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dc.contributor.authorSales, Andrea de Lima Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:14Z-
dc.date.issued2011-02-23
dc.identifier.citationSALES, Andrea de Lima Ribeiro. O teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVII. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13202-
dc.description.abstractTrata-se da memória e da identidade do instrumento pedagogico "teatro", utilizado pelos jesuítas nos séculos XVI e XVII, inserido no contexto da catequese e da educação escolar pata índios. Observaremos ainda as irnplicações deste instrumento na cultura, na oralidade e, entre tantos outros, no fortalecimento on possível apagamento da difusão da memória dos povos indígenas que de alguma fonna participaram desse processo. Pretendemos conduzir norru, indãgaçõei sobre o período colonial, com o objetivo de identificar e avaliar criticamente, o uso de alguns elementos históricos. Os resultados foram significativos para empreitada j esuítica e colon izadora estabelec ida em terras brasileiras.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatro Jesuítapor
dc.subjectInstrumento pedagogicopor
dc.subjectIndígenaspor
dc.subjectJesuit Theatereng
dc.subjectpedagogical instrumenteng
dc.subjectNativeseng
dc.titleO teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVIIpor
dc.title.alternativeThe jesuit theater as an educational tool in schools for Indians of the 16th and 17theng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt's about the memory and the identity of the pedagogical instrument "theater", used by the Jesuits during the 16th and 17th centuries, placed i the context of catechesis and school education for the natives. We'll observe much more of the implications to this instrument in culture, oral, and many other divisions, the strengthening and possible dissemination of memory erasure of native people rvho somehow participated in this process. We were expecting to conduct our inquiries about the colonial period, in order to identiff and critically evàluate-the use of historical elements. The results were significant for the Jesuit and colonizing venture established in Btazllian land.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Freire, José Ribamar Bessa
dc.contributor.referee2Lobo, Roberta Maria
dc.contributor.referee3Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee4Kauss, Vera
dc.creator.ID091.752.607-43por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516439186842089por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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