Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Rute Ribeiro Meireles
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:52Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:52Z-
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.citationROCHA, Rute Ribeiro Meireles. Sensibilização para existência e dos números Irracionais. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14949-
dc.description.abstractA abordagem didática das características e peculiaridades dos conjuntos dos números irracionais nem sempre apresenta estrutura necessária para a abordagem dos conceitos de forma concreta. Uma revisão bibliográfica mostra que as pesquisas sobre o tema ainda são escassas. A presente pesquisa pretende dar sua contribuição e está pautada na elaboração, implementação e análise de tarefas sobre a aprendizagem de números irracionais. Seu foco está voltado na formação de futuros professores, graduandos de um curso noturno da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública da Baixada Fluminense e tem como meta contribuir com sua prática pedagógica e estimulá-los a perceber a relevância do estudo do tema. A metodologia de pesquisa aplicada foi a DBR (Design Based Research) partindo do levantamento através de questionários e aplicação de atividades em formato interativo sobre o conceito de conjunto dos números irracionais, suas respectivas estruturas e aplicações. A coleta de dados foi realizada por meio do diário de campo do pesquisador, do questionário, de folhas de atividades e áudio gravado dos trabalhos em grupo. A análise está orientada na construção do conceito de números irracionais e considerou a percepção de que estes números necessitam de vivência sobre medição, aproximações e diferentes representações. A pesquisa teve dois grandes momentos: o primeiro, em que se buscou compreender o perfil dos graduandos e a elaboração do material para uso em sala de aula e o segundo, a análise da proposta ao término da implementação de cada tarefa e ao final do processo. O estudo aponta a falta de familiaridade dos graduandos em usar materiais manipuláveis e com a ideia de incomensurabilidade. Como contribuição destaca-se a necessidade de verificação sobre a adequabilidade das tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental II, de novas abordagens teóricas e de desenvolvimento de outras situações problemas envolvendo os números irracionais. Como resultado foi observado que as tarefas constituem um roteiro bastante consistente para a aprendizagem do tema e como produto educacional foi gerado uma proposta de curso de extensão para professores.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectconstrução numéricapor
dc.subjectaprendizagem colaborativa e cooperativapor
dc.subjectinvestigação e exploração.por
dc.subjectnumerical constructioneng
dc.subjectcollaborative and cooperative learningeng
dc.subjectresearch and exploitationeng
dc.titleSensibilização para existência e dos números Irracionaispor
dc.title.alternativeAwareness of existence and Irrational numberseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe didactic approach of Irrational number Features and peculiarities not always presents enough structure to understand these concepts in a concrete way. A bibliography review shows a few researches about this subject. The present research intend to give this contribution and it is based in task’s elaboration, implementation and analysis about learning irrational numbers. The point is turned to teacher education, night school Math major in college bachelors at Baixada Fluminense public university, and has the goal contribute with his pedagogical practice and encourage to figure out the relevance of this study. The research methodology was DBR (Design Based Research) from survey through questionnaires and applied activities, in iterative forms about irrational numbers set concepts, structures and applications. Data collection was done through researcher field diary, questionnaires, activities sheets, and team work audio tapes.The analyses is guide by irrational numbers concepts building and found that perception of these numbers need living about measure, approximations and different representation. Te research was two big moment: the first to understand the bachelors professional profile and create the material used in classes and the second one the analysis at the end of each implemented task and at the process end. The study shows bachelors familiarity lack when used manipulative materials and with immeasurabble idea. As a contribution emphasise the need to check about adequacy to middle school students of tasks, news theoretical approaches and the development of new irrational numbers problem situations. As a result was observed that tasks are a strong path to learn the subject, irrational numbers and as an educational product was born a graduate course proposal for teachers about the subject.eng
dc.contributor.advisor1Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.advisor1ID775.586.007-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898por
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee2Frant, Janete Bolite
