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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15045
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Umbanda: patrimônio cultural imaterial da Cidade do Rio de Janeiro - ensino de História, formação de professores e combate ao racismo religioso |
Other Titles: | Umbanda: intangible cultural heritage of the City of Rio de Janeiro - History teaching, teacher training and combating religious racism |
Authors: | Araujo, Alessandro dos Santos |
Orientador(a): | Azevedo, Patrícia Bastos de |
Primeiro membro da banca: | Azevedo, Patrícia Bastos de |
Segundo membro da banca: | Santos Junior, Renato Nogueira dos |
Terceiro membro da banca: | Costa, Warley da |
Keywords: | ensino de história;educação antirracista;currículo;formação de professores;umbanda;history teaching;anti-racist education;curriculum;teacher training |
Área(s) do CNPq: | Educação História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 10-Sep-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | ARAUJO, Alessandro dos Santos. Umbanda: patrimônio cultural imaterial da Cidade do Rio de Janeiro – ensino de História, formação de professores e combate ao racismo religioso. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Abstract: | Essa dissertação é o resultado de pesquisa bibliográfica e documental realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com o objetivo de responder duas perguntas: qual a origem de todo preconceito, discriminação, desrespeito, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? O que podemos fazer para contribuir para o fim de todo o preconceito, discriminação, ódio e violência contra a Umbanda e as demais religiões de matrizes africanas? A resposta obtida com relação à primeira pergunta é que, para muitos estudiosos e pesquisadores, todo esse preconceito, discriminação, intolerância e outras formas de violência contra as diversas religiões de matrizes africanas são resultado do acirramento do que vem sendo denominado por sacerdotes e adeptos das religiões de matrizes africanas como “racismo religioso”. Com relação à segunda pergunta, nossa proposta é de ampla difusão de conhecimentos e informações sobre as religiões de matrizes africanas e a aplicação da educação antirracista para crianças e adolescentes em todas as etapas da educação básica. Para tanto, oferecemos aos leitores uma história do racismo e do racismo religioso no Brasil, uma discussão sobre currículo de História e formação continuada de professores, bem como uma apresentação da história e das características da Umbanda, destacando o Calundu, o Candomblé e a Macumba, assim como aspectos do catolicismo e do kardecismo, no processo histórico-cultural de formação da religião. Divulgamos como dispositivo pedagógico uma proposta de curso de formação continuada sobre as religiões de matrizes africanas para professores que se dedicam ao ensino de História (licenciados em Pedagogia e licenciados em História) na Educação Básica. |
Abstract: | This dissertation is the result of bibliographic and documentary research carried out within the scope of the Graduate Program in History Teaching at the Federal Rural University of Rio de Janeiro to answer two questions: what is the origin of all prejudice, discrimination, disrespect, hatred and violence against Umbanda and other religions of African origin? What can we do to contribute to an end to all prejudice, discrimination, hatred and violence against Umbanda and other religions of African origin? The answer obtained in relation to the first question is that, for many scholars and researchers, all this prejudice, discrimination, intolerance, and other forms of violence against the different religions of African origin would be the result of the intensification of what has been called by priests and followers of African-based religions such as “religious racism”. About the second question, our proposal is to disseminate knowledge and information about African-based religions and the application of anti-racist education for children and adolescents in all stages of basic education. To this end, we offer readers a history of racism and religious racism in Brazil, a discussion on the History curriculum and continuing teacher education, as well as a presentation of the history and characteristics of Umbanda, highlighting Calundu, Candomblé and Macumba, as well as aspects of Catholicism and Kardecism, in the historical-cultural process of formation of religion. We disclose a pedagogical device a proposal for a continuing education course on African-based religions for teachers who are dedicated to teaching History (graduates in Pedagogy and graduates in History) in Basic Education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15045 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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