Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerraz, Raquel Dornelas da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:42Z-
dc.date.issued2018-11-28
dc.identifier.citationFERRAZ, Raquel Dornelas da Silva. O uso da polissemia como ferramenta para construção do efeito humorístico. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15374-
dc.description.abstractEquivocadamente, considera-se que conhecer o significado isolado das palavras, tal como está catalogado no dicionário bem como o conjunto de regras gramaticais da língua garantem uma leitura satisfatória de qualquer texto. O presente trabalho busca, a partir da verificação da dificuldade enfrentada pelos alunos em perceber que o significado das palavras ou expressões vai muito além do significado descrito no dicionário, já que a construção do seu sentido depende do contexto em que ela está inserida, investigar os processos cognitivos necessários para a leitura de termos polissêmicos e propor uma mediação pedagógica para alunos do oitavo ano do ensino fundamental em que se propicie perceber que a palavra afeta o sentido do texto, assim como o texto afeta o sentido da palavra.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolissemiapor
dc.subjectConstrução de sentidopor
dc.subjectHumorpor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectpolysemyeng
dc.subjectMeaning constructioneng
dc.subjectHumoreng
dc.subjectCognitioneng
dc.titleO uso da polissemia como ferramenta para construção do efeito humorísticopor
dc.title.alternativeThe use of polysemy as a tool to build the humorous effecteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherMistakenly considers that knowing the isolated meaning of words, as it is cataloged in the dictionary as well as the set of grammatical rules of the language guarantee a satisfactory reading of any text. The present work seeks to verify the difficulty faced by the students in perceiving that the meaning of words or expressions goes far beyond the meaning described in the dictionary, since the construction of their meaning depends on the context in which it is inserted, cognitive processes necessary for the reading of the polysemic suits and propose a pedagogical mediation for the eighth grade students of elementary school where it is possible to perceive that the word affects the meaning of the text, just as the text affects the meaning of the word.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1IDCPF: 017.879.517-82por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Andréa
dc.contributor.referee2Fonseca, Rívia Silveira
dc.creator.IDCPF: 105.983.077-96por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500250396717792por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66376/2018%20-%20Raquel%20Dornelas%20da%20Silva%20Ferraz.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4951
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-08-24T23:08:53Z No. of bitstreams: 1 2018 - Raquel Dornelas da Silva Ferraz.pdf: 4083379 bytes, checksum: e264adcef8cb3361fcf61bfaefbb6850 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T23:08:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Raquel Dornelas da Silva Ferraz.pdf: 4083379 bytes, checksum: e264adcef8cb3361fcf61bfaefbb6850 (MD5) Previous issue date: 2018-11-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Raquel Dornelas da Silva Ferraz.pdf3.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.