Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14000
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Leonam Quitéria Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:53:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:53:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-10 | |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Leonam Quitéria Gomes. A ilha em Revolução: uma análise da construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1961-1968). 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História e Relações Internacionais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14000 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo central analisar a construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1968), de Tomás Gutiérrez Alea. A partir dessa perspectiva, estabelecemos como as transformações da Revolução Cubana, principalmente no meio cultural, apontaram qual seria o papel do intelectual e de uma arte revolucionária. Os embates entre o governo cubano e os intelectuais, realçados pelos momentos políticos e históricos da ilha, evidenciaram a crise de identidade e o autoexílio personificados na figura da personagem central. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Intelectuais | por |
dc.subject | identidade | por |
dc.subject | cinema cubano | por |
dc.subject | exílio | por |
dc.subject | Intellectuals | eng |
dc.subject | identity | eng |
dc.subject | Cuban cinema | eng |
dc.subject | exil | eng |
dc.title | A ilha em Revolução: uma análise da construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1961-1968) | por |
dc.title.alternative | An island in revolution: an analysis of the intellectual's construction in Memories of Underdevelopment (1961-1968) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work has as main objective to analyze a construction of the intellectual in Memórias do Subdesenvolvimento (1968), by Tomás Gutiérrez Alea. From this perspective, we established how the transformations of the Cuban Revolution, especially in the cultural environment, pointed out what would be the role of the intellectual and of a revolutionary art. The confront between the Cuban government and the intellectuals, highlighted by the political and historical moments of the island, shows the identity crisis and self-exile personified in the figure of the central character. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Luis Edmundo de Souza | |
dc.contributor.advisor1ID | 950.262.667-20 | por |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Luis Edmundo de Souza | |
dc.contributor.referee2 | Núnez, Fabián Rodrigo Magioli | |
dc.contributor.referee3 | Villaça, Mariana Martins | |
dc.creator.ID | 141.116.177-78 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5644029446450296 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.relation.references | AGGIO, Alberto; PINHEIROS, Marcos Sorrilha. Os intelectuais e as representações da identidade latino-americana. Dimensões, Espírito Santo, vol. 29, pp. 22-49, 2012. ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do Espectador: seis ensaios do mais laureado cineasta cubano. São Paulo: Summus, 1984. ANKERSMIT, F. R. A virada linguística, teoria literária e teoria da história. In: A escrita dahistória: a natureza da representação histórica. Tradução de Jonathan Menezes et al.Londrina: EDUEL, 2012. AVELLAR, José Carlos. A Ponte Clandestina: Birri, Glauber, Solanas, Getino, Garcia Espinosa, Sanjinés e Alea – Teorias de cinema na América Latina. São Paulo: Editora 34, 1995. BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. De Martí a Fidel. A revolução cubana e a América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1980. BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 1977. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989. CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2014. CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. CHANAN, Michel. Cuban Cinema. Minessota: University of Minnesota Press, 2004. CHRISTOFOLETTI, Patricia Ferreira Moreno. América em Transe: cinema e revolução na América Latina (1965-1972). 2011. 233 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. COSTA, Adriane Vidal. Intelectuais, política e literatura na América Latina: o debate sobre revolução e socialismo em Cortázar, García Márquez e Vargas Llosa (1958-2005). 2009. 413 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2009. COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. O papel dos intelectuais na América Latina. Caligrama, Belo Horizonte, n. 9, pp. 29-56, 2004. DESNOES, Edmundo. Memórias do Subdesenvolvimento. Tradução de Elen Doppenschmitt. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2008. DÍAZ, Marta; RIO, Joel Del. Los cien caminos del cine cubano. Habana: Ediciones ICAIC, 2010. DÖPPENSCHMITT, Elen. Políticas da voz em Memórias do Subdesenvolvimento. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2012. FARIAS, Déborah Barros Leal.Contextualizando a invasão à Baia dos Porcos. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, n. 51, 105-122, 2008. FORTE, Graziela Naclério. Arte e Poder: O Realismo Socialista. NOVOS TEMAS , v. 9, p. 57-66, 2013. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 7ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. GETINO, Octavio; VELLEGGIA, Susana. El cine de „lashistoias de larevolucion‟ – Aproximación a las teorias y prácticasdel cine de „intervención política‟ em América Latina (1967-1977). Buenos Aires: Altamira, 2002. GONZÁLEZ, Leticia Bobadilla. El cine de La Revolución Cubana: una polémica en torno a los primeros proyectos del ICAIC, 1959-1964. Revista Brasileira do Caribe, São Luís - MA, Brasil, v. 17, n. 32, pp. 209-226, 2016. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A, 2006. IBARRA, Mirtha (org). Tomás Gutiérrez-Alea: Volver sobre mis passos. Madrid: Ediciones Autor, 2007. MANSILLA, H.C.F. Intelectuales y política en América Latina. Breve aproximación a una ambivalência fundamental. Revista de Estudos Políticos (Nueva Época), n.121, jul/set, 2003. MESA, Sergio Chaple. A literatura cubana na época da Revolução. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 72, pp. 131-144, 2011. MELLO, Cecília Antakly de. Free Cinema: O Elogio do Homem Comum. Significação - Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, n. 29, pp. 60-79, 2008. METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980, p. 21. MISKULIN, Silvia Cezar. Cultura e política na Revolução Cubana: a importância de Lunes de Revolución. In: Anais Eletrônicos do III Encontro da ANPHLAC, São Paulo, 1998. MISKULIN, Silvia Cezar. A política cultural no início da Revolução Cubana: o caso do suplemento cultural Lunes de Revolución. Outubro Revista, n. 6, p. 77-90, 2001/2002. MISKULIN, Silvia Cezar. Os intelectuais cubanos e a política cultural da Revolução (1961-1975). São Paulo: Alameda, 2009. MONTEIRO, Leonam Quitéria Gomes. Memórias do Subdesenvolvimento: o cinema como um instrumento de análise do projeto nacional da identidade cubana (1960-1970). 2015. 46 f. Monografia (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica. 2015. NOGUEIRA, Marco Aurélio. Os intelectuais, a política e a vida. In: Combates e utopias. Os intelectuais num mundo em crise. MORAES, Denis de.(Org.). Rio de Janeiro: Record, 2004. NÚÑEZ, Fabián Rodrigo Magioli. O QUE É NUEVO CINE LATINOAMERICANO? O Cinema Moderno na América Latina segundo as revistas cinematográficas especializadas latino-americanas. 2009. 656 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009. OROZ, Silvia. Tomás Gutiérrez Alea - Os filmes que não filmei. Rio de Janeiro: Editora Anima, 1985. OVIEDO, José Miguel. Un personaje de Camus en La Habana. Inti - Revista de Literatura hispânica, Indiana (EUA), n.3, artigo 11, 1976. SADDI, Rafael. A Revolução Cubana e o perfil ideológico do movimento 26 de julho. Revista Brasileira do Caribe, Maranhão, v. 18, n. 35, pp. 121-134, jul./dez. 2017. SAID, Edward W. Representaciones del intelectual. Barcelo: Paidós, 1996. SOARES, Eliane. O Processo político da Revolução Nacional-Democrática e o Socialismo na América Latina: um estudo comparativo sobre os programas da Revolução Cubana de 1959 e da Revolução Bolivariana da Venezuela. 2008. 364 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas – CEPPAC, Universidade de Brasília, Brasília. SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: Por uma história política. RÉMOND, René. (Org.). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. SKINNER, Quentin. Significado e interpretação na História das Ideias. Tradução de Marcus Vinícius Barbosa. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 358 ‐ 399. jan./abr. 2017. TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Rio de Janeiro: Record, 1999. UEMORI, Celso Noboru. A identidade do intelectual e o estatuto da obra e o seu contexto. Lutas Sociais, São Paulo, v. 15/16, pp. 123-135, 2006. VILLAÇA, Mariana Martins. Cinema Cubano: revolução e política cultural. São Paulo: Alameda, 2010, p. 24. WHITE, Hayden. El contexto del texto: metodo e ideologia en la historia intelectual. In: El contenido de la forma: narrativa, discurso y representación histórica. Barcelona: Paidós, 1992 [1982], pp. 195-219. | por |
dc.subject.cnpq | História | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/70702/2020%20-%20Leonam%20Quit%c3%a9ria%20Gomes%20Monteiro.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5980 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-09T17:54:41Z No. of bitstreams: 1 2020 - Leonam Quitéria Gomes Monteiro.pdf: 2562988 bytes, checksum: ace750a2ca61c2a1dab2947d80fc6308 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-09T17:54:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Leonam Quitéria Gomes Monteiro.pdf: 2562988 bytes, checksum: ace750a2ca61c2a1dab2947d80fc6308 (MD5) Previous issue date: 2020-06-10 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Leonam Quitéria Gomes Monteiro.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.