Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13068
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | NEABS, educação das relações étnico-raciais e formação continuada de professores |
Other Titles: | NEABs, education of ethno-racial and continuing teacher education |
Authors: | Pereira, Ana Emilia da Silva |
Orientador(a): | Siss, Ahyas |
Primeiro membro da banca: | Siss, Ahyas |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Otair Fernandes de |
Terceiro membro da banca: | Barreto, Maria Aparecida Santos Correa |
Keywords: | Educação Para as Relações Étnico-Raciais (ERERs);Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros NEABs;Formação de Professores;Lei 10639/2003;Education For Racial-Ethnic Relations (ERERs);Nuclei NEABs Afro-Brazilian Studies;Teacher Training;Law 10639/2003 |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 24-Jun-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | PEREIRA, Ana Emília da Silva. NEABS , educação das relações étnico-raciais e formação continuada de professores. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013. |
Abstract: | Este estudo possui como objetivo estudar as ações desenvolvidas nas universidades pelo Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (Leafro/UFRRJ) e pelo Programa de Educação sobre o Negro (Penesb/UFF), integrantes do Consórcio Nacional CONNEABS, a partir da produção de conhecimento sobre as ações e práticas pedagógicas de alguns egressos dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu, “Diversidade Étnica e Educação Brasileira” e “Raça, Etnias e Educação no Brasil”, desenvolvidos respectivamente pelo Leafro e pelo Penesb, com o apoio do Programa Uniafro. A pesquisa qualitativa, teve como público-alvo os egressos desses cursos, e como instrumento de coleta de dados, as entrevistas semi-estruturadas e questionário. Os dados foram interpretados por meio da análise crítica do discurso. Isto significa perceber a partir da identificação sistematização e análise das ações e práticas pedagógicas dos egressos em seus cotidianos escolares, a forma de intervenção dos Núcleos no processo de qualificação docente e nas práticas educacionais. O estudo constatou uma sensibilização parcial dos profissionais de educação no sentido de orientar suas práticas tendo como referencial os conteúdos assimilados nos cursos, intrinsecamente relacionados à educação das relações étnico-raciais aos pressupostos da Lei 10639/2003. |
Abstract: | This study aims to study the actions developed in universities by the Laboratory of Afro-Brazilian Studies (Leafro / UFRRJ) and the Education Program of the Negro (Penesb / UFF), members of the National Consortium CONNEABS, from the production of knowledge about actions and pedagogical practices of some graduates of courses Postgraduate Sensu Lato, "Ethnic Diversity and Brazilian Education" and "Race, Ethnicity and Education in Brazil", developed respectively by the Penesb Leafro and, with the support of the Program Uniafro . The qualitative research was to target audience graduates of these courses, and as an instrument for data collection, semi-structured interviews and questionnaires. The data were interpreted by means of critical discourse analysis. This means realizing from the identification and systematic analysis of the actions and pedagogical practices in their everyday school graduates, the form of intervention Nuclei in the process of teaching qualifications and educational practices. The study demonstrated a partial awareness of professional education in order to guide their practices as referential content assimilated in courses closely related to the education of ethnic and racial relations to the assumptions of Law 10639/2003. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13068 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Ana Emília da Silva Pereira.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.