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Tipo do documento: Dissertação
Título: A ilha em Revolução: uma análise da construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1961-1968)
Título(s) alternativo(s): An island in revolution: an analysis of the intellectual's construction in Memories of Underdevelopment (1961-1968)
Autor(es): Monteiro, Leonam Quitéria Gomes
Orientador(a): Moraes, Luis Edmundo de Souza
Primeiro membro da banca: Moraes, Luis Edmundo de Souza
Segundo membro da banca: Núnez, Fabián Rodrigo Magioli
Terceiro membro da banca: Villaça, Mariana Martins
Palavras-chave: Intelectuais;identidade;cinema cubano;exílio;Intellectuals;identity;Cuban cinema;exil
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 10-Jun-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: MONTEIRO, Leonam Quitéria Gomes. A ilha em Revolução: uma análise da construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1961-1968). 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História e Relações Internacionais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo central analisar a construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1968), de Tomás Gutiérrez Alea. A partir dessa perspectiva, estabelecemos como as transformações da Revolução Cubana, principalmente no meio cultural, apontaram qual seria o papel do intelectual e de uma arte revolucionária. Os embates entre o governo cubano e os intelectuais, realçados pelos momentos políticos e históricos da ilha, evidenciaram a crise de identidade e o autoexílio personificados na figura da personagem central.
Abstract: This work has as main objective to analyze a construction of the intellectual in Memórias do Subdesenvolvimento (1968), by Tomás Gutiérrez Alea. From this perspective, we established how the transformations of the Cuban Revolution, especially in the cultural environment, pointed out what would be the role of the intellectual and of a revolutionary art. The confront between the Cuban government and the intellectuals, highlighted by the political and historical moments of the island, shows the identity crisis and self-exile personified in the figure of the central character.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14000
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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