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Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre esforços e resistências: reflexões sobre gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminense
Other Titles: Between efforts and resistances: reflections on gener and sexualities in a normal school in Baixada Fluminense
Authors: Pereira, Leonardo da Silva
Orientador(a): Silva Junior, Jonas Alves da
Primeiro membro da banca: Silva Junior, Jonas Alves da
Segundo membro da banca: Moura, Aline de Carvalho
Terceiro membro da banca: Baião, Jonê Carla
Keywords: Gênero;Sexualidades;Formação Docente;Docência;Gender;Sexualities;Teacher Education;Teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: PEREIRA, Leonardo da Silva. Entre esforços e resistências: reflexões sobre gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminense. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Abstract: O presente estudo tem o propósito de refletir sobre as questões de gênero e sexualidades numa escola de curso normal na Baixada Fluminense/RJ. Os temas propostos para este trabalho têm sido alvo de críticas e posicionamentos severos de grupos fundamentalistas e conservadores, mas é basilar que o espaço escolar desenvolva seu trabalho pautado na diversidade que emerge a vida em sociedade. Neste sentido, falar das diferenças num espaço de formação docente se faz necessário, uma vez que a docência produz vivências, conhecimentos, indagações e enriquece a rotina escolar. Logo, a formação inicial e continuada dos professores precisa dialogar com as questões que cada vez mais efervescem no chão da escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório-descritivo em educação. Foi realizada numa escola da Baixada Fluminense, região marcada por características socioculturais em comum como a falta de investimentos em serviços públicos na saúde, educação e segurança. Como metodologia de pesquisa, buscou-se ouvir, através de questionário, professores/as do curso normal. Ressalto que no período da pesquisa a escola campo foi visitada, por cerca de quatro meses, para observação, conversas com os diversos segmentos da unidade e participação nos eventos cotidianos realizados na rotina escolar. Nesta pesquisa, os estudos de gênero se estruturaram numa perspectiva pós-estruturalista. Os diálogos tecidos teoricamente seguiram os estudos de Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Michel Foucault e Paulo Freire. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam para uma urgência do debate de gênero e sexualidades no espaço escolar com vistas à valorização das diferenças entre os sujeitos. Assim, percebe-se que falar de gênero e sexualidades no contexto educativo são possibilidades de entendermos as desigualdades estruturadas em âmbitos diversos e que circulam em diferentes esferas sociais.
Abstract: This study aims to reflect on gender and sexuality issues in a Normal Course school in Baixada Fluminense / RJ. The themes proposed for this work have been subject to severe criticism and stances from fundamentalist and conservative groups, but it is essential that the school space develop its work based on the diversity that emerges from life in society. In this sense, talking about the differences in a space for teacher training is necessary, since teaching produces experiences, knowledge, questions and enriches the school routine. Therefore, the initial and continuing training of teachers needs to dialogue with the issues that are increasingly effervescing on the school floor. This is a qualitative research with an exploratory-descriptive approach in education. It was held at a school in the Baixada Fluminense, a region marked by common socio-cultural characteristics. As a research methodology, we sought to hear, through a questionnaire, teachers from the Normal Course. I emphasize that in the period of the research the school was visited several times for observation, conversations with the different segments of the school and participation in the daily events held in the school routine. In this research, gender studies were structured in a post-structuralist perspective. The dialogues theoretically followed the studies of Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Michel Foucault and Paulo Freire. The results obtained by the research point to an urgency in the debate of gender and sexualities in the school space with a view to valuing the differences between the subjects. Thus, it is clear that talking about gender and sexualities in the educational context are possibilities to understand inequalities structured in different areas and circulating in different social spheres.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13103
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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