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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão de alunos com deficiência na educação profissional agrícola: considerações sobre uma escola de Ensino Médio no município de Magé
Otros títulos: Inclusion of students with disabilities in agricultural professional education: considerations on a secondary school in the municipality of Magé
Autor: Oliveira, Tatiana Henrique Brives de
Orientador(a): Ramos, José Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Morais, Marco Antonio de
Segundo membro da banca: Reis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna
Palabras clave: Inclusão;educação profissional;ensino agrícola.;Inclusion;professional education;agricultural education
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 7-dic-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: OLIVEIRA, Tatiana Henrique Brives de. Inclusão de alunos com deficiência na educação profissional agrícola: considerações sobre uma escola de Ensino Médio no município de Magé. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Resumen: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de inclusão na educação profissional agrícola no Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff, no município de Magé, estado do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes e discentes da instituição. O objetivo central da pesquisa foi alçar as atividades de ensino/aprendizagem, a acessibilidade espacial e as situações pedagógicas dirigidas ao aluno com necessidades educacionais especiais inserido nessa escola. Para tanto, realizamos uma discussão que buscou dialogar com as nossas investigações no campo e que contemplou as temáticas da educação profissional, ensino agrícola, Ensino Médio integrado e educação inclusiva. Buscamos identificar as questões relacionadas à formação do aluno com deficiência no Ensino Médio agrícola para, assim, compreendermos as práticas docentes de toda equipe escolar em um contexto de uma escola profissionalizante que possui alunos com deficiência matriculados. Examinamos a respeito das estratégias curriculares, adaptações pedagógicas e demais ações para a inclusão do aluno com deficiência nesta realidade. Foram observadas questões de acessibilidade arquitetônica, recursos específicos e atendimento educacional especializado. Concluímos que as implicações do projeto de educação inclusiva na prática de uma escola agrícola consideram a realidade sociocultural dos alunos matriculados, e os suportes que lhes são oferecidos pela escola são construídos pelos professores no cotidiano das suas atividades de ensino, assim como as práticas colaborativas, as ações inclusivas dos agentes pedagógicos, os seus desafios de crítica/superação pedagógica e as adaptações que a escola tem promovido.
Abstract: The present research aims to investigate the inclusion process in the professional agricultural education in the Barão de Langsdorff Agroecological Integrated Education Center, in the municipality of Magé, in the state of Rio de Janeiro, with the teachers and the students of the institution as the research subjects. The main objective of the research was to raise the teaching/learning activities, the space accessibility, and the pedagogical situations addressed to the student with special educational needs inserted in this school. The discussion tried to dialogue with our field research, which contemplated the themes of professional education, agricultural education, integrated secondary education, and inclusive education. We observed questions related to the training of students with disabilities in secondary agricultural education, in order to understand the teaching and the entire school staff practices in a context of a vocational school that has students with disabilities enrolled. We examined the curricular strategies, pedagogical adaptations, and other actions to include students with disabilities in this reality. Architectural accessibility issues, specific resources, and specialized educational assistance were observed. We conclude that the implications of the project of inclusive education in the practice of an agricultural school consider the sociocultural reality of the students enrolled, and the supports offered to them by the school are built by the teachers in the daily activities of their teaching, as well as the collaborative practices, the inclusive actions of the pedagogical agents, their challenges of criticism/pedagogical overcoming, and the adaptations that the school has promoted
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12990
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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