Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13241
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educadoras Negras: Construções Docentes de Raça e de Gênero |
Other Titles: | Black Educators: Constructions of Race and Gender. |
Authors: | Roberto, Joanna de Ângelis Lima |
Orientador(a): | Siss, Ahyas |
Primeiro membro da banca: | Pereira, José Valter |
Segundo membro da banca: | Andrade, Patricia Gomes Rufino |
Keywords: | Educadoras Negras;Educação Brasileira;Construções de identidades;Lei 10.639/2003;Educators Black;Brazilian Education;Constructions of Identities;Law 10,639 /2003 |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Mar-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Roberto, Joanna de Ângelis Lima. Educadoras negras: construções docentes de raça e de gênero. 2014. [105 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . |
Abstract: | Esta pesquisa surge do interesse da pesquisadora em verificar se os processos de construções identitárias de gênero, e de raça/etnia de Educadoras Negras, que atuam em cursos de formação de professores influenciam, ou não, em suas ações pedagógicas junto aos educandos em seus processos de formações identitárias. Para tal trouxemos como questões de estudo, as relações estabelecidas entre as trajetórias de vida dessas professoras negras e as suas práticas escolares pedagógicas, bem como quais as principais estratégias por elas utilizadas para superar os possíveis obstáculos por elas enfrentados nessas suas construções identitárias de gênero e de raça. Para a elaboração desta investigação foi aplicada a abordagem Qualitativa, Como técnica de coleta de dados, técnica entende-se os procedimentos operacionais que servem de mediação prática para a realização da pesquisa, emprega-se a entrevista semi-estruturadas. Foi empregada a Análise do Discurso (AD), nas respostas concedidas pelas entrevistadas, onde, aqui utilizaremos como base, Lupicinio Iñiguez (2005), nos possibilitará decodificar as linguagens verbais, escritas, gestuais e corporais das entrevistadas. Foram realizadas entrevistas com quatro (4) professoras do ensino médio, que atuam na formação de professores em Colégios Estaduais na Cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, sendo uma delas professora do ensino superior também em uma IES privada. A pesquisa se justifica por buscar produzir conhecimento que contribua para a formação qualificada na área da educação para as relações étnico-raciais (ERERs) nos níveis médio e superior de formação de professores, estabelecendo correlações entre diferentes práticas pedagógicas. |
Abstract: | This research appears in the interest of the researcher in check if the processes of identity constructions of gender and race/ethnicity of Educators Black, who act in training courses for teachers influence, or not, in their pedagogical actions along to the learners in their processes of identity formations. To this end we brought as issues of study, the relations established between the trajectories of life these teachers and their school practices pedagogical, as well as what the main strategies they used to overcome possible barriers they faced in this identity constructions of gender and race. For the preparation of this research has been applied to the qualitative approach, such as the technique of data collection, technical means the operational procedures that serve to mediation practice for conducting the research, employs a semi-structured interview. It was employed to Discourse Analysis (DA), in the responses provided by interviewers, where, here we will use as a base, Lupicinio Iniguez (2005), we will decode the languages verbal, written, gestural and body of the interviewers. Interviews were conducted with four (4) teachers from the middle school, which act on training teachers in State Schools in the City of Nova Iguacu, Rio de Janeiro, one of them being professor of higher education also in an (HEI) private. The research is justified by seeking in producing knowledge that contributes to the qualified training in the area of education for the ethnic-racial relations (ERERs) in medium and upper levels of teacher training, establishing correlations between different pedagogical practices. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13241 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Joanna de Ângelis Lima Roberto.pdf | 2014 - Joanna de Ângelis Lima Roberto | 795.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.