of students with disabilities in agricultural professional education: considerations on a secondary school in the municipality of Magéeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research aims to investigate the inclusion process in the professional agricultural education in the Barão de Langsdorff Agroecological Integrated Education Center, in the municipality of Magé, in the state of Rio de Janeiro, with the teachers and the students of the institution as the research subjects. The main objective of the research was to raise the teaching/learning activities, the space accessibility, and the pedagogical situations addressed to the student with special educational needs inserted in this school. The discussion tried to dialogue with our field research, which contemplated the themes of professional education, agricultural education, integrated secondary education, and inclusive education. We observed questions related to the training of students with disabilities in secondary agricultural education, in order to understand the teaching and the entire school staff practices in a context of a vocational school that has students with disabilities enrolled. We examined the curricular strategies, pedagogical adaptations, and other actions to include students with disabilities in this reality. Architectural accessibility issues, specific resources, and specialized educational assistance were observed. We conclude that the implications of the project of inclusive education in the practice of an agricultural school consider the sociocultural reality of the students enrolled, and the supports offered to them by the school are built by the teachers in the daily activities of their teaching, as well as the collaborative practices, the inclusive actions of the pedagogical agents, their challenges of criticism/pedagogical overcoming, and the adaptations that the school has promotedeng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID78397006753por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee1Morais, Marco Antonio de
dc.contributor.referee2Reis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna
dc.creator.ID08913711761por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584036520396301por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBAUMGRATZ, J. L. As representações sociais e transdisciplinares da inclusão: estudo de caso do centro de equoterapia implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFSEMG) campus Barbacena. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2010. BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2010, 128 p. BEZ, A. S.; PAULA, Lucília Lino. “Inclusão escolar em debate no grupo de discussão do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Sombrio.” In: DAMASCENO, Allan; PAULA, Lucília; MARQUES, Valéria (orgs.). Educação profissional inclusiva: desafios e perspectivas. Seropédica: EDUR, 2012. _______. Inclusão escolar: as experiências do Grupo de Discussão do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus sombrio. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2011. BLANCO, R. “A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo.” In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Editora Penso, 2004. BORTOLINI, S. Desafios e estratégias para tornar o IFRS campus Bento Gonçalves uma escola inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2012. BRASIL. Constituição Federal de 1988. _______. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Política Nacional de Educação Especial. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Resolução n. 2 de 11 de setembro de 2001. Define Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretariade- educacao-especial-sp-598129159/legislacao. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Resolução CNE/CEB n. 1 de 3 de abril de 2002. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias- 112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002. Acesso em: fevereirooutubro/2017. _______. Resolução n. 6 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Decreto n. 6.571. Disponível em: http://planalto.gov.br/. Acesso em: fevereirooutubro/ 2017. _______. Resolução n. 4 de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-especial-sp- 598129159/legislacao. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Decreto n. 7.611 de 17 de novembro de 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Decreto Legislativo n. 186/2008 sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacaoespecial- sp-598129159/legislacao. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Lei n. 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Educação profissional – indicações para a ação: a interface educação profissional/educação especial. Brasília: MEC/Seesp, 2003, 84 p. _______. Parecer CNE/CEB n. 11/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Parecer CNE/CEB n. 2/2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Censo Escolar da Educação Básica 2013. Resumo técnico. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. BRAUN, P.; VIANNA, M. M. “Atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncional e plano individualizado: desdobramentos de um fazer pedagógico.” In: PLETSCH, M. D.; DAMASCENO, A. (orgs.). Educação especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica: Ed. da UFRRJ, 2011, p. 23-34. CAIADO, K. R. M.; MELETTI, S. M. F. “Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT 15.” In: Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, Marília, maioagosto de 2011, p. 93-104. CARVALHO, C. Políticas públicas de acessibilidade nas instituições de ensino: tecnologia assistiva no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Januária. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2013. CEIA. Projeto Político Pedagógico - Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff. Magé, 2016. CIAVATTA, M. “A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade.” In: FRIGOTTO, G. et al. (orgs.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105. CÔRTES, A. L. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo sobre o Instituto Federal do Amapá (Ifap) campus Macapá. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2014. COSTA, V. A.; DAMASCENO, A. “Políticas públicas de educação e inclusão: sociedade, cultura e formação.” In: DAMASCENO, A.; PAULA, L.; MARQUES, V. (orgs.). Educação profissional inclusiva: desafios e perspectivas. Seropédica: EDUR, 2012. DORZIAT, A. O outro da educação: pensando a surdez com base nos temas identidade/diferença, currículo e inclusão. Petrópolis: Vozes, 2009. FOGLI, B. F. C. dos S. A dialética da inclusão em educação: uma possibilidade em um cenário de contradições ¾ um estudo de caso sobre a implementação de inclusão para alunos com deficiências na rede de ensino Faetec. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rio de Janeiro, 2010. FRIGOTTO, G. “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica.” In: Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, Especial, outubro de 2007, p. 1.129-1.152. _______.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. GARCIA, R. M. C. “Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil.” In: Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, janeiro-março de 2013, p. 101-119. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011. GLAT, R. “Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais: processos educacionais e diversidade.” In: LONGHINI, M. D. (org.). O uno e o diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, 2011, p. 75-92. _______. