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dc.contributor.authorNepomuceno, Jefferson Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:21Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:21Z-
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367-
dc.description.abstractEsta dissertação debate a possibilidade de entendimento da matriz xilográfica como elemento depoente de saberes do autor. Objetiva discutir como a matriz é potencialmente descritiva do sujeito e se constitui como patrimônio cultural. Para isso, a partir de abordagem metodológica qualitativa, verificamos a pertinência da pesquisa a respeito da matriz como patrimônio imaterial. Abordamos a cultura material como relativa e confirmadora deste presumido, observando, neste objeto material, marcas dos saberes que o criaram. A dissertação, também, faz ponderações a respeito da prática da gravura em madeira, sua história, definições, contexto e construção, seja esta material ou sintática, considerando o papel da matriz na construção do sujeito e da malha cultural. Esse entendimento qualifica a reflexão acerca da matriz xilográfica como elemento que guarda em si, fisicamente, e como linguagem, traços capazes de projetarem o conhecimento nela contido, e de configurá-la como bem imaterial.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBem simbólicopor
dc.subjectXilogravura.por
dc.subjectMatriz xilográficapor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectSymbolic welleng
dc.subjectWoodcuteng
dc.subjectWoodcut matrixeng
dc.subjectCultural Heritageeng
dc.titleMatriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberespor
dc.title.alternativeWoodcut matrix: symbolic good of knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation discusses the possibility of understanding the woodcut matrix as a deponent element of the author's knowledge. It aims to discuss how the matrix is potentially descriptive of the subject and constitutes itself as cultural heritage. For this, using a qualitative methodological approach, we verified the relevance of the research regarding the matrix as immaterial heritage. We approach material culture as relative and confirming this presumed, observing in this material object the marks of the knowledge that created it. The dissertation also considers the practice of wood engraving, its history, definitions, context, and construction, be it material or syntactic, considering the role of the matrix in the construction of the subject and of the cultural fabric. This understanding qualifies the reflection about the woodcut matrix as an element that keeps, in itself, physically and as language, traits capable of projecting the knowledge contained therein, and of configuring it as an immaterial good.eng
dc.contributor.advisor1Cerdera, Fábio Pereira
dc.contributor.advisor1ID029.387.937-07por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0423533589985477por
dc.contributor.referee1Cerdera, Fabio Pereira
dc.contributor.referee2Angelo, Elis Regina Barbosa
dc.contributor.referee3Viana, Uhelinton Fonseca
dc.contributor.referee4Santos, Amandio Miguel dos
dc.creator.ID079.797.187-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1144004473836395por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadepor
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dc.subject.cnpqArtespor
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