Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCouto, Daiane Bocard do
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:51Z-
dc.date.issued2019-01-09
dc.identifier.citationCOUTO, Daiane Bocard do. Avaliação da orientação profissional grupal em adolescentes do último ano do ensino médio, com foco na maturidade e na indecisão vocacional. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14513-
dc.description.abstractEsse estudo longitudinal, de caráter experimental e delineamento correlacional objetivou avaliar a influência de um processo de orientação profissional - OP em grupo sobre a maturidade vocacional e na indecisão para escolha profissional de estudantes. Para tal, buscou-se: observar se há correlação entre os dois construtos (maturidade e indecisão) e variáveis sócio-demográficas (sexo, tipo de escola, experiência profissional, psicoterapia); realizar a comparação entre o grupo experimental e controle; comparar os resultados mensurados nos diferentes momentos da investigação. A amostra foi composta por 78 estudantes do terceiro ano do ensino médio de três escolas distintas do Município de Seropédica – RJ, que foram divididos em grupo controle e grupo experimental. O grupo experimental frequentou durante oito semanas encontros de intervenção de OP. Todos os alunos responderam a um questionário sócio-demográfico, a Escala de Maturidade para Escolha profissional – EMEP e a Escala de Indecisão Vocacional – EIV, antes e depois do período da intervenção. Os resultados identificados na retestagem mostraram que o grupo experimental aumentou seu nível de maturidade e reduziu seu nível de indecisão, quando comparados ao grupo controle, no mesmo espaço de tempo, indicando que a participação nos encontros de OP auxiliaram o processo de orientação profissional no final do ensino médio. Sendo assim corroborada a hipótese levantada no início da pesquisa.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectorientação profissionalpor
dc.subjectGrupos; EMEP; EIVpor
dc.subjectintervençãopor
dc.subjectprofessional orientationeng
dc.subjectGroup; EMEP; EIVeng
dc.subjectinterventioneng
dc.titleAvaliação da orientação profissional grupal em adolescentes do último ano do ensino médio, com foco na maturidade e na indecisão vocacionalpor
dc.title.alternativeEvaluation of group professional guidance in high school seniors, focusing on maturity and vocational indecisioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis longitudinal study, with an experimental character and a correlational design, aimed to evaluate the influence of a professional orientation process in group on vocational maturity and in the indecision for professional choice of students. In order to do this, it was sought to observe whether there is a correlation between those two constructs (maturity and indecision) and socio-demographic variables (gender, type of school, professional experience, psychotherapy); to carry out the comparison between the experimental and control groups; to compare the results measured in different times of the investigation. The sample consisted of 78 students from the third year of high school from three different schools in the city of Seropédica - RJ, which were divided into control and experimental groups. The experimental group attended professional orientation intervention meetings for eight weeks. All students had answered a socio-demographic questionnaire, the Professional Choice Maturity Scale - EMEP and the Vocational Indecision Scale - EIV, before and after the intervention period. The results ofretest showed that the experimental group had increased their level of maturity and had reduced their level of indecision, when compared to the control group, in the same time period, indicating that the participation in the meetings of professional orientation helped the process of professional orientation in the end from highschool. Thus, the hypothesis raised at the beginning of the research was corroborated.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.advisor1ID081.130.477-94por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822122440477341por
dc.contributor.advisor-co1Vicente, Carla Cristine
