Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes |
Other Titles: | Woodcut matrix: symbolic good of knowledge |
Authors: | Nepomuceno, Jefferson Pereira |
Orientador(a): | Cerdera, Fábio Pereira |
Primeiro membro da banca: | Cerdera, Fabio Pereira |
Segundo membro da banca: | Angelo, Elis Regina Barbosa |
Terceiro membro da banca: | Viana, Uhelinton Fonseca |
Quarto membro da banca: | Santos, Amandio Miguel dos |
Keywords: | Bem simbólico;Xilogravura.;Matriz xilográfica;Patrimônio Cultural;Symbolic well;Woodcut;Woodcut matrix;Cultural Heritage |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citation: | NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021. |
Abstract: | Esta dissertação debate a possibilidade de entendimento da matriz xilográfica como elemento depoente de saberes do autor. Objetiva discutir como a matriz é potencialmente descritiva do sujeito e se constitui como patrimônio cultural. Para isso, a partir de abordagem metodológica qualitativa, verificamos a pertinência da pesquisa a respeito da matriz como patrimônio imaterial. Abordamos a cultura material como relativa e confirmadora deste presumido, observando, neste objeto material, marcas dos saberes que o criaram. A dissertação, também, faz ponderações a respeito da prática da gravura em madeira, sua história, definições, contexto e construção, seja esta material ou sintática, considerando o papel da matriz na construção do sujeito e da malha cultural. Esse entendimento qualifica a reflexão acerca da matriz xilográfica como elemento que guarda em si, fisicamente, e como linguagem, traços capazes de projetarem o conhecimento nela contido, e de configurá-la como bem imaterial. |
Abstract: | This dissertation discusses the possibility of understanding the woodcut matrix as a deponent element of the author's knowledge. It aims to discuss how the matrix is potentially descriptive of the subject and constitutes itself as cultural heritage. For this, using a qualitative methodological approach, we verified the relevance of the research regarding the matrix as immaterial heritage. We approach material culture as relative and confirming this presumed, observing in this material object the marks of the knowledge that created it. The dissertation also considers the practice of wood engraving, its history, definitions, context, and construction, be it material or syntactic, considering the role of the matrix in the construction of the subject and of the cultural fabric. This understanding qualifies the reflection about the woodcut matrix as an element that keeps, in itself, physically and as language, traits capable of projecting the knowledge contained therein, and of configuring it as an immaterial good. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367 |
Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Jefferson Pereira Nepomuceno.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.