Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14949
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sensibilização para existência e dos números Irracionais |
Título(s) alternativo(s): | Awareness of existence and Irrational numbers |
Autor(es): | Rocha, Rute Ribeiro Meireles |
Orientador(a): | Kindel, Dora Soraia |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Segundo membro da banca: | Frant, Janete Bolite |
Palavras-chave: | construção numérica;aprendizagem colaborativa e cooperativa;investigação e exploração.;numerical construction;collaborative and cooperative learning;research and exploitation |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Data do documento: | 26-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | ROCHA, Rute Ribeiro Meireles. Sensibilização para existência e dos números Irracionais. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. |
Resumo: | A abordagem didática das características e peculiaridades dos conjuntos dos números irracionais nem sempre apresenta estrutura necessária para a abordagem dos conceitos de forma concreta. Uma revisão bibliográfica mostra que as pesquisas sobre o tema ainda são escassas. A presente pesquisa pretende dar sua contribuição e está pautada na elaboração, implementação e análise de tarefas sobre a aprendizagem de números irracionais. Seu foco está voltado na formação de futuros professores, graduandos de um curso noturno da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública da Baixada Fluminense e tem como meta contribuir com sua prática pedagógica e estimulá-los a perceber a relevância do estudo do tema. A metodologia de pesquisa aplicada foi a DBR (Design Based Research) partindo do levantamento através de questionários e aplicação de atividades em formato interativo sobre o conceito de conjunto dos números irracionais, suas respectivas estruturas e aplicações. A coleta de dados foi realizada por meio do diário de campo do pesquisador, do questionário, de folhas de atividades e áudio gravado dos trabalhos em grupo. A análise está orientada na construção do conceito de números irracionais e considerou a percepção de que estes números necessitam de vivência sobre medição, aproximações e diferentes representações. A pesquisa teve dois grandes momentos: o primeiro, em que se buscou compreender o perfil dos graduandos e a elaboração do material para uso em sala de aula e o segundo, a análise da proposta ao término da implementação de cada tarefa e ao final do processo. O estudo aponta a falta de familiaridade dos graduandos em usar materiais manipuláveis e com a ideia de incomensurabilidade. Como contribuição destaca-se a necessidade de verificação sobre a adequabilidade das tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental II, de novas abordagens teóricas e de desenvolvimento de outras situações problemas envolvendo os números irracionais. Como resultado foi observado que as tarefas constituem um roteiro bastante consistente para a aprendizagem do tema e como produto educacional foi gerado uma proposta de curso de extensão para professores. |
Abstract: | The didactic approach of Irrational number Features and peculiarities not always presents enough structure to understand these concepts in a concrete way. A bibliography review shows a few researches about this subject. The present research intend to give this contribution and it is based in task’s elaboration, implementation and analysis about learning irrational numbers. The point is turned to teacher education, night school Math major in college bachelors at Baixada Fluminense public university, and has the goal contribute with his pedagogical practice and encourage to figure out the relevance of this study. The research methodology was DBR (Design Based Research) from survey through questionnaires and applied activities, in iterative forms about irrational numbers set concepts, structures and applications. Data collection was done through researcher field diary, questionnaires, activities sheets, and team work audio tapes.The analyses is guide by irrational numbers concepts building and found that perception of these numbers need living about measure, approximations and different representation. Te research was two big moment: the first to understand the bachelors professional profile and create the material used in classes and the second one the analysis at the end of each implemented task and at the process end. The study shows bachelors familiarity lack when used manipulative materials and with immeasurabble idea. As a contribution emphasise the need to check about adequacy to middle school students of tasks, news theoretical approaches and the development of new irrational numbers problem situations. As a result was observed that tasks are a strong path to learn the subject, irrational numbers and as an educational product was born a graduate course proposal for teachers about the subject. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14949 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - Rute Ribeiro Meireles Rocha.pdf | Documento principal | 3.32 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.