Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13202
Tipo do documento: Dissertação
Título: O teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVII
Título(s) alternativo(s): The jesuit theater as an educational tool in schools for Indians of the 16th and 17th
Autor(es): Sales, Andrea de Lima Ribeiro
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Primeiro membro da banca: Freire, José Ribamar Bessa
Segundo membro da banca: Lobo, Roberta Maria
Terceiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Quarto membro da banca: Kauss, Vera
Palavras-chave: Teatro Jesuíta;Instrumento pedagogico;Indígenas;Jesuit Theater;pedagogical instrument;Natives
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 23-Fev-2011
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SALES, Andrea de Lima Ribeiro. O teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVII. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Resumo: Trata-se da memória e da identidade do instrumento pedagogico "teatro", utilizado pelos jesuítas nos séculos XVI e XVII, inserido no contexto da catequese e da educação escolar pata índios. Observaremos ainda as irnplicações deste instrumento na cultura, na oralidade e, entre tantos outros, no fortalecimento on possível apagamento da difusão da memória dos povos indígenas que de alguma fonna participaram desse processo. Pretendemos conduzir norru, indãgaçõei sobre o período colonial, com o objetivo de identificar e avaliar criticamente, o uso de alguns elementos históricos. Os resultados foram significativos para empreitada j esuítica e colon izadora estabelec ida em terras brasileiras.
Abstract: It's about the memory and the identity of the pedagogical instrument "theater", used by the Jesuits during the 16th and 17th centuries, placed i the context of catechesis and school education for the natives. We'll observe much more of the implications to this instrument in culture, oral, and many other divisions, the strengthening and possible dissemination of memory erasure of native people rvho somehow participated in this process. We were expecting to conduct our inquiries about the colonial period, in order to identiff and critically evàluate-the use of historical elements. The results were significant for the Jesuit and colonizing venture established in Btazllian land.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13202
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Andrea de Lima Ribeiro Sales.pdf5.89 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.