Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15316
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo da influência da cultura organizacional na formação de uma Joint ventures
Other Titles: Study of influence of organizational culture in the formation of a Joint ventures
Authors: Reis, Cristian Cattete
Orientador(a): Costa, Stella Regina Reis da
Primeiro membro da banca: Peixoto, José Antonio Assunção
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Keywords: Cultura Organizacional;Fatores Críticos de Sucesso;Joint Ventures;Organizational Culture;Critical Success Factors
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 17-Feb-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: REIS, Cristian Cattete. Estudo da influência da cultura organizacional na formação de uma Joint ventures. 2011. 112f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: A pesquisa aqui proposta tem como objetivo principal fazer um estudo dos fatores críticos de sucesso para a formação de uma Joint Ventures sob a luz da cultura organizacional. Para isso utilizou-se o caso de uma empresa de bens de consumo localizada no Rio de Janeiro. A fim de definir a cultura do grupo diversos autores como Schein (2001), Morgan (2009), Trompenaars (1994), Hofstede (1991) entre outros foram visitados. Utilizou-se o instrumento elaborado por Ferreira et al. para mapear a cultura da unidade estudada, e seu mapeamento ocorreu através das tipologias culturais de Trompenaars, Hofstede e Handy. Afim de avaliar os fatores críticos de sucesso na formação de uma Joint Ventures, utilizou-se o levantamento literário realizado por Junior e Ribeiro (2001), onde estão apontados os principais fatores que asseguram o sucesso das alianças, sendo o comprometimento e a confiança considerados pilares para um relacionamento duradouro. O estudo teve um caráter qualitativo-quantitativo, onde foi constatado que na empresa estudada as características culturais como feminina, orientação ao funcionário e cultura familiar exerceram e exercem forte influencia, proporcionaram e proporcionam o sucesso da Joint Ventures
Abstract: Proposed here aims mainly to make a study of critical success factors for the formation of a joint ventures in light of organizational culture. For this we used the case of a consumer goods company located in Rio de Janeiro. In order to define the culture of the group several authors such as Schein (2001), Morgan (2009), Trompenaars (1994), Hofstede (1991) and others were visited. We used the instrument developed by Ferreira et al. to map the culture of the unit studied, and their mapping occurred through the typologies of cultural Trompenaars, Hofstede and Handy. In order to evaluate the critical success factors in the formation of a Joint Ventures, the literary survey conducted by Junior and Ribeiro (2001) was used, which showed the main factors ensuring the success of alliances, commitment and trust being regarded as pillars for a lasting relationship. The study was qualitative-quantitative, where it was found that the company studied feminine culture, employee orientation, and family cultural characteristics haved and have a strong influences, established and establishing the success of providing Joint Ventures
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15316
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Cristian Cattete Reis.pdfCristian Cattete Reis1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.