Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14513
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da orientação profissional grupal em adolescentes do último ano do ensino médio, com foco na maturidade e na indecisão vocacional
Título(s) alternativo(s): Evaluation of group professional guidance in high school seniors, focusing on maturity and vocational indecision
Autor(es): Couto, Daiane Bocard do
Orientador(a): Souza, Wanderson Fernandes de
Primeiro coorientador: Vicente, Carla Cristine
Primeiro membro da banca: Souza, Wanderson Fernandes de
Segundo membro da banca: Vicente, Carla Cristine
Terceiro membro da banca: Campos, Katia Nahum
Quarto membro da banca: Rocinholi, Luciene de Fátima
Palavras-chave: orientação profissional;Grupos; EMEP; EIV;intervenção;professional orientation;Group; EMEP; EIV;intervention
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 9-Jan-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: COUTO, Daiane Bocard do. Avaliação da orientação profissional grupal em adolescentes do último ano do ensino médio, com foco na maturidade e na indecisão vocacional. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Resumo: Esse estudo longitudinal, de caráter experimental e delineamento correlacional objetivou avaliar a influência de um processo de orientação profissional - OP em grupo sobre a maturidade vocacional e na indecisão para escolha profissional de estudantes. Para tal, buscou-se: observar se há correlação entre os dois construtos (maturidade e indecisão) e variáveis sócio-demográficas (sexo, tipo de escola, experiência profissional, psicoterapia); realizar a comparação entre o grupo experimental e controle; comparar os resultados mensurados nos diferentes momentos da investigação. A amostra foi composta por 78 estudantes do terceiro ano do ensino médio de três escolas distintas do Município de Seropédica – RJ, que foram divididos em grupo controle e grupo experimental. O grupo experimental frequentou durante oito semanas encontros de intervenção de OP. Todos os alunos responderam a um questionário sócio-demográfico, a Escala de Maturidade para Escolha profissional – EMEP e a Escala de Indecisão Vocacional – EIV, antes e depois do período da intervenção. Os resultados identificados na retestagem mostraram que o grupo experimental aumentou seu nível de maturidade e reduziu seu nível de indecisão, quando comparados ao grupo controle, no mesmo espaço de tempo, indicando que a participação nos encontros de OP auxiliaram o processo de orientação profissional no final do ensino médio. Sendo assim corroborada a hipótese levantada no início da pesquisa.
Abstract: This longitudinal study, with an experimental character and a correlational design, aimed to evaluate the influence of a professional orientation process in group on vocational maturity and in the indecision for professional choice of students. In order to do this, it was sought to observe whether there is a correlation between those two constructs (maturity and indecision) and socio-demographic variables (gender, type of school, professional experience, psychotherapy); to carry out the comparison between the experimental and control groups; to compare the results measured in different times of the investigation. The sample consisted of 78 students from the third year of high school from three different schools in the city of Seropédica - RJ, which were divided into control and experimental groups. The experimental group attended professional orientation intervention meetings for eight weeks. All students had answered a socio-demographic questionnaire, the Professional Choice Maturity Scale - EMEP and the Vocational Indecision Scale - EIV, before and after the intervention period. The results ofretest showed that the experimental group had increased their level of maturity and had reduced their level of indecision, when compared to the control group, in the same time period, indicating that the participation in the meetings of professional orientation helped the process of professional orientation in the end from highschool. Thus, the hypothesis raised at the beginning of the research was corroborated.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14513
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019 - Daiane Bocard do Couto.pdf2019 - Daiane Bocard do Couto1.26 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.