dc.creator.ID114.110.447-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988014476577792por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesALMEIDA, José Joelson Pimentel de. Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aulas de matemática. Campina Grande: Eduepb, 2016. 392 p. AQUINO, João Paulo Gondim de. FRAÇÕES: uma abordagem pedagógica. 2013. 58 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática, Ufersa, Mossoró, 2013. Disponívelem<http://bit.profmatsbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/699/2011_00469_JOAO_PAULO_GONDIM_DE_AQUINO.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 out. 2016. ASSIS, Adriana; FRADE, Cristina; GODINO, Juan D.. Influência dos Padrões de Interação Didática no Desenvolvimento da Aprendizagem Matemática: análise de uma atividade exploratório-investigativa sobre sequências. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p.733-758, dez. 2013. BANCHI, H.; BELL, R. The many levels of inquiry. Science and Children, Virginia, v. BAROLLI, E. Reflexões sobre o trabalho dos estudantes no laboratório didático. BOYER, Carl B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgar Bluncher, 1996. 496 p. BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated cognition and the culture of learning. CANAVARRO, Ana Paula. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafi os. Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Évora, v. 2, n. 13, p.11-18, dez. 2011. CASTRO, Monica Rabello de; FRANT, Janete Bolite. Modelo da Estratégia Argumentativa. Curitiba: Ufpr, 2011. 176 p. D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 23. ed. Campinas: Papirus Editora, 1932. 110 p. DIAS, Raimundo Helion Lima; NASCIMENTO, Dalila de Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. A aprendizagem cooperativa no processo de ensino-aprendizagem: pespectivas do grupo de estudo do curso de licenciatura em geografia da ufc. In: xvi encontro nacional de geógrafos, 16., 2010, Porto Alegre. A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PESPECTIVAS DO GRUPO DE ESTUDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFC.. Porto Alegre: Agb, 2010. v. 1, p. 21 - 28. DUSCHL, R.; GITOMER, D. Epistemological perspectives on conceptual change: education. Science & Education. Vol. 1: 273-299, 1992. EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. 2ª edição, Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 4. ed. Campinas: Unicamp, 2004. 843 p. FERES, Solange Aparecida de Camargo; NACARATO, Adair Mendes. O Pensamento Matemático Revelado no Discurso. In: EMBRAPEM, 1., 2008, São Paulo. Anais... . São Paulo: Unesp, 2008. v. 1, p. 1 - 15. Disponível em: <http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/146-1-A- 113 gt11_feres_ta.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2016. FREITAS, L., & Freitas, C. (2002). Aprendizagem cooperativa. Lisboa: Edições ASA. FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Revista Brasileira de Educação, Uberlândia, v. 13, n. 37, p.138-189, abr. 2008. Anual. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/12.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2017. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994. GIL-PÉREZ, D. Contribución de la historia y de la filosofia de las ciencias al GUZZO, Sandro Marcos. O número "pi". Revista Eletrônica de Matemática, Jataí, v. 1, n. 2, p.1-16, 2010. Disponível em: <http://matematicajatai.com/rematFiles/2-2010/pi.pdf>. Acesso em: 12 out. 2016. HADJI, C. A avaliação regras do jogo: das intenções aos instrumentos. 4. ed. Portugal: Porto Editora, 1994. IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar conjuntos e funções. 8. ed. São Paulo: Atual, 2005. 374 p. implications for educational practice. Journal Of Research In Science Teaching, 28 KINDEL, Dora Soraia. DISCUTINDO OS RACIONAIS NA 7ª SÉRIE VISANDO A NOÇÃO DE DENSIDADE. 1998. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Santa Úrsula Mestrado em Educação Matemática, Rio de Janeiro, 1998. KINDEL, Dora Soraia. UM AMBIENTE COLABORATIVO A DISTÂNCIA: LICENCIANDOS DIALOGANDO SOBRE OS INFINITOS. 2012. 280 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Universidade Bandeirante de SÃo Paulo, São Paulo, 2012. KIRSCHNER, P. A. Epistemology, practical work and academic skills in science learning. Educational researcher, 1 (1): 32-42, 1989. LIVIO, M.: Razão Áurea - A História do Número Fi, um Número Surpreendente. Tradução de Matsuama, S., 6a Edição, Rio de Janeiro, Editora Record, 2011. LUVISON, Cidinéia da Costa. Gêneros Textuais Na Leitura E Escrita De Resolução De Problemas Em Matemática. In: UFLA, 1., 2000, Lavras. Anais... . Lavras: Ufla, 2000. p. 1 - 17. Disponível em: <http://www.eventos.ufla.br/iiiselem/index.php/component/phocadownload/category/3-i-selem?download=90:generos-textuais-na-leitura-e-escrita-de-resolucao-de-problemas-em-matematica>. Acesso em: 17 jan. 2017. MAFFI, Caroline; FRAGA, Francieli Bandeira de; MATOS, Diego de Vargas. O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais. Remat, Caxias do Sul, v. 2, n. 1, p.1-9, dez. 2015. Mensal. Disponível em: <file:///C:/Users/Rute/Downloads/1246-2658-1-PB (1).pdf>. Acesso em: 29 jun. 2016. MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. DESIGN-BASED RESEARCH OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: METODOLOGIA PARA PESQUISA APLICADA DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. Revista da Faeeba, Salvador, v. 23, n. 42, p.23-37, jul. 2014. MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Metacognição: Construindo Conhecimento Sobre A Metodologia Design-Based Research-Dbr E Sua Utilização Na Educação A Distância. Ufba, Salvador, v. 16, n. 8, p.8-16, maio 2016. MENDES, SÔnia Cristina da Cruz. Práticas Pedagógicas Para O Ensino Dos Números Irracionais. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, 114 Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012. MESQUITA, Carla Gonçalves Rodrigues de. A escrita matemática: espaço para aprendizagens que fabricam significados e produzem sentidos. In: ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... . Pelotas: Ufpel, 2001. p. 200 - 2014. NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandim. Escritas e Leituras na Educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 192 p. NIVEN, Ivan. Números: Racionais e Irracionais. Rio de Janeiro: Sbm, 2012. 