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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação do campo e memória coletiva - movimentos sociais na luta pela terra no município de Japeri/RJ
Other Titles: The education of the field and collective memory - social movements in the struggle for the land in Japeri/RJ
Authors: Xavier, Cristina
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Santos, Rafael dos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Keywords: Movimentos sociais;Educação do campo;Memória coletiva;Educação.;Japeri;Social movements;Field education;Collective memory;Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: XAVIER, Cristina. Educação do campo e memória coletiva - movimentos sociais na luta pela terra no município de Japeri/RJ. 2019. 253 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: A investigação teve como objeto, o estudo dos movimentos de luta pela terra nas regiões de Rio d'Ouro e Santo Antônio, Japeri/RJ, entre os anos de 1940 e 1970, propondo-se estudar a relação entre esses movimentos sociais e seus possíveis impactos sobre as ações pedagógicas das escolas rurais ao longo do tempo. A problemática aventada foi: é possível perceber a presença da memória das lutas pela terra travadas em Rio d‟Ouro e Santo Antônio nas práticas escolares das escolas municipais dessas regiões? Propondo pensar a Educação do Campo como um instrumento viável de construção da memória coletiva, seus objetivos específicos foram: conhecer esses movimentos sociais; compreender e analisar a Educação do Campo como possibilidade de construção da memória, bem como conhecer e examinar as práticas político-pedagógicas desenvolvidas pelas escolas municipais rurais. Para alcançar o escopo pretendido, construiu-se o caminho fundamentado em três etapas: Movimentos Sociais na Luta pela Terra, Memória Coletiva e Educação do Campo. Pesquisa de caráter quantitativo, agregando elementos das pesquisas bibliodocumentais e desenvolvida, metodologicamente, na perspectiva da observação participante. Teoricamente dialogou com Paulo Freire e Antonio Gramsci no seu arcabouço geral. Como estratégias, utilizou-se a pesquisa bibliográfica; a análise documental; o uso de fontes orais - depoimentos; entrevistas estruturadas e semiestruturadas; visitas às escolas e a coleta e análise de dados estatísticos de instituições oficiais sobre a educação deste município. Com relação às lutas pela terra, a pesquisa apurou que houve diferentes direcionamentos que se adequaram às realidades de cada região. Em Rio d‟Ouro, pautado na criação de gado bovino, a investigação considerou que houve apossamento de diversas formas – posse, trocas, vendas - das terras por grupos heterogêneos de pessoas sem, contudo, caracterizar um movimento social. Em Santo Antônio, diferentemente, os camponeses se organizaram numa associação que serviu de apoio à luta pela posse da terra entre posseiros, grileiros e pretensos proprietários. No tocante às escolas municipais da região, foram detectadas dificuldades por parte dos gestores e docentes em entender e promover ações pedagógicas que remetam à memória da região e as lutas pela terra no período pesquisado. O estudo avaliou que as dificuldades foram provocadas, em parte, pelas mudanças ocorridas com a municipalização da Escola Estadual Rio d‟Ouro em 2012 que afetaram a Escola Municipal Santo Antônio e ocasionaram na chegada de profissionais sem vínculos com a região. Colaborou para esse contexto o „apagamento‟ da memória da comunidade local.
Abstract: The object of the investigation was the study of the land struggle movements in the Rio d'Ouro and Santo Antônio, Japeri/RJ regions between 1940 and 1970 years, it proposes to study the relationship between these social movements and their possible impacts on the pedagogical actions of rural schools over time. The problematic issue was: it is possible to perceive the presence of the memory of the earth fights fought in Rio d‟Ouro and Santo Antônio in the school practices of the municipal schools of these regions? Proposing to think of Rural Education as a viable instrument of collective memory construction their specific goals were know these social movements, understand and analyze Rural Education as a possibility of memory construction as well as know and examine the political-pedagogical practices developed by the rural municipal schools. To achieve the intended scope the threestage path was built: Social Movements in the Struggle for the Earth, Collective Memory and Field Education. Quantitative research, adding elements of bibliodocumentary research and developed methodologically, from the perspective of participant observation. Theoretically dialogued with Paulo Freire and Antonio Gramsci in your overall framework. As strategies bibliographic search was used; document analysis; the use of oral sources; evidence; structured and semi-structured interviews; visits to schools and the collection and analysis of statistical data from official institutions on education of this municipality. Regarding land struggles, the survey found that there were different directions that fit the realities of each region in Rio d'Ouro based on cattle breeding, the investigation found that there were takeover in various ways - ownership, exchanges, sales - by heterogeneous groups of people without, however, characterizing a social movement. In Santo Antônio, differently, the peasants organized themselves into an association that supported the struggle for land tenure between squatters, land grabbers and would-be landowners. With regard to municipal schools in the region, difficulties were detected by managers and teachers in understanding and promoting pedagogical actions that refer to the memory of the region and the struggles for land in the researched period. The study assessed that the difficulties were caused, in part, by the changes that occurred with the municipalization of Rio d'Ouro State School in 2012 that affected the Santo Antônio Municipal School and caused the arrival of professionals without ties to the region. Contributed to this context the 'erasure' of the memory of the local community.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13045
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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