Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13015
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educando-se ao educar quem educará: a práxis na formação dos educadores ambientais
Other Titles: The praxis in the formation process of environmental educators
Authors: Jaber, Lucia Glat
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Pereira, José Valter
Terceiro membro da banca: Sanchez, Celso
Keywords: Educação Ambiental;Processos formativos;Educação ambiental crítica;Pesquisa-formação
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: JABER, Lucia Glat. Educando-se ao educar quem educará: a práxis na formação dos educadores ambientais. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.
Abstract: A presente pesquisa se inscreve no campo da educação ambiental (ea) crítica (GUIMARAES, LOUREIRO, CARVALHO, LAYRARGUES...entre outros), tendo como foco a formação de educadores para trabalhar as questões socioambientais em diferentes espaços pedagógicos, não somente a sala de aula formal. Para tal foram acompanhados, ao longo de dois anos, três processos formativos, ou cursos, de EA, com públicos, objetivos e propostas pedagógicas distintas, investigando-os a partir de suas práticas. Foram também coletadas as impressões dos educadores ambientais em formação e daqueles que os estavam formando sobre as atividades, temáticas e metodologias utilizadas. Caracteriza-se como uma pesquisa-formação qualitativa, fazendo uso de metodologias participativas, numa proposta de triangulação de métodos (MINAYO, 2005; PLETSCH, 2010). Para a produção de dados optou-se pela observação participante, entrevistas abertas e semiestruturadas, relatos de grupo focal e auto avaliação dos participantes dos cursos acompanhados. Os dados foram analisados com base na transcrição das entrevistas, nos registros audiovisuais, no diário de campo e na análise textual discursiva. O acompanhamento dos processos formativos selecionados, conjuntamente com a produção de dados, referenciada pelo arcabouço teórico dos autores estudados, possibilitou a construção de um conjunto de orientações teórico-metodológicas para formação de educadores ambientais críticos. Estas, no entanto, não são propostas como modelo fechado, mas sim, entendidas como um exercício de práxis da própria autora; pesquisando, praticando, refletindo e propondo novas trilhas para os caminhos da EA a da formação de seus profissionais.
Abstract: The present research belongs to the field of critical environmental education (EE) (GUIMARÃES, LOUREIRO, CARVALHO, LAYRARGUES, among others). It has as its focus the formation of educators to work the social environmental issues in different pedagogical spaces, not only in the formal classroom. In order to achieve this goal were monitored, during two years, three EE formation processes, or courses, with different publics, objectives, and pedagogical propositions, which were investigated from their practices. There were also collected the impressions of the environmental educators being subject to formation processes and those responsible for them, about the activities, content, and methodologies utilized. It characterizes as a qualitative formation-research, using participative methodologies, in an proposition of methods triangulation (MINAYO, 2005; PLETSCH, 2010). For the data production procedures were chosen participative observation, open and semi-structured interviews, focal groups’ reports, and self-evaluation of the participants of the courses monitored. Data were analyzed based on the interviews’ transcription, in the audiovisual records, field diary and discursive textual analysis. The monitoring of the selected formative processes, together with the data production which was referenced by the theoretical framework of the authors studied, made it possible the construction of a set of theoretical and methodological guidelines for the formation of critical environmental educators. Those guidelines, however, are not here proposed as a closed model, but they are understood as a praxis exercise by the author herself, researching, practicing, reflecting, and proposing new trails for the paths of EE and the formation of its professionals.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13015
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Lucia Glat Jaber.pdf3.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.