Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13202
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVII |
Otros títulos: | The jesuit theater as an educational tool in schools for Indians of the 16th and 17th |
Autor: | Sales, Andrea de Lima Ribeiro |
Orientador(a): | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus |
Primeiro membro da banca: | Freire, José Ribamar Bessa |
Segundo membro da banca: | Lobo, Roberta Maria |
Terceiro membro da banca: | Cupolillo, Amparo Villa |
Quarto membro da banca: | Kauss, Vera |
Palabras clave: | Teatro Jesuíta;Instrumento pedagogico;Indígenas;Jesuit Theater;pedagogical instrument;Natives |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 23-feb-2011 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | SALES, Andrea de Lima Ribeiro. O teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVII. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. |
Resumen: | Trata-se da memória e da identidade do instrumento pedagogico "teatro", utilizado pelos jesuítas nos séculos XVI e XVII, inserido no contexto da catequese e da educação escolar pata índios. Observaremos ainda as irnplicações deste instrumento na cultura, na oralidade e, entre tantos outros, no fortalecimento on possível apagamento da difusão da memória dos povos indígenas que de alguma fonna participaram desse processo. Pretendemos conduzir norru, indãgaçõei sobre o período colonial, com o objetivo de identificar e avaliar criticamente, o uso de alguns elementos históricos. Os resultados foram significativos para empreitada j esuítica e colon izadora estabelec ida em terras brasileiras. |
Abstract: | It's about the memory and the identity of the pedagogical instrument "theater", used by the Jesuits during the 16th and 17th centuries, placed i the context of catechesis and school education for the natives. We'll observe much more of the implications to this instrument in culture, oral, and many other divisions, the strengthening and possible dissemination of memory erasure of native people rvho somehow participated in this process. We were expecting to conduct our inquiries about the colonial period, in order to identiff and critically evàluate-the use of historical elements. The results were significant for the Jesuit and colonizing venture established in Btazllian land. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13202 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011 - Andrea de Lima Ribeiro Sales.pdf | 5.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.