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Tipo do documento: Dissertação
Title: Representações sociais de licenciandos de Educação Física sobre o estágio curricular supervisionado
Other Titles: Social representations of Physical Education undergraduates regarding the supervised curricular internship
Authors: Polati, Célia
Orientador(a): Santos, José Henrique dos
Primeiro membro da banca: Naiff, Denis Giovani Monteiro
Segundo membro da banca: Silva, Elizandra Garcia da
Keywords: Representações Sociais;Formação de Professores;Estágio Curricular Supervisionado;Educação Física;Social Representations;Teacher training;Supervised Curricular Internship;Physical Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: POLATI, Célia. Representações sociais de licenciandos de Educação Física sobre o estágio curricular supervisionado. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2019.
Abstract: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é componente curricular obrigatório e considerado importante eixo dos currículos de formação de professores. Consiste em pré-indução à docência que propicia ao licenciando o conhecimento antecipado do campo de atuação profissional e a problematização e compreensão da complexidade das práticas institucionais e das ações pedagógicas que envolvem a docência. A resistência de uma parcela de alunos ao ECS em meio à implementação de uma nova sistemática de organização e desenvolvimento do estágio na Instituição de Educação Superior (IES) investigada, motivou a pesquisa das representações dos discentes sobre o ECS no intuito de conhecer como o concebem e se comportam durante o seu desenvolvimento. Foi adotado como referencial a Teoria das Representações Sociais por permitir o conhecimento das crenças e valores que determinam as atitudes dos licenciandos perante o ECS. O objetivo da pesquisa foi identificar as representações sociais dos licenciandos do curso de Licenciatura em Educação Física sobre o ECS, bem como compreender suas atitudes frente ao desenvolvimento deste componente curricular na formação profissional. O modelo adotado na pesquisa foi o método misto sequencial sob as perspectivas quantitativa e qualitativa. A amostra na fase quantitativa foi de 95 licenciandos do curso de licenciatura em Educação Física de uma IES. Na fase qualitativa, a amostra foi composta por quatro licenciandos, selecionados em função das evocações e atitudes a respeito do ECS manifestadas na fase quantitativa da pesquisa. Os instrumentos foram o Questionário de Evocação Livre de Palavras e Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Atitudinal dos licenciandos, na fase quantitativa; e, entrevistas semiestruturadas na fase qualitativa. Os dados foram analisados por técnicas prototípica e de análise de conteúdo, nas fases quantitativa e qualitativa da pesquisa, respectivamente. A centralidade das representações foi associada à burocracia para a formalização do estágio devido ao excesso de documentos, assinaturas, custos financeiros com fotocópias e deslocamentos entre IES e escola. No entanto, na periferia predominaram evocações que coadunam com a proposta pedagógica do ECS, relevando a prática como espaço de aprendizagem da docência por meio da socialização com agentes escolares e alunos da educação básica, aquisição de experiência e construção de identidade profissional, incidindo no reconhecimento do valor pedagógico do ECS. Os resultados indicam a necessidade de iniciativas visando estabelecer uma cultura de estágio em que os aspectos pedagógicos deste eixo formativo assumam a centralidade das representações sociais sobre o ECS.
Abstract: The Supervised Curricular Internship (SCI) is a compulsory curriculum component and it is considered an important axis of teacher education curricula. It consists of pre-induction to teaching that provides the undergraduate with anticipated knowledge of the field of professional practice and the problematizing and understanding of the complexity of institutional practices and the pedagogical actions that involve teaching. The resistance of a portion of students to the SCI amidst the implementation of a new system of organization and development of the internship in the investigated Higher Education Institution (HEI), motivated the research of the students' representations about the SCI in order to know how they conceive it and how they behave during their development. The Theory of Social Representations was adopted as a reference because it allows the knowledge of the beliefs and values that determine the attitudes of the undergraduates towards the SCI. The objective of this research was to identify the social representations of the undergraduate students of the Physical Education Degree course on the SCI, as well as to understand their attitudes towards the development of this curricular component in the professional formation. The model adopted in the research was the sequential mixed method from the quantitative and qualitative perspectives. The sample in the quantitative phase consisted of 95 undergraduate students of the Physical Education degree course of an HEI. In the qualitative phase, the sample consisted of four undergraduates, selected according to the evocations and attitudes about the SCI manifested in the quantitative phase of the research. The instruments were the Free Word Evocation Questionnaire and the Sociodemographic and Attitudinal Characterization Questionnaire of the undergraduates, in the quantitative phase; and semi-structured interviews in the qualitative phase. Data were analyzed by prototypic and content analysis techniques, in the quantitative and qualitative phases of the research, respectively. The centrality of the representations was associated with the bureaucracy for the formalization of the internship due to the excess of documents, signatures, financial costs with photocopying and journeys between the HEI and school. However, evocations that fit the pedagogical proposal of ECS predominated in the periphery, highlighting the practice as a learning space for teaching through socialization with school agents and students of basic education, acquisition of experience and construction of professional identity, focusing on the recognition of the pedagogical value of the SCI. The results indicate the need for initiatives aimed at establishing an internship culture in which the pedagogical aspects of this formative axis assume the centrality of social representations about the SCI.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13058
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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