Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13818
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854)
Título(s) alternativo(s): Literary education at Pedro's school Second (1838-1854)
Autor(es): Rodrigues, Rafael Pinto
Orientador(a): Gonçalves, Margareth de Almeida
Primeiro membro da banca: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Segundo membro da banca: Basile, Marcello Otávio Neri de Campos
Palavras-chave: Brasil Império;História da Educação;Colégio Pedro Segundo;Brasil Império;History of Education;School Pedro Segundo
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 13-Set-2010
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: RODRIGUES, Rafael Pinto. A educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010.115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto o Colégio de Pedro Segundo, situado na Corte, no Rio de Janeiro entre 1838 e 1854. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a fundação do colégio como um colégio interno que tinha como base uma educação literária ao longo dos seus primeiros dezesseis anos de funcionamento. Assim, a forma de colégio interno adotada na fundação é fundamental para a compreensão mais precisa do tipo de educação que foi oferecido e que tinha uma ligação com a visão de mundo de uma elite política ligada a valores de uma sociedade aristocrática cujas noções de hierarquia social estavam presentes de forma marcante. Assim, a educação oferecida pelo colégio atraiu, sobretudo, elementos cujas famílias buscavam na educação uma maneira de elevação dos status social.
Abstract: This dissertation has as object the Pedro II College, situated in the Court, Rio de Janeiro, between 1838 and 1854. The study was developed with the objective to understand the foundation of the school as an internal college that had as base a literary education throughout its first sixteen years of functioning. Thus, the form of internal college adopted in the foundation is fundamental to understanding more precisely the type of education that was offered and had a connection with the worldview of a political elite linked to values of an aristocratic society whose notions of social hierarchy were strongly pronounced. Thus, the education offered by the college attracted mainly persons whose families were seeking in education the way to social status elevation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13818
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010 - Rafael Pinto Rodrigues.pdf2010 - Rafael Pinto Rodrigues1.09 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.