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Tipo do documento: Dissertação
Título: O “poder” do rei T’challa e da jovem Kamala Khan: identidades e subjetividades das juventudes contemporâneas
Otros títulos: The “power” of king T’challa and the young Kamala Khan: identity and subjectivity of contemporary youth
Autor: Ribeiro, Diego das Neves
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Segundo membro da banca: Santos junior, Renato Nogueira dos
Terceiro membro da banca: Almeida, Fábio Sampaio de
Quarto membro da banca: Santos, Sonia Beatriz dos
Palabras clave: Relações étnico-raciais;juventudes;identidade;histórias em quadrinhos;cultura da convergência;Ethnic-racial relation;Comics;identity;Youth;Convergence culture
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-feb-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: RIBEIRO, Diego das Neves. O “poder” do rei T’challa e da jovem Kamala Khan: identidades e subjetividades das juventudes contemporâneas. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Resumen: Super-heróis permeiam o imaginário dos jovens contemporâneos. São capazes de atingir diversas mídias com suas histórias e princípios morais. O universo de super-heróis criados por grandes editoras, como a Marvel Comics, é rico em sua diversidade cultural. Ao apresentarem ao público heróis negros, mulçumanos, nativos americanos, chineses, japoneses etc., acabam colocando jovens alheios a tais realidades em contato com essas culturas. Quando notamos o poder de influência destas obras sobre os jovens, surge a possibilidade de analisar super-heróis como o Pantera Negra (T’Challa) e a Miss Marvel (Kamala Khan), um rei negro africano e uma jovem mulçumana em constante conflito com os princípios estadunidenses a respeito de suas etnias. Podemos então, buscar compreender como estes conhecimentos prévios, oriundos das histórias desses personagens, podem ser utilizados para enriquecer e aprimorar o processo de conscientização dos jovens sobre a diversidade cultural. Para tal, a compreensão do conceito de identidade e a percepção a respeito das formas com que estas histórias projetam determinadas formas de representação se mostram fundamentais, assim como o estudo sobre a construção das ideias de juventudes. Deste modo, o trabalho se propôs a analisar o contexto sócio histórico em que estes conceitos se desenvolveram, levando em consideração o que compõe este gênero de histórias, a indústria dos quadrinhos de super-heróis e seu potencial transmidiático capaz de alterar a capacidade de produção de subjetividade de personagens que surgiram nas páginas das histórias em quadrinhos.
Abstract: Super-heroes permeate the imaginary of contemporary youth. They are capable of reaching various media with their stories and moral principles. The universe of super-heroes created by large publishers, like Marvel Comics, is rich in its cultural diversity. By presenting to the public Black heroes, Muslim, Native American, Chinese, Japanese, etc., they end up raising youth awareness about such realities in contact with these cultures. When we notice the influence power of these works over young people, comes the possibility of analyzing super-heroes like the Black Panther (T’Challa) and Miss Marvel (Kamala Khan), a black king and a young Muslim in constant conflict with the American principles concerning their ethnics. We can then seek to comprehend how those previous knowledges, born from the stories of these characters, can be used to enrich and hone the youth’s awareness process about cultural diversity. We can then seek to understand how this previous knowledge, derived from the stories of these characters, can be used to enrich and improve the process of raising young people's awareness of cultural diversity. To this end, the understanding of the concept of identity and the perception of the ways in which these stories project certain forms of representation are fundamental, as well as the study of the construction of youth ideas. In this way, the work aimed to analyze the socio-historical context in which these concepts developed, taking into account what makes up this genre of stories, the superhero comics industry and its transmedia potential capable of altering the production capacity of subjectivity of characters that appeared on the pages of comic books.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13095
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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