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Tipo do documento: Dissertação
Title: Além da letra da lei: conversões obrigatórias ao Islã, (In)tolerância religiosa e dilemas judaicos na Igueret HaShmad de Maimônides. século XII
Other Titles: Beyond the written law. mandatory conversions to Islam, religious (in)tolerance, and jewish dilemmas in the Igueret HaShmad of Maimonides. 12th century
Authors: Souza, Tatiane Santos de
Orientador(a): Oliveira, Yllan de Mattos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Yllan de Mattos
Segundo membro da banca: Silveira, Aline Dias da
Terceiro membro da banca: Vereza, Renata Rodrigues
Keywords: Intolerância;Conversões obrigatórias;Maimônides;Relações judaico-muçulmanas;Identidade e memória;Intolerance;Mandatory Conversions;Maimonides;Jewish-Muslim Relations;Identity and Memory
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SOUZA, Tatiane Santos de. Além da letra da lei: conversões obrigatórias ao Islã, (In)tolerância religiosa e dilemas judaicos na Igueret HaShmad de Maimônides. século XII. 2019. 144 f. Dissertação(Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho dissertativo foi analisar e apresentar como a discursividade de Maimônides a favor da submissão e dissimulação às conversões obrigatórias ao Islã pelas comunidades judaicas - impostas pelos almôadas - podem ser percebidas como estratégia de sobrevivência destas comunidades assistidas pelo rabino. Diante do dilema da conversão ao Islã, analisamos como Maimônides propõe uma vivência religiosa para além do regramento teológico exclusivamente punitivo, ampliando as noções sobre o judaísmo rabínico medieval. E a partir disto, como foi possível existir novas formas de percepção de pertencimento à comunidade judaica mediante elementos como identidade, memória e performance, que formariam o que conceituamos como senso de judeidade. Para tal, compreendendo e historicizando noções de (in)tolerância, através de práticas institucionais, é que nos propusemos a analisar em qual conjuntura histórica emerge a epístola: Igueret HaShmad (1160 - 1165) e seus desdobramentos através de uma análise discursiva, pois diante da conversão obrigatória instaurava-se um dilema religioso, individual e social na forma de concepção de existência destas comunidades judaicas
Abstract: The purpose of this dissertation was to analyze and present how Maimonides' discursiveness in favor of submission and dissimulation to compulsory conversions to Islam by the Jewish communities - imposed by the Almohad - can be perceived as a strategy for the survival of these rabbi - assisted communities. Given the dilemma of conversion to Islam, we analyze how Maimonides proposes a religious experience beyond the exclusively punitive theological rule, broadening the notions of medieval rabbinic Judaism. And from this, how it was possible to exist new forms of perception of belonging to the Jewish community through elements such as identity, memory and performance, which would form what we conceptualize as a sense of judeidade. For this, understanding and historicizing notions of (in) tolerance, through institutional practices, we propose to analyze in which historical context the epistle emerges: Igueret HaShmad (1160 - 1165) and its unfolding through a discursive analysis, because when coerced into a new religion - the Islam - jews experience an individual and social dilemma in the form of their conception of existence.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13894
Appears in Collections:Mestrado em História

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