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. 3ª ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. _______.; MÜLLER, T. M. P. Questões atuais em educação especial: uma professora muito especial. Rio de Janeiro, EdUerj, 1999. _______.; MASCARO, C. A. A. C.; ANTUNES, K. C. V.; MARIN, M. Inclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais na escola e no trabalho. Série Cadernos CIEE Rio. Rio de Janeiro: Altadena Comunicação, 2011. _______.; BLANCO, L. de M. V. “Educação Especial no contexto de uma educação inclusiva.” In: GLAT, R. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p. 15-35. GOMES, R. “Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa.” In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010. HALL, S. “Quem precisa da identidade?” In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MAGÉ. Lei n. 2.267. Plano Municipal de Educação. Magé, 2015. MARCOCCIA, P. C. P. “Educação do campo e educação especial: interfaces e suas implicações na realidade das escolas públicas do campo.” In: Anais da 34ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Natal, n. 34, 2011. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. MARGON, S. Acessibilidade e inclusão escolar no ensino agrícola: um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campus Santa Teresa. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2012. MARQUES, V.; SATRIANO, C. “Educando com necessidades educacionais especiais: contribuições da psicologia da educação ao ensino profissional agrícola.” In: DAMASCENO, Allan; PAULA, Lucília; MARQUES, Valéria (orgs.). Educação profissional inclusiva: desafios e perspectivas. Seropédica: EDUR, 2012. MASCARO, C. A. A. C. et al. “Redes de apoio para inclusão: caminhos de um Núcleo de Estudos na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).” In: Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos/SP: Ed. Cubo, 2012. MENDES, Enicéia Gonçalves. “A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil.” In: Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, dezembro de 2006, p. 387-405. MENDONÇA, S. R. “A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960).” In: Estud. Soc. Agric., Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, 2006, p. 88-113. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008. MOTA, R. M. S. A Educação especial no ensino profissionalizante das escolas agrotécnicas federais: possibilidades de inclusão. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2008. OLIVEIRA, Ramon (org.). Jovens, Ensino Médio e educação profissional: Políticas públicas em debate. Campinas: Papirus, 2012. OLIVEIRA, L. M. T. “Educação do Campo: pensando a teoria e a prática pedagógica articulando as regularidades, ambiguidades às rupturas.” In: Conferência Nacional: Por uma Educação Básica do Campo, Luziânia/GO, 2004. OMS. Relatório Mundial sobe a Deficiência. Tradução de Lexus Serviços Linguísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012, 334 p. PEREIRA, E. História de vida de uma aluna com baixa visão: construção de itinerários de aprendizagem em cursos técnicos agrícolas. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2013. PIMENTA. C. M. Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino agrícola: experiências docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus São João Evangelista. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2012. PLETSCH, M. D. “A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes, políticas e resultados de pesquisas.” In: Educar, n. 33. Curitiba: Editora UFPR, 2009, p. 143-156. _______.; MENDES, G. M. L. “Entre políticas e práticas: os desafios da educação inclusiva no Brasil.” In: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 23(27). Dossiê Educação Especial: Diferenças, Currículo e Processos de Ensino e Aprendizagem II, 2015. _______. “Educação especial e inclusão escolar nos planos municipais de educação da Baixada Fluminense: avanços, contradições e perspectivas.” In: Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 3, 2016, p. 81-95. _______.; SILVA, I. C. M. “‘A política de ‘Educação Inclusiva’ no ensino técnicoprofissional: resultados de um estudo de caso.” In: Democratizar, v. IV, n. 1, maio-agosto de 2010. REIS, N. C. Alunos com deficiência física dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) nas aulas de Educação Física: análise das condições de acessibilidade física e das práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2013. RIO DE JANEIRO. Lei n. 5.597 de 18 de dezembro de 2009. Institui o Plano Estadual de Educação (PEE/RJ) e dá outras providências. Disponível em: http://www.alerj.rj.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. _______. Lei n. 6.491 de 11 de julho de 2013. Disponível em: http://www.alerj.rj.gov.br/. Acesso em: fevereiro-outubro/2017. RODRIGUES, A. S. A Educação inclusiva na perspectiva da teoria das representações sociais: concepções de docentes e discentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Salinas. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2010. SANT’ANA. Izabella Mendes. “Educação inclusiva: concepções de professores e diretores.” In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, 2005, p. 227-234. SANTOS, B. S. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2005. SILVA, I. C. M. A política de “educação inclusiva” no ensino técnico-profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Vitória de Santo Antão. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2011. SILVA, T. T. “A produção social da identidade e da diferença.” In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000 SOARES, A. M. D. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em Agropecuária. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), Rio de Janeiro, 2003. SOBRAL, Francisco Montório. “Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil.” In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/Setec, novembro de 2009. THERRIEN, J.; DAMASCEN, M. N. (orgs.). Educação e escolar no campo. Campinas: Papirus, 1993. UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994. VASCONCELOS, H. C. A inserção do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes) no contexto do Mestrado em Educação: Políticas Públicas. Belo Horizonte: UFMG, 2002. WOODWARD, K. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual.” In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13901/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15614/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21916/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28300/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34714/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41110/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47512/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53950/2017%20-%20Tatiana%20Henrique%20Brives%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2566
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-01-09T11:14:22Z No. of bitstreams: 1 2017 - Tatiana Henrique Brives de Oliveira.pdf: 1699893 bytes, checksum: c7bda27f017aeb7d1479a07bdb48d78b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-09T11:14:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Tatiana Henrique Brives de Oliveira.pdf: 1699893 bytes, checksum: c7bda27f017aeb7d1479a07bdb48d78b (MD5) Previous issue date: 2017-12-07eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Tatiana Henrique Brives de Oliveira.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.