dc.contributor.referee1Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.referee2Vicente, Carla Cristine
dc.contributor.referee3Campos, Katia Nahum
dc.contributor.referee4Rocinholi, Luciene de Fátima
dc.creator.ID140.788.967-23por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0075787984025147por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAlmeida, M. E. G. G. & Pinho, L. V. (2008). Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, 20(2), 173-184. Andrade, J. M., Meira, G. R. J. M. & Vasconcelos, Z. B. (2002). O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicologia: Ciência e Profissão, 22(3), 46-53. Azevedo, A. C., Santos, S. E. B. (2000). O grupo e o psicodrama na orientação profissional. Trabalho apresentado na I Jornada Norte- Nordeste de Orientação Profissional/ABOP, Recife. Balbinotti, M. A. A., & Tétreau, B. (2006). Níveis de maturidade vocacional de alunos de 14 a 18 anos do Rio Grande do Sul. Psicologia em Estudo, 11(3), 551-560. Balbinotti, M. A. A.,Wiethaeuper, D. & Barbosa, M. L. L. (2004). Níveis de cristalização de preferências profissionais em alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1)15-28. Balbonotti, M. A. A. (2003). A noção transcultural de maturidade vocacional na Teoria de Donald Super. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(3), 461-473. Bardagi, M. P. & Albanes, P. (2015). Avaliação de Intervenções Vocacionais no Brasil: Uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 16(2)123-135. Bardagi, M. P. (2002). Os estilos parentais e sua relação com a indecisão profissional, ansiedade e depressão dos filhos adolescentes. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, RS, Brasil. Belsky, J. (2010) Desenvolvimento Humano: Experienciando o ciclo da vida. Porto Alegre: Artmed. Bertelli, S. B. (2007). O Jogo das Profissões. São Paulo: Vetor Editora. Bezerra, M. E. S. & Bezerra, E. N. (2012). Aspectos humanistas, existenciais e fenomenológicos presentes na abordagem centrada na pessoa. Revista do NUFEN, 4(2), 21-36. 49 Bock, S. D. (2001). Orientação Profissional: avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem sócio histórica. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Bohoslavsky, R. (1977). Orientação vocacional: a estratégia clínica. SãoPaulo: Martins Fontes. Breakwell, G. M., Hammond, S., Fife-Schaw, C., Smith, J. A & Haase, V. G. (2010). Métodos de pesquisa em Psicologia. 3ª ed.Porto Alegre: Artmed. Bueno, C. C. O. (2009). Grupo de Orientação Profissional para jovens: uma proposta fenomenológica. Dissertação de mestrado em Psicologia. Pontífice Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Calheiros, I. M. Q., Araújo, J. S. & Silveira, M. A. de M. (2000). Repercussões das inovações técnico científicas e sociais na escolha profissional. Trabalho apresentado na I Jornada Norte Nordeste de Orientação Profissional/ABOP, Recife. Carneiro, C. de A. & Silva, A. L. P. (1999). Realidade e abstração: o adolescente e o R.P.G. Anais da VII semana de pesquisa da UFSC, 258. Florianópolis, SC: editora da UFSC. Cippola, N. S., Domeniconi, C. & Schmidt, A. (2017). Flexibilização de avaliações acerca de profissões após um programa em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 18(2), 167-180. Colombo, G., & Prati, L. E. (2014). Escolha Profissional, Habilidades Sociais e Mercado de Trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(2), 201-212. Corlatti, C. T. (2009). Maturidade para escolha e experiência profissional na adolescência. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Ehlich, I. F. (2002). Contribuições do “Projeto de Ser” em Sartre para a psicologia de Orientação Profissional. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Ehlich, I. F., Castro, F. & Soares, D. H. P. (2000). Orientação Profissional: liberdade e determinantes da escolha profissional. Revista de Ciências Humanas, 28(2) 61-79. Erthal, T. C. S. (2012). Trilogia da existência: teoria e prática da Psicoterapia Vivencial. Curitiba: Appris. Esbrogeo, M. C. (2008). Avaliação da orientação profissional em grupo: O papel da informação no desenvolvimento da maturidade para a escolha da carreira. