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Tipo do documento: Dissertação
Título: Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
Otros títulos: Woodcut matrix: symbolic good of knowledge
Autor: Nepomuceno, Jefferson Pereira
Orientador(a): Cerdera, Fábio Pereira
Primeiro membro da banca: Cerdera, Fabio Pereira
Segundo membro da banca: Angelo, Elis Regina Barbosa
Terceiro membro da banca: Viana, Uhelinton Fonseca
Quarto membro da banca: Santos, Amandio Miguel dos
Palabras clave: Bem simbólico;Xilogravura.;Matriz xilográfica;Patrimônio Cultural;Symbolic well;Woodcut;Woodcut matrix;Cultural Heritage
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
Fecha de publicación: 26-feb-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citación: NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.
Resumen: Esta dissertação debate a possibilidade de entendimento da matriz xilográfica como elemento depoente de saberes do autor. Objetiva discutir como a matriz é potencialmente descritiva do sujeito e se constitui como patrimônio cultural. Para isso, a partir de abordagem metodológica qualitativa, verificamos a pertinência da pesquisa a respeito da matriz como patrimônio imaterial. Abordamos a cultura material como relativa e confirmadora deste presumido, observando, neste objeto material, marcas dos saberes que o criaram. A dissertação, também, faz ponderações a respeito da prática da gravura em madeira, sua história, definições, contexto e construção, seja esta material ou sintática, considerando o papel da matriz na construção do sujeito e da malha cultural. Esse entendimento qualifica a reflexão acerca da matriz xilográfica como elemento que guarda em si, fisicamente, e como linguagem, traços capazes de projetarem o conhecimento nela contido, e de configurá-la como bem imaterial.
Abstract: This dissertation discusses the possibility of understanding the woodcut matrix as a deponent element of the author's knowledge. It aims to discuss how the matrix is potentially descriptive of the subject and constitutes itself as cultural heritage. For this, using a qualitative methodological approach, we verified the relevance of the research regarding the matrix as immaterial heritage. We approach material culture as relative and confirming this presumed, observing in this material object the marks of the knowledge that created it. The dissertation also considers the practice of wood engraving, its history, definitions, context, and construction, be it material or syntactic, considering the role of the matrix in the construction of the subject and of the cultural fabric. This understanding qualifies the reflection about the woodcut matrix as an element that keeps, in itself, physically and as language, traits capable of projecting the knowledge contained therein, and of configuring it as an immaterial good.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367
Aparece en las colecciones:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

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