Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14390
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | As representações do psicólogo na socioeducação: o saber ingênuo de adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas no DEGASE |
Other Titles: | The representations of the psychologist in the socioeducation: the naive knowledge of adolescents in temporary admission and in compliance with socio-educational measures in DEGASE |
Authors: | Taylor, Leticia Montes Penha |
Orientador(a): | Naiff, Luciene Alves Miguez |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Elizabeth Serra |
Segundo membro da banca: | Melo, Rosane Braga de |
Keywords: | representações sociais .;psicólogo;medidas socioeducativas;adolescentes;social representations.;psychologist;social and educational measures;teenagers |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Jun-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | Taylor, Leticia Montes Penha. As representações do psicólogo na socioeducação: o saber ingênuo de adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas no DEGASE. 2015. [95 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Abstract: | Alicerçado na Teoria das Representações Sociais, o presente estudo teve como objetivo primordial a identificação das representações que os adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade têm do Psicólogo que atua no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE). Com este intento, o estudo apresenta o resultado obtido através de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, pela análise dos resultados obtidos através de associação livre a partir de uma palavra indutora e pela análise do conteúdo do discurso dos adolescentes. Neste sentido, o estudo também é reflete sobre o papel do psicólogo no trabalho socioeducativo a partir dos embasamentos teóricos e dos saberes dos adolescentes acerca das ações deste profissional. A pesquisa contou com a participação de 102 adolescentes em atendimento no sistema socioeducativo e os resultados obtidos revelam que a Representação Social do Psicólogo é a de um profissional que ajuda, atende, conversa, que alivia suas angústias durante o período de permanência no DEGASE e que também é reconhecido por seu nome pelos adolescentes |
Abstract: | Based on the Social Representation Theory, this study had as its primary objective to identifiy the representations that teenagers in temporary internment and complying with socio-educational measures of internment and teenagers in semi-liberty, have of the Psychologist who works in the General Department of Socio-Educational Action of the State of Rio de Janeiro (DEGASE). To that end, this work presents the results obtained through a quantitative and qualitative research, by the analysis of results obtained through free association from a word inducer, and by discourse analysis. In this sense, the present study also reflects on the role of the psychologist working on socio-education from the adolescents’ theoretical foundations and knowledge about the work of this professional. The research involved the participation of 102 adolescents in the socio-educational system and the results reveal that the Social Representation of the Psychologist is of a professional who helps, answers, talks, who relieves the adolescents’ distress during the period of stay in DEGASE and who the adolescents recognize by name |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14390 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Leticia Montes Penha Taylor.pdf | 2015 - Leticia Montes Penha Taylor. | 2.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.