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 50 Faria, L. C., Taveira, M. C. & Saavedra, L. M. (2008). Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 9(2), 17-30. Faria, L., & Taveira, M. C. (2006). Avaliação da exploração e da indecisão de jovens no contexto da consulta psicológica vocacional: Um estudo de eficácia da intervenção. Anais da Conferência Avaliação psicológica: Formas e contextos, 9. Braga, Portugal: Psiquilibrios. Frota, A., Ribeiro, H. & Seregatte, A. (2016). Profissão futuro. São Paulo: Matrix. Heidegger, M. (2005). Ser e tempo. Petrópolis: Vozes/Universidade São Francisco. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. [online]. Brasília: Inep. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 23 de novembro de 2018. Japur, M. (1988). Estudo sobre as qualidades psicométricas do Formulário de Aconselhamento (B-1) da Escala de Atitudes do Career Maturity Inventory (CMI) de J.O. Crites. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, USP, São Paulo. Junqueira, M. L. & Melo-Silva, L. L.. (2014). Maturidade para a escolha de carreira: estudo com adolescentes de um serviço-escola. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(2), 187-199. Junqueira, M. L. (2010). Maturidade para a escolha da carreira em adolescentes de um serviço de orientação profissional. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Lassance, M. C. P., Bardagi, M. P., & Teixeira, M. A. P. (2009). Avaliação de uma intervenção cognitivo-evolutiva em orientação profissional com um grupo de adolescentes brasileiros. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(1), 23-32. Lewandowski, M. F. (2014). Processo da escolha profissional de Adolescentes: Trabalho da psicologia. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, RS, Brasil. Lobato, C. R. P. S. & Koller, S. H. (2003). Maturidade vocacional e gênero: adaptação e uso do inventário brasileiro de desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1-2), 57-69. Magnan, V. C. & Feijoo, A. M. L. C. (2013). Análise da escolha profissional. Rio de Janeiro: Edições IFEN. 51 Melo-Silva, L. L., Oliveira, J. C., & Coelho, R. S. (2002). Avaliação da Orientação Profissional no desenvolvimento da maturidade na escolha da profissão. Psic, 3, 44-53. Militão, A. & Militão, R. (2000). Jogos, dinâmicas e vivências grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora. Mota, A. I. B. (2010). Exploração, Dificuldades de Tomada de Decisão e Indecisão Vocacional no Ensino Básico. Dissertação de Mestrado. Braga: Universidade do Minho. Moura, C. B., Sampaio, A. C. P., Gemelli, K. R., Rodrigues, L. D., & Menezes, M. V. (2005). Avaliação de um programa comportamental de orientação profissional para adolescentes. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6(1), 24-40. Müller, M. (1988). Orientação Vocacional: Contribuições clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artes Médicas. Neiva, K. M. (1998). Escala de maturidade para a escolha profissional (EMEP): estudo de validade e fidedignidade. Revista UNIb, 6: 43-61. Neiva, K. M. (1999). Manual: escala de maturidade para a escolha profissional (EMEP) . São Paulo: Vetor Editora. Neiva, K. M. (2002). Escala de maturidade para a escolha profissional. Em Levenfus & Soares (Orgs.). Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre, RS: Artmed Neiva, K. M. C. (2003). A maturidade para a escolha profissional: Uma comparação entre alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1-2), 97-103. Neiva, K. M. C. (2007). Processos de escolhas e orientação profissional. São Paulo: Vetor Editora. Neiva, K. M. C. (2015). Critérios para escolhas profissionais. São Paulo: Vetor. Neiva, K. M. C., Silva, M. B., Miranda, V. R., & Estevez, C. (2005). Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Orientacão Profissional, 6(1), 1-14. Noce, M. A. (2008). O BBT-BR e a maturidade para a escolha profissional: Evidências empíricas de validade. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 52 Nogueira, R. S. F. R. (2004). Avaliação da informação profissional no processo de orientação profissional via internet. