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Tipo do documento: Dissertação
Title: Consumo e autenticidade: uma análise interpretativa sobre o consumo de rock clássico em grupos do Facebook
Other Titles: Consumption and authenticity: an interpretative analysis of the classic rock consumption in Facebook groups
Authors: Henriques, Flávio Medeiros
Orientador(a): Pereira, Severino Joaquim Nunes
Primeiro membro da banca: Pereira, Severino Joaquim Nunes
Segundo membro da banca: Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Terceiro membro da banca: Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Keywords: Consumo Utópico;Autenticidade;Comunidades Virtuais;Ética Romântica;Utopian Consumption;Authenticity;Virtual Communities;Romantic Ethics
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 29-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: HENRIQUES, Flávio Medeiros. Consumo e autenticidade: uma análise interpretativa sobre o consumo de rock clássico em grupos do Facebook. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: A noção de autenticidade é uma importante característica do consumo contemporâneo, pois se por um lado a exposição do consumidor a uma ampla gama de bens e serviços o ajuda a construir sua identidade, essa mesma exposição intensifica sua necessidade de se convencer de que os recursos simbólicos associados à sua identidade são únicos e verdadeiros. Uma forma utilizada pelo consumidor para criar significados de autenticidade refere-se à ressignificação de objetos relacionados ao passado no tempo presente por meio do consumo, de modo a desvincular os objetos dos seus contextos originais e dos significados atribuídos pelo mercado. Um exemplo de produtos relacionados ao passado são as músicas, bens e experiências associadas ao rock clássico, que é associado a décadas como as de 1960 e 1970. Com a popularização da internet e das redes sociais online, tornou-se possível para os fãs de rock clássico encontrar e compartilhar informações sobre músicas, bandas e shows que fizeram sucesso nessa época. As redes sociais online permitem não somente o compartilhamento de informações e experiências de consumo, mas também a formação de comunidades virtuais online de consumo em torno de marcas, produtos, imagens, séries de televisão e estilos musicais. Assim, fãs de rock clássico, por exemplo, podem interagir por meio de redes sociais online para recriar histórias sobre eventos, bens e experiências do passado de modo a idealizá-las como autênticas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi investigar como fãs de rock clássico constroem e expressam significados de autenticidade por meio da participação em grupos do Facebook sobre rock clássico. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma netnografia em dois grupos do Facebook sobre rock clássico durante 12 meses. Adicionalmente, foram realizadas 11 entrevistas em profundidade junto a usuários destes grupos. Os principais resultados do estudo sugerem que os fãs de rock clássico participantes dos grupos do Facebook analisados compartilham um forte senso de comunidade como forma de enfrentamento à ideia de individualismo e perda de propósito, de modo a criar, preservar e disseminar uma visão idealizada dos anos 60 e 70, representada como uma era autêntica. Além disso, foram identificadas diferentes usos da noção de autenticidade: a primeira noção de autenticidade relaciona-se ao processo de autenticação do sujeito enquanto membro da comunidade; a segunda noção diz respeito à utilização da palavra “clássico” como princípio cultural para avaliar a autenticidade de bens, músicas e experiências associadas ao rock; por fim, a terceira noção relaciona-se a criação de um “ideal de autenticidade” por jovens fãs de rock por meio do consumo utópico de músicas, bens e experiências associadas ao rock clássico.
Abstract: The notion of authenticity is an important characteristic of contemporary consumption. On the one hand consumer exposure to a wide range of goods and services helps him or her to build an identity, but that exposure intensifies their need to be convinced that the symbolic resources associated with their identity are unique and true. A form used by the consumer to create meanings of authenticity concerns the redefinition of objects related to the past in the present time through consumption unlinking the objects of their original contexts and meanings attributed by the market. As examples of products related to the past we can point the songs, goods and experiences associated with the classic rock, which is related to the 1960’s and 1970’s. The popularization of the Internet and online social networks enabled the classic rock fans to find and to share information on music, bands and shows that were successful at that time. Online social networks allow not only the sharing of information and experiences of consumption, but also the formation of virtual communities of consumption around brands, products, images, TV series and music styles. Thus, classic rock fans, for example, can interact through online social networks to recreate stories about events, goods and past experiences to idealize them as authentic. Thus, the objective of this study was to investigate how classic rock fans build and express meanings of authenticity through participation in Facebook groups on classic rock. To achieve this purpose, a 12 months netnography was conducted with two Facebook groups on classic. Additionally, 11 in-depth interviews were conducted with users of these groups. The main results of the study suggest that the classic rock fans participants of Facebook groups analyzed share a strong sense of community as a way of facing the idea of individualism and loss of purpose, in order to create, preserve and disseminate an idealized vision of the 60’s and 70’s, regarded as if they were authentic. In addition, we identified different uses of the notion of authenticity: the first notion of authenticity is related to the authentication process of the subject as a community member; the second notion relates to the use of the word "classic" as a cultural principle in assessing the authenticity of goods, music and experiences associated with the rock; finally, the third notion relates to the creation of an "ideal of authenticity" by young rock fans through the utopian consumption of music, goods and experiences associated with the classic rock.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15344
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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