Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14968
Tipo do documento: Dissertação
Título: Materiais curriculares educativos e formação continuada de docentes da Matemática
Otros títulos: Educational curriculum materials and continuing education of Mathematics teachers
Autor: Arquieres, Darling Domingos
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Primeiro membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Segundo membro da banca: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Machado, Ligia Cristina Ferreira
Palabras clave: Materiais Curriculares Educativos;Formação Continuada;Aprendizagem Docente;Facebook;Curricular Educational Materials;Continuing Education;Teaching Learning;Facebook
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-mar-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citación: ARQUIERES, Darling Domingos. Materiais curriculares educativos e formação continuada de docentes da Matemática. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumen: Investigamos como Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO), produzidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM), podem constituir estratégias formativas e, dessa forma, contribuir para formação continuada de professores. Trata-se de um estudo que utiliza a abordagem de pesquisa-formação tendo os MCEO como materiais integrantes de um conjunto de atividades formativas em um curso de extensão intitulado “Materiais Educativos para aprender Matemática Online” com um grupo de professores de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para conhecer e analisar tais atividades. A constituição do projeto-formação teve o uso e a análise de MCEO do Gepeticem como fio condutor em todas as suas atividades. A participação dos professores foi voluntária e o curso de extensão teve encontros presenciais no CIEP 111 Gelson Freitas, situado no município de Mesquita (RJ), articulado a encontros virtuais em um grupo no Facebook. Nos encontros presenciais os dados foram coletados mediante gravação em vídeo e diário de campo da pesquisadora e, nos online, análise de postagens de comentários e da produção das atividades nos encontros no Facebook. Os resultados mostram que a dinâmica formativa (online e presencial) pode se constituir como uma possibilidade de desenvolvimento profissional de professores da educação básica tendo MCEO com centralidade. Cabe destacar também que a aprendizagem docente nesse tipo ambiente é fruto de diálogos e reflexões colaborativas constantes a partir das diferentes práticas compartilhadas ou analisadas. Como produto a pesquisa gera uma proposta de curso de formação de professores que ensinam matemática que atuam na Educação Básica tendo os MCEO como atividades formativas a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional por meio de reflexões que permitam a utilização de práticas inovadoras.
Abstract: Investigamos como Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO), produzidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM), podem constituir estratégias formativas e, dessa forma, contribuir para formação continuada de professores. Trata-se de um estudo que utiliza a abordagem de pesquisa-formação tendo os MCEO como materiais integrantes de um conjunto de atividades formativas em um curso de extensão intitulado “Materiais Educativos para aprender Matemática Online” com um grupo de professores de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para conhecer e analisar tais atividades. A constituição do projeto-formação teve o uso e a análise de MCEO do Gepeticem como fio condutor em todas as suas atividades. A participação dos professores foi voluntária e o curso de extensão teve encontros presenciais no CIEP 111 Gelson Freitas, situado no município de Mesquita (RJ), articulado a encontros virtuais em um grupo no Facebook. Nos encontros presenciais os dados foram coletados mediante gravação em vídeo e diário de campo da pesquisadora e, nos online, análise de postagens de comentários e da produção das atividades nos encontros no Facebook. Os resultados mostram que a dinâmica formativa (online e presencial) pode se constituir como uma possibilidade de desenvolvimento profissional de professores da educação básica tendo MCEO com centralidade. Cabe destacar também que a aprendizagem docente nesse tipo ambiente é fruto de diálogos e reflexões colaborativas constantes a partir das diferentes práticas compartilhadas ou analisadas. Como produto a pesquisa gera uma proposta de curso de formação de professores que ensinam matemática que atuam na Educação Básica tendo os MCEO como atividades formativas a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional por meio de reflexões que permitam a utilização de práticas inovadoras.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14968
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019 - Darling Domingos Arquieres.pdf2019 - Darling Domingos Arquieres.4.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.