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Oliveira, C. M. R. & Neiva, K. M. (2013). Orientação Vocacional/Profissional: Avaliação de um projeto piloto para estudantes da educação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(1), 133-143. Papalia, D. E., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2006). Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed. Patton, W. & McMahon, M. (2006). Constructivism: what does it mean for career counselling? Em McMahon, M. & Patton, W. Career counselling, constructivist approaches. London: Routledge. Pimenta, S. G. (1981). Orientação vocacional e decisão: estudo crítico da situação do Brasil. 2 ed., São Paulo: Ed. Loyola. Ribeiro, M. A. (2003). Demandas em orientação profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1-2), 141-151. Santos, P. J. & Coimbra, J. L. (1994). Desenvolvimento Psicológico e Indecisão Vocacional. Cadernos de consulta psicológica,10(11), 21-34. Santos, P. J. (2013). Indecisividade: Definição, investigação e intervenção vocacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(2), 203-213. Sarriera, J. C., Silva, M. A., Kabbas, C. P., & Lopes, V. B. (2001). Formação da identidade ocupacional em adolescentes. Estudos de Psicologia, 6(1), 27-32. Sartre, J. P. (2005). A Náusea. 12ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Serrão, M. & Baleeiro, M. C. (1999). Aprendendo a Ser e a Conviver. Salvador, BA: FTD Silva, A.L.P. & Soares, D.H.P. (2001). A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica. Psicol. Estud., 6(2), 115-21. Silva, J.T. (2004). A eficácia da intervenção vocacional em análise: implicações para a prática psicológica. Em Taveira, M.C. (Org.). Desenvolvimento vocacional ao longo da vida. Fundamentos, princípios e orientações. Coimbra: Editorial Almedina 53 Silva, L. L. M., & Jacquemin, A. (2001). Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando processos e resultados. São Paulo: Vetor Editora. Silva, L. L. M., Oliveira, J. C. de, & Coelho, R. S. (2002). Avaliação da Orientação Profissional no desenvolvimento da maturidade na escolha da profissão. Psic revista da Vetor Editora, 3(2), 44-53. Soares-Lucchiari, D. H. P. S. (1997). Uma abordagem genealógica a partir do genoprofissiograma e do teste dos três personagens. In: Levenfus, R. S. Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas. Spaccaquerche, M. E. & Fortim, I. (2009). Orientação profissional: passo a passo. São Paulo: Paulus. Sparta, M. (2003). A exploração e a indecisão vocacionais em adolescentes no contexto educacional brasileiro. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Super, D. E. (1955). Dimensions and measurement of vocational maturity. Teachers College Record, 57(3), 151-163. Super, D. E., & Junior, M. J. B. (1980). Psicologia ocupacional. Tradução de Nascimento, E. & Santos, J. F. São Paulo: Atlas. Taveira, M. C. (1997). Exploração e desenvolvimento vocacional de jovens: Estudo sobre as relações entre a exploração, a identidade e a indecisão vocacional. Tese de Doutorado. Universidade do Minho, Braga, Portugal. Teixeira, M. A. P., & Magalhães, M. O. (2001). Escala de indecisão vocacional: Construção de um instrumento para pesquisa com estudantes do ensino médio. Aletheia, 13: 21-26. Vasconcelos, Z. B., Antunes, R. F. & Silva, O. C. (1998). Orientação Vocacional: Relato de uma experiência na clínica de psicologia da UFPb. Revista de Extensão UFPb, 6: 20-27. Yalom, I. D. & Leszcz, M. (2006). Psicoterapia de Grupo: teoria e prática. Porto alegre: Artmed.por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66949/2019%20-%20Daiane%20Bocard%20do%20Couto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5077
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-27T13:34:45Z No. of bitstreams: 1 2019 - Daiane Bocard do Couto.pdf: 1288484 bytes, checksum: a4c13e0ed40f7503c1c435b9c06e1aed (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T13:34:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Daiane Bocard do Couto.pdf: 1288484 bytes, checksum: a4c13e0ed40f7503c1c435b9c06e1aed (MD5) Previous issue date: 2019-01-09eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Daiane Bocard do Couto.pdf2019 - Daiane Bocard do Couto1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.