Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14463
Tipo do documento: Dissertação
Title: Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio
Other Titles: Social representations of racial quotas in higher education: the social thinking of high school students
Authors: Rocha, Daniele Mota da
Orientador(a): Naiff, Denis Giovani Monteiro
Primeiro membro da banca: Naiff, Denis Giovani Monteiro
Segundo membro da banca: Rodrigues, Rosane Pinto
Terceiro membro da banca: Naiff, Luciene Alves Miguez
Keywords: Representações sociais;Ações Afirmativas;Cotas raciais;Ensino Médio;Social representations;Affirmative actions;Racial quotas;High school
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 30-Jan-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ROCHA, Daniele Mota da. Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Abstract: As ações afirmativas são políticas públicas que visam garantir a igualdade de direitos entre cidadãos. A principal ação afirmativa utilizada no Brasil é o sistema de cotas, com a finalidade de diminuir desigualdades existentes entre pessoas de diferentes raças, uma vez que, os negros tiveram seus direitos - de melhores condições de vida, trabalho e estudo- historicamente negados. Sempre que são apresentadas, as discussões sobre o sistema de cotas dividem opiniões, por diversos fatores. E, por isto, virou imperativo de pesquisa em psicologia social. Para tal pesquisa, foi utilizada a teoria das Representações Sociais proposta pelo romeno naturalizado francês Serge Moscovici que definiu as representações sociais como o estudo científico do senso comum. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais sobre as cotas para negros no ingresso das universidades, a partir do pensamento social de estudantes de ensino médio, e comparar os resultados entre as redes pública e privada. Foram utilizados questionários com tarefas de evocação livre que foram analisados através do software iramuteq (análise prototípica e similitude) e questões abertas que foram submetidos a análise de conteúdo. Para a maior parte dos participantes, independente da rede de ensino e raça/etnia, as cotas raciais são importantes para a inserção de negros nas universidades.
Abstract: As affirmative actions are public policies that aim to guarantee copyright among citizens. The main affirmative action used in Brazil is the quota system, with a reduction in inequalities between people of different races, since blacks have historically been denied their rights - better living, working and study conditions. Whenever they are used, such as discussions about the dividend quota system, for several factors. It became an imperative of research in social psychology. For such research, a theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici was used, which he defined as social representations as the scientific study of common sense. The main objective of this research was to investigate and how social representations about quotas for blacks when entering universities, from the social thought of high school students, and to compare the results between public and private networks. Questionnaires with free recall tasks were used, which were analyzed using the iramuteq software (prototypical analysis and similarity) and how open questions were analyzed by content. For most respondents, regardless of education and race / ethnicity, racial quotas are important for the inclusion of blacks in universities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14463
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Daniele Mota Da Rocha.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.