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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13818
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854) |
Otros títulos: | Literary education at Pedro's school Second (1838-1854) |
Autor: | Rodrigues, Rafael Pinto |
Orientador(a): | Gonçalves, Margareth de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Schueler, Alessandra Frota Martinez de |
Segundo membro da banca: | Basile, Marcello Otávio Neri de Campos |
Palabras clave: | Brasil Império;História da Educação;Colégio Pedro Segundo;Brasil Império;History of Education;School Pedro Segundo |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 13-sep-2010 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citación: | RODRIGUES, Rafael Pinto. A educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010.115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Resumen: | Esta dissertação tem como objeto o Colégio de Pedro Segundo, situado na Corte, no Rio de Janeiro entre 1838 e 1854. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a fundação do colégio como um colégio interno que tinha como base uma educação literária ao longo dos seus primeiros dezesseis anos de funcionamento. Assim, a forma de colégio interno adotada na fundação é fundamental para a compreensão mais precisa do tipo de educação que foi oferecido e que tinha uma ligação com a visão de mundo de uma elite política ligada a valores de uma sociedade aristocrática cujas noções de hierarquia social estavam presentes de forma marcante. Assim, a educação oferecida pelo colégio atraiu, sobretudo, elementos cujas famílias buscavam na educação uma maneira de elevação dos status social. |
Abstract: | This dissertation has as object the Pedro II College, situated in the Court, Rio de Janeiro, between 1838 and 1854. The study was developed with the objective to understand the foundation of the school as an internal college that had as base a literary education throughout its first sixteen years of functioning. Thus, the form of internal college adopted in the foundation is fundamental to understanding more precisely the type of education that was offered and had a connection with the worldview of a political elite linked to values of an aristocratic society whose notions of social hierarchy were strongly pronounced. Thus, the education offered by the college attracted mainly persons whose families were seeking in education the way to social status elevation. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13818 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em História |
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