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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14000
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A ilha em Revolução: uma análise da construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1961-1968) |
Otros títulos: | An island in revolution: an analysis of the intellectual's construction in Memories of Underdevelopment (1961-1968) |
Autor: | Monteiro, Leonam Quitéria Gomes |
Orientador(a): | Moraes, Luis Edmundo de Souza |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Luis Edmundo de Souza |
Segundo membro da banca: | Núnez, Fabián Rodrigo Magioli |
Terceiro membro da banca: | Villaça, Mariana Martins |
Palabras clave: | Intelectuais;identidade;cinema cubano;exílio;Intellectuals;identity;Cuban cinema;exil |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 10-jun-2020 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citación: | MONTEIRO, Leonam Quitéria Gomes. A ilha em Revolução: uma análise da construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1961-1968). 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História e Relações Internacionais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Resumen: | Esse trabalho tem como objetivo central analisar a construção do intelectual em Memórias do Subdesenvolvimento (1968), de Tomás Gutiérrez Alea. A partir dessa perspectiva, estabelecemos como as transformações da Revolução Cubana, principalmente no meio cultural, apontaram qual seria o papel do intelectual e de uma arte revolucionária. Os embates entre o governo cubano e os intelectuais, realçados pelos momentos políticos e históricos da ilha, evidenciaram a crise de identidade e o autoexílio personificados na figura da personagem central. |
Abstract: | This work has as main objective to analyze a construction of the intellectual in Memórias do Subdesenvolvimento (1968), by Tomás Gutiérrez Alea. From this perspective, we established how the transformations of the Cuban Revolution, especially in the cultural environment, pointed out what would be the role of the intellectual and of a revolutionary art. The confront between the Cuban government and the intellectuals, highlighted by the political and historical moments of the island, shows the identity crisis and self-exile personified in the figure of the central character. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14000 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em História |
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