167 p. NÓVOA, A. (2002). Os professores e o “novo” espaço público da educação. In A. Nóvoa (Ed.), Formação de professores e trabalho pedagógico (pp. 9-29). Lisboa: Educa. PIETRIPAOLO, Ruy Cesar; CORBO, Olga; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Os números Irracionais e seu ensino delineando a imagem conceitual de um grupo de professores. In: Congreso De Educaci”N Matemática De América Central Y El Caribe, 1., 2013, Santo Domingo, República Dominicana. Anais... . Santo Domingo, República Dominicana: Cemacyc, 2013. p. 15 - 30. PÓLYA, G. (1945). How to solve it: A new aspect of mathematical method. Princeton: Princeton University Press. POMMER, Wagner Marcelo. A construção de significados dos números irracionais no ensino básico. 2012. 246 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências e Matemática, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. PONTE, J. P., & Matos, J. F. (1992). Cognitive processes and social interaction in mathematical investigations. In J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos, & D. PONTE, João Pedro da. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Grupo de Investigação Dif – Didáctica e Forma: Investigação em educação, Lisboa, v. 2, n. 2, p.93-169, 1994. PONTE, João Pedro Mendes da. Investigar, ensinar e aprende. Actas do Profmat, Lisboa, v. 3, n. 2, p.25-39, 2003. PONTE, João Pedro da. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal1. Investigar em Educação, Lisboa, v. 2, p.93-169, 2008. PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na Sala de Aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 159 p. (Tendências em Educação matemática). POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo. A escrita e o pensamento matemático. São Paulo: Papirus Editora, 2006. 111 p. RIPOLL, C. C. (2004). A construção dos números reais nos Ensinos Fundamental e Médio. In: II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, Salvador. ROONEY, Anne. A história da matemática: Desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: M.books, 2012. 216 p. ROQUE, Tatiana. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 512 p. SANTOS, Gilberto Vieira dos. Explorando a Matemática do Número Φ, o Número de Ouro. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2013. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/92414/santos_gv_me_rcla.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 out. 2016. 115 SILVA JUNIOR, Orlando da. Cálculo no Ensino Médio: Números Reais. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matem´atica em Rede Nacional, Matemática, Profmat - Sbm - Impa, Rio de Janeiro, 2014. SILVA, Benedito Antonio da; PENTEADO, Cristina Berndt. Fundamentos dos números reais: concepções de professores e viabilidade de início do estudo da densidade no ensino médio. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 2, p.351-371, 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/download/1860/1808>. Acesso em: 11 out. 2016. SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Dinamarca, v. 14, n. 14, p.66-91, 2000. STEINER, Lars. Organizational dilemmas as barriers to learning. The Learning STEWART, Ian. O fantástico mundo dos números. Londres: Profile Books, 2015. 382 p. TEODORO, Daniel Lino; CABRAL, PatrÍcia Fernanda de Oliveira; QUEIROZ, Salete Linhares. Atividade Cooperativa no Formato Jigsaw: Um Estudo no Ensino Superior de Química. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, São Carlos, v. 1, p.21-51, maio 2015. VIGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. VIGOTSKI, L. S. (2009c). A Construção do Pensamento e da Linguagem (P. Bezerra, Trad.). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. (Original publicado em 1934). WEICK, Karl. The social psychology of organizing. Reading, Mass: Addison-Wesley, 1979. WENDPAP, Bruna Gabriela; BASTIAN, Fernanda de; GUZZO, Sandro Marcos. Uma abordagem histórico-matemática do número pi (π). In: XXII SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA, 22., 2008, Cascavél. Anais.... Ascavél: Unioeste, 2008. v. 1, p. 6 - 122. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/cursos/cascavel/matematica/xxiisam/artigos/19.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2017.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9405/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15784/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22096/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28480/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34896/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41292/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47694/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54130/2018%20-%20Rute%20Ribeiro%20Meireles%20Rocha.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2612
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-03-22T12:47:24Z No. of bitstreams: 1 2018 - Rute Ribeiro Meireles Rocha.pdf: 3402960 bytes, checksum: e51c660be8e7a1e8890f05e30e451930 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-22T12:47:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Rute Ribeiro Meireles Rocha.pdf: 3402960 bytes, checksum: e51c660be8e7a1e8890f05e30e451930 (MD5) Previous issue date: 2018-02-26eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Rute Ribeiro Meireles Rocha.pdfDocumento principal3.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.