Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Rafael Pinto
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:39Z-
dc.date.issued2010-09-13
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rafael Pinto. A educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010.115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13818-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto o Colégio de Pedro Segundo, situado na Corte, no Rio de Janeiro entre 1838 e 1854. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a fundação do colégio como um colégio interno que tinha como base uma educação literária ao longo dos seus primeiros dezesseis anos de funcionamento. Assim, a forma de colégio interno adotada na fundação é fundamental para a compreensão mais precisa do tipo de educação que foi oferecido e que tinha uma ligação com a visão de mundo de uma elite política ligada a valores de uma sociedade aristocrática cujas noções de hierarquia social estavam presentes de forma marcante. Assim, a educação oferecida pelo colégio atraiu, sobretudo, elementos cujas famílias buscavam na educação uma maneira de elevação dos status social.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrasil Impériopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectColégio Pedro Segundopor
dc.subjectBrasil Impérioeng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectSchool Pedro Segundoeng
dc.titleA educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854)por
dc.title.alternativeLiterary education at Pedro's school Second (1838-1854)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation has as object the Pedro II College, situated in the Court, Rio de Janeiro, between 1838 and 1854. The study was developed with the objective to understand the foundation of the school as an internal college that had as base a literary education throughout its first sixteen years of functioning. Thus, the form of internal college adopted in the foundation is fundamental to understanding more precisely the type of education that was offered and had a connection with the worldview of a political elite linked to values of an aristocratic society whose notions of social hierarchy were strongly pronounced. Thus, the education offered by the college attracted mainly persons whose families were seeking in education the way to social status elevation.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Margareth de Almeida
dc.contributor.advisor1ID487.605.607-20por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773163431927243por
dc.contributor.referee1Schueler, Alessandra Frota Martinez de
dc.contributor.referee2Basile, Marcello Otávio Neri de Campos
dc.creator.ID084.306.427-73por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5236816398062081por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesNUDOM Livro de Ofícios Recebidos 1838-1839 Livro de Pedidos 1858 Primeiro da Matricula Geral dos Alunos deste Imperial Colégio de Pedro Segundo 1838-1854 Livro Primeiro Para Registro dos Títulos dos Empregados do Colégio de Pedro Segundo Livro Primeiro dos Exames e Prêmios do Colégio de Pedro Segundo Arquivo Nacional Série Educação- Ensino Secundário IE 4 26- 1838 ao IE4 32-1848 Ofícios diversos. Biblioteca Nacional Relatórios Ministeriais da Secretaria de Estado dos Negócios do Império de 1838 a 1854. Legislação Brasil. Coleção de Leis do Império. Regulamento n.8 de 31 de Janeiro de 1838 ABREU, Márcia(org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas, Mercado das Letras: Associação de Leitura no Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999. ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação. INEP. PUC São Paulo: EDUC: Brasília: DF INEP, 1989. ANDRADE, Vera Lúcia Cabana de Queiroz. O Colégio Pedro II: Um Lugar de Memória. UFRJ, Tese Doutorado, 1999. ALONSO, Angela. Idéias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. BASILE, Marcello Otávio N. De C. O Brasil em construção: projetos de Brasil e ação política na corte regencial. Rio de Janeiro. UFRJ. Tese. 2004. BASTOS, Maria Helena Câmara e STEPHANOU, Maria. Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. II- Século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005. LINHARES, Maria Yedda. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 112 BASTOS, Tavares. A província: estudo sobre a descentralização no Brasil. 2ª ed. SP/RJ/RE: Companhia Editora Nacional,1937. CARDOSO, Tereza Rolo Fachada Levy. As luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e práticas das Aulas Régias no Rio de Janeiro. 1759-1843. Bragança Paulista: Editora Universidade São Francisco, 2002. CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro de sombras: a política imperial. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003. ______. História intelectual no Brasil: a retórica como chave de leitura. In: Topoi, setembro, 2000. __________Introdução. In: VASCONCELLOS, Bernardo Pereira de. São Paulo: Editora 34, 1999. __________Entre a autoridade e a liberdade. In: Visconde do Uruguai. Organização, introdução e notas de José Murilo de Carvalho. São Paulo: Editora 34, 2002. __________Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2007. CASTANHA, André Paulo. O Ato Adicional e a Instrução Elementar no Império: descentralização ou centralização. Tese de Doutorado. UFSC, 2007. CHAVES, Miriam Wainfeld e LOPES, Sônia de Castro(orgs.). Instituições educacionais da cidade do Rio de Janeiro: um século de história(1850-1950). Rio de Janeiro, Muad X: Faberj, 2009. CUNHA, Marcus Vinícius da. A escola contra a família. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes, LOPES, Eliane Marta Teixeira e VEIGA, Cíntia Greive (orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira da. O Imperial Colégio de Pedro Segundo e o ensino secundário da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008. DORIA, Escragnolle. Memória Histórica Commemorativa do 1º Centenário do Collegio de Pedro II (2 de Dezembro de 1837 – 2 de Dezembro de 1937). Publicação Official sob os Auspícios do Ministério da Educação – RJ, s/d. ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Uma História dos Costumes. Tradução: Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. _____________A Sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de Corte. Tradução: Pedro Süssekind; prefácio, Roger Chartier. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. FARIA FILHO, Luciano Mendes. Instrução Elementar no Século XIX. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes, LOPES, Eliane Marta Teixeira e VEIGA, Cíntia Greive (orgs). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 135-150. FILHO, Luciano Mendes Faria. e VIDAL, Daiana Gonçalves. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n°45, pp. 37-70-2003. 113 FERREIRA, Antonio Gomes e VECCHIA, Ariclê. Um olhar sobre instituições de ensino secundário no século XIX: O Liceu de Coimbra e o Imperial Colégio de Pedro Segundo. In: Cadernos de História da Educação- n° 3- Jan./dez. 2004. FERREIRA, Gabriela Nunes. O Rio da Prata e a consolidação do Estado imperial. São Paulo, HUCITEC, 2006. GODOY, Marcelo Franco de. O discurso legal no império e o sistema educacional no Brasil. Dissertação de Mestrado. Piracicaba: UNIMEP, 2007. GOFFMAN, E. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Perspectiva S. A., 1961. GONDRA, José G. A sementeira do porvir: higiene e infância no século XIX. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.26, n.1, pp. 99-117, jan./jun. 2000. ____ GONDRA, José Gonçalves; SHUELER, Alessandra. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008. GONÇALVES, Margareth de Almeida. Civilização e Artifício: as viajantes e o Brasil Oitocentista. Fragmentos de Cultura. Goiânia: v.13, n.especial, 2003. GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico e o Projeto de uma História Nacional. In: Estudos Históricos N.1. Rio de Janeiro: 1988. HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O Ensino Secundário no Brasil Império. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2008. HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismos desde 1780: programa, mito e realidade. Tradução: Maria Célia Paoli, Ana Maria Quirino. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. __________HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3a ed., 2002. JASMIN, Marcelo Gantus. História dos conceitos e teoria política e social: referências preliminares. In: RBCS, vol. 20, nº 57, fevereiro, 2005. ___________ JASMIN, Marcelo Gantus e JÚNIOR, João Feres. História dos conceitos: dois momentos de um encontro intelectual. História dos conceitos: debates e perspectivas. Orgs. Marcelo Gantus Jasmim e João Feres Júnior. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio: Edições Loyola: IUPERJ, 2006. KANTOROWICZ, Ernest H. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia política medieval. KODAMA, Kaori. Uma missão para letrados e naturalistas: “Como se deve escrever a história do Brasil”. In: Mattos, Ilmar Rohloff de.História do Ensino da História do Brasil. Rio de Janeiro, 1998. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução: Vilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira; revisão César Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. _____________História dos conceitos: problemas teóricos e práticos. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p.134-146. LIMA, Ivana Stolze. Língua nacional, histórias de um velho surrão. In Ivana Stolze Lima; Laura do Carmo (Org.). História Social da Língua Nacional. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008. 114 LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. Tradução: Luiza Damasco Penna. 3ª ed. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1967. MACEDO, Joaquim Manoel de. Um passeio pela Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/ Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2 v., 1991 MACHADO, Humberto Fernandes; NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. O Império do Brasil. Rio de Janeiro 1999. MAGALDI, Ana; ALAVES, Cláudia; GONDRA, José G. Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista: EDUSP, 2003. MANGOLI, Demétrio. O corpo da pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil (1808-1912). São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista: Moderna, 1997. MARTIUS, Karl Friedrich Phillip Von. Como se deve escrever a História do Brasil. In: Revista trimensal de História e Geografia, ou Jornal do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, nº24. Rio de Janeiro, 1845. MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo Saquarema: a formação do Estado imperial. São Paulo: HUCITEC, 1987. MAYER, Arno. A força da tradição: A persistência do Antigo Regime (1848-1914). São Paulo: Companhia das Letras, 1990. MOACYR, Primitivo. A Instrução e o Império. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1941. 3 vol. MOREL, Marco. As transformações dos espaços públicos: Imprensa, Atores políticos e sociabilidades na Cidade imperial (1820-1840). São Paulo: HUCITEC, 2005. MURASSE, Celina Midori. A educação no processo de organização e consolidação do império do Brasil: o pensamento de Bernardo pereira de Vasconcellos (1795-1850) e de Zacarias de Góes e Vasconcellos (1815-1877). NEVES, Leonardo dos Santos. Organização do ensino secundário em Minas Gerais no século XIX. Dissertação de Mestrado. UFMG, 2006. PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2003. PONTES, Vinícius Liorde. A Reforma Couto Ferraz e o estabelecimento de uma direção para a instrução primária e secundária no Império do Brasil. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2009. RAZZINI, Marcia de Paula Gregório. O espelho da Nação e o ensino de Português e de Literatura(1838-1871). Tese.Unicamp, 2000. RICUPERO, Bernardo. O romantismo e a idéia de nação no Brasil (1830-1870). São Paulo: Martins Fontes, 2004. RINALDI DE MATTOS, Selma. Lições de Macedo: Uma pedagogia do súdito-cidadão no Império do Brasil. In: Mattos, Ilmar Rohloff de.História do Ensino da História do Brasil. Rio de Janeiro, 1998. RINGER, Fritz. O declínio dos mandarins alemães: a comunidade acadêmica alemã, 1890-1933. Tradução de Dinah de Abreu. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. 115 ________Fields of Knowledge: French academic cultura in comparative perspecive, 1890-1920. New York, Cambridge University Press, 1992. ROCHA, Justiniano José da. Exposição sobre o estado das aulas publicas de instrução secundaria, e dos colegios e escola da Capital do Imperio. Tipografia Nacional, 1851. Disponível em : < http://www.crl.edu/content/pindex.htm> ____________Ação, Reação e Transação: duas palavras acerca da atualidade política do Brasil. In: MAGALHÃS JÚNIOR, Raimundo (org.). Três panfletários do Segundo Reinado. São Paulo: Nacional, 1956. SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, Um Monarca dos Trópicos. 2ª ed. 1ª reimpressão, São Paulo, Companhia das Letras, 1999. SERRANO, Sol. La ciudadanía examinada: el control estatal de la educacion em Chile(1810- 1870). In: ANNINO, Antonio, GUERRA, François-Xavier. Inventando la Nación. Iberoamérica. SigloXIX. México, FCE, 2003. SILVA, Antonio de Moraes. Diccionário da Língua Portugueza. Tomo I. 5º ed. Lisboa: Tipografia de Antonio Jose da Rocha, 1844. SOUZA, Carlos Eduardo Dias. O ensino secundário e a formação do Estado-nação no Império Brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História). Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007. SOUZA, Roberto Acízelo de. O Império da Eloqüência: Retórica e Poética no Brasil Oitocentista. Rio de Janeiro: EdUERJ: EdUFF, 1999. URUGUAI, Visconde do. Ensaio sobre o direito administrativo. In: Visconde do Uruguai. Organização, introdução e notas de José Murilo de Carvalho. São Paulo: Editora 34, 2002. WEHLING, Arno. Fundamentos e virtualidades da epistemologia da história: algumas questões. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p.147-169. VASCONCELLOS, Zacarias de Góes e. Da natureza e limites do Poder Moderador. Brasília: Senado Federal/Editora Universidade de Brasília, 1978. VAZ, Francisco A. Lourenço. Catecismo no discurso da Ilustração portuguesa do século XVIII. In: Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, Vol. X, Lisboa,1998. VEIGA, Cíntia Greive. A escolarização como projeto de civilização. In: Revista Brasileira de Educação, Set-Dez, n. 021. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo, 2000. pp. 90-103. VILLELA, Heloisa de Oliveira Santos. Do artesanato à profissão: representações sobre a institucionalização docente no século XIX. In: Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. II- Século XIX. Petrópolis, 2005.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62233/2010%20-%20Rafael%20Pinto%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3956
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-30T15:10:05Z No. of bitstreams: 1 2010 - Rafael Pinto Rodrigues.pdf: 1119298 bytes, checksum: fad26b5b924ee850e2bedf1170f5ceab (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-30T15:10:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Rafael Pinto Rodrigues.pdf: 1119298 bytes, checksum: fad26b5b924ee850e2bedf1170f5ceab (MD5) Previous issue date: 2010-09-13eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Rafael Pinto Rodrigues.pdf2010 - Rafael Pinto Rodrigues1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.