Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13791
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Por uma geografia escoteira: uma análise da interação da geografia e do movimento escoteiro no espaço geográfico |
Other Titles: | For a Scout geography: an analysis of the interaction of geography and scout movement in geographical space |
Authors: | Alvarenga, Rayane da Cruz de |
Orientador(a): | Santos, Clézio dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Clézio dos |
Segundo membro da banca: | Rocha, André Santos da |
Terceiro membro da banca: | Silva, Adriana Carvalho |
Quarto membro da banca: | Barrocas, Renata |
Keywords: | Ensino de geografia;educação não formal;escotismo;Geography Teaching;Informal Education;Scouting |
Área(s) do CNPq: | Geografia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 24-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citation: | ALVARENGA, Rayane da Cruz de. Por uma geografia escoteira: uma análise da interação da geografia e do movimento escoteiro no espaço geográfico. 2022. 56p Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto Multidisciplinar, Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2022. |
Abstract: | O Movimento Escoteiro traz em si a essência de formar cidadãos comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. Sua proposta educacional está em constante transformação da mesma forma em quem que o espaço e a ciência geográfica se modificam. Partindo das ideias desenvolvidas pelo Movimento Escoteiro, a presente pesquisa tem por objetivo principal entender a participação da geografia no Movimento Escoteiro e em como isso influencia na sua relação com o espaço geográfico. Como metodologia utiliza o estudo bibliográfico como instrumento para descrever a história do escotismo, desde sua idealização por Baden-Powell, em 1907, sua chegada ao Brasil, em 1910, e sua ação no espaço vivido e no ensino geografia, partindo das experiências do escotismo com os jogos e a prática mateira. Como marco inicial é realizado um histórico do Movimento Escoteiro e do ensino de geografia como uma ciência escolar, utilizando como base as propostas do ensino formal, do não formal no escoteiro, bem como, as propostas interdisciplinares que buscam aliar temas em comuns da disciplina escolar geografia. Com base na análise dos questionários com chefes escoteiros em busca de perceber a vivência geográfica em seus grupos escoteiros entendemos como é percebido o espaço geográfico durante as atividades mateiras. Trabalhamos também a prática da geografia em sala, com jogos escoteiros adaptados, e observamos como as atividades escoteiras podem ser introduzidas e praticadas no ambiente escolar. Foi possível observar que as concepções espaciais presentes nas especialidades escoteiras, por meio dos jogos lúdicos feitos em ambiente escolar, são capazes de levar o jovem a compreender o espaço em que vive. Pode ser percebido que o aprender-fazendo e o lúdico escoteiro são possibilidades de aprendizado na prática do ensino de geografia. |
Abstract: | The Scout Movement brings the essence of creating citizens committed to the society they are in. Their educational proposal is in constant transformation the same as the geographical science and space are modified. Based on the ideas developed by the movement, this research mainly aims to understand how geography is integrated in the scout movement and how it influences its relationship with the geographic space. The methodology utilized is a bibliographic study as a tool to describe the history of scouting, since its conception by Baden-Powell in 1907, its arrival in Brazil in 1910 and its activity in the lived space and geography teaching - from the experience of scouting with the games and wood scout practice. Initially, historic researches of the scout movement and the teaching of geography as a school science were made, using the proposals of formal school teaching, informal teaching of the scouts and also interdisciplinary propositions that aim to ally common themes of geography. Based on the analysis of the questionnaires made with scout chiefs in order to realize the geographic experience in their scout groups. With this, it is understood how the geographic space is comprehended during wood scout routines. Practice in geography in classrooms with adapted scout games were also made, and we observed how the scout activities can be introduced and practiced in a school environment. It was possible to notice that spacial conceptions present in scout specialties, through ludic games in a school environment, are capable of making the youth understand the space they live in. It can be perceived that the learning-by-doing and the ludic methods are viable possibilities of practical learning of geography teaching. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13791 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Rayane da Cruz de Alvarenga.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.