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dc.contributor.authorRibeiro, Diego das Neves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:37Z-
dc.date.issued2020-02-18
dc.identifier.citationRIBEIRO, Diego das Neves. O “poder” do rei T’challa e da jovem Kamala Khan: identidades e subjetividades das juventudes contemporâneas. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13095-
dc.description.abstractSuper-heróis permeiam o imaginário dos jovens contemporâneos. São capazes de atingir diversas mídias com suas histórias e princípios morais. O universo de super-heróis criados por grandes editoras, como a Marvel Comics, é rico em sua diversidade cultural. Ao apresentarem ao público heróis negros, mulçumanos, nativos americanos, chineses, japoneses etc., acabam colocando jovens alheios a tais realidades em contato com essas culturas. Quando notamos o poder de influência destas obras sobre os jovens, surge a possibilidade de analisar super-heróis como o Pantera Negra (T’Challa) e a Miss Marvel (Kamala Khan), um rei negro africano e uma jovem mulçumana em constante conflito com os princípios estadunidenses a respeito de suas etnias. Podemos então, buscar compreender como estes conhecimentos prévios, oriundos das histórias desses personagens, podem ser utilizados para enriquecer e aprimorar o processo de conscientização dos jovens sobre a diversidade cultural. Para tal, a compreensão do conceito de identidade e a percepção a respeito das formas com que estas histórias projetam determinadas formas de representação se mostram fundamentais, assim como o estudo sobre a construção das ideias de juventudes. Deste modo, o trabalho se propôs a analisar o contexto sócio histórico em que estes conceitos se desenvolveram, levando em consideração o que compõe este gênero de histórias, a indústria dos quadrinhos de super-heróis e seu potencial transmidiático capaz de alterar a capacidade de produção de subjetividade de personagens que surgiram nas páginas das histórias em quadrinhos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectjuventudespor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjecthistórias em quadrinhospor
dc.subjectcultura da convergênciapor
dc.subjectEthnic-racial relationeng
dc.subjectComicseng
dc.subjectidentityeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectConvergence cultureeng
dc.titleO “poder” do rei T’challa e da jovem Kamala Khan: identidades e subjetividades das juventudes contemporâneaspor
dc.title.alternativeThe “power” of king T’challa and the young Kamala Khan: identity and subjectivity of contemporary youtheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSuper-heroes permeate the imaginary of contemporary youth. They are capable of reaching various media with their stories and moral principles. The universe of super-heroes created by large publishers, like Marvel Comics, is rich in its cultural diversity. By presenting to the public Black heroes, Muslim, Native American, Chinese, Japanese, etc., they end up raising youth awareness about such realities in contact with these cultures. When we notice the influence power of these works over young people, comes the possibility of analyzing super-heroes like the Black Panther (T’Challa) and Miss Marvel (Kamala Khan), a black king and a young Muslim in constant conflict with the American principles concerning their ethnics. We can then seek to comprehend how those previous knowledges, born from the stories of these characters, can be used to enrich and hone the youth’s awareness process about cultural diversity. We can then seek to understand how this previous knowledge, derived from the stories of these characters, can be used to enrich and improve the process of raising young people's awareness of cultural diversity. To this end, the understanding of the concept of identity and the perception of the ways in which these stories project certain forms of representation are fundamental, as well as the study of the construction of youth ideas. In this way, the work aimed to analyze the socio-historical context in which these concepts developed, taking into account what makes up this genre of stories, the superhero comics industry and its transmedia potential capable of altering the production capacity of subjectivity of characters that appeared on the pages of comic books.eng
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.advisor1ID898.221.707-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252por
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.referee2Santos junior, Renato Nogueira dos
dc.contributor.referee3Almeida, Fábio Sampaio de
dc.contributor.referee4Santos, Sonia Beatriz dos
dc.creator.ID109.563.307-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8817740784718279por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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