Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15374
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da polissemia como ferramenta para construção do efeito humorístico
Título(s) alternativo(s): The use of polysemy as a tool to build the humorous effect
Autor(es): Ferraz, Raquel Dornelas da Silva
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Andréa
Segundo membro da banca: Fonseca, Rívia Silveira
Palavras-chave: Polissemia;Construção de sentido;Humor;Cognição;polysemy;Meaning construction;Humor;Cognition
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FERRAZ, Raquel Dornelas da Silva. O uso da polissemia como ferramenta para construção do efeito humorístico. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Resumo: Equivocadamente, considera-se que conhecer o significado isolado das palavras, tal como está catalogado no dicionário bem como o conjunto de regras gramaticais da língua garantem uma leitura satisfatória de qualquer texto. O presente trabalho busca, a partir da verificação da dificuldade enfrentada pelos alunos em perceber que o significado das palavras ou expressões vai muito além do significado descrito no dicionário, já que a construção do seu sentido depende do contexto em que ela está inserida, investigar os processos cognitivos necessários para a leitura de termos polissêmicos e propor uma mediação pedagógica para alunos do oitavo ano do ensino fundamental em que se propicie perceber que a palavra afeta o sentido do texto, assim como o texto afeta o sentido da palavra.
Abstract: Mistakenly considers that knowing the isolated meaning of words, as it is cataloged in the dictionary as well as the set of grammatical rules of the language guarantee a satisfactory reading of any text. The present work seeks to verify the difficulty faced by the students in perceiving that the meaning of words or expressions goes far beyond the meaning described in the dictionary, since the construction of their meaning depends on the context in which it is inserted, cognitive processes necessary for the reading of the polysemic suits and propose a pedagogical mediation for the eighth grade students of elementary school where it is possible to perceive that the word affects the meaning of the text, just as the text affects the meaning of the word.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15374
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - Raquel Dornelas da Silva Ferraz.pdf3.99 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.