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dc.contributor.authorArquieres, Darling Domingos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:58Z-
dc.date.issued2019-03-27
dc.identifier.citationARQUIERES, Darling Domingos. Materiais curriculares educativos e formação continuada de docentes da Matemática. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14968-
dc.description.abstractInvestigamos como Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO), produzidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM), podem constituir estratégias formativas e, dessa forma, contribuir para formação continuada de professores. Trata-se de um estudo que utiliza a abordagem de pesquisa-formação tendo os MCEO como materiais integrantes de um conjunto de atividades formativas em um curso de extensão intitulado “Materiais Educativos para aprender Matemática Online” com um grupo de professores de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para conhecer e analisar tais atividades. A constituição do projeto-formação teve o uso e a análise de MCEO do Gepeticem como fio condutor em todas as suas atividades. A participação dos professores foi voluntária e o curso de extensão teve encontros presenciais no CIEP 111 Gelson Freitas, situado no município de Mesquita (RJ), articulado a encontros virtuais em um grupo no Facebook. Nos encontros presenciais os dados foram coletados mediante gravação em vídeo e diário de campo da pesquisadora e, nos online, análise de postagens de comentários e da produção das atividades nos encontros no Facebook. Os resultados mostram que a dinâmica formativa (online e presencial) pode se constituir como uma possibilidade de desenvolvimento profissional de professores da educação básica tendo MCEO com centralidade. Cabe destacar também que a aprendizagem docente nesse tipo ambiente é fruto de diálogos e reflexões colaborativas constantes a partir das diferentes práticas compartilhadas ou analisadas. Como produto a pesquisa gera uma proposta de curso de formação de professores que ensinam matemática que atuam na Educação Básica tendo os MCEO como atividades formativas a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional por meio de reflexões que permitam a utilização de práticas inovadoras.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMateriais Curriculares Educativospor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectAprendizagem Docentepor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectCurricular Educational Materialseng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectTeaching Learningeng
dc.subjectFacebookeng
dc.titleMateriais curriculares educativos e formação continuada de docentes da Matemáticapor
dc.title.alternativeEducational curriculum materials and continuing education of Mathematics teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherInvestigamos como Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO), produzidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM), podem constituir estratégias formativas e, dessa forma, contribuir para formação continuada de professores. Trata-se de um estudo que utiliza a abordagem de pesquisa-formação tendo os MCEO como materiais integrantes de um conjunto de atividades formativas em um curso de extensão intitulado “Materiais Educativos para aprender Matemática Online” com um grupo de professores de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para conhecer e analisar tais atividades. A constituição do projeto-formação teve o uso e a análise de MCEO do Gepeticem como fio condutor em todas as suas atividades. A participação dos professores foi voluntária e o curso de extensão teve encontros presenciais no CIEP 111 Gelson Freitas, situado no município de Mesquita (RJ), articulado a encontros virtuais em um grupo no Facebook. Nos encontros presenciais os dados foram coletados mediante gravação em vídeo e diário de campo da pesquisadora e, nos online, análise de postagens de comentários e da produção das atividades nos encontros no Facebook. Os resultados mostram que a dinâmica formativa (online e presencial) pode se constituir como uma possibilidade de desenvolvimento profissional de professores da educação básica tendo MCEO com centralidade. Cabe destacar também que a aprendizagem docente nesse tipo ambiente é fruto de diálogos e reflexões colaborativas constantes a partir das diferentes práticas compartilhadas ou analisadas. Como produto a pesquisa gera uma proposta de curso de formação de professores que ensinam matemática que atuam na Educação Básica tendo os MCEO como atividades formativas a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional por meio de reflexões que permitam a utilização de práticas inovadoras.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1IDCPF: 001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee2Oliveira, Andreia Maria Pereira de
dc.contributor.referee3Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.creator.IDCPF: 072.921.237-83por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274753053893626por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2015.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
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