Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Lucinéia dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:43Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:43Z-
dc.date.issued2021-07-06
dc.identifier.citationSILVA, Lucinéia dos Santos. Leitura de minicontos: o trabalho com inferências de alto nível na sala de aula. 2021. 103 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15379-
dc.description.abstractLevando em consideração os desafios que os estudantes enfrentam no processo de compreensão textual dentro do âmbito escolar, esta dissertação propõe a investigação do processo interpretativo de níveis elevados de inferência segundo a perspectiva de Applegate, A.; Quinn, k. & Applegate, M.(2002) numa perspectiva da leitura como um processo integrativo (VARGAS, 2017). A organização deste estudo se efetiva a partir de uma análise diagnóstica com alunos do sétimo e do oitavo ano de escolaridade, matriculados em uma escola municipal situada na Baixada Fluminense, RJ. Insere-se no campo dos aspectos cognitivos e metacognitivos como suporte à compreensão leitora nos processos inferenciais. O percurso planejado intenta (1) identificar como se evidenciam as práticas de subjetividade- leitora em situações pedagógicas de compreensão, (2) analisar, considerando a natureza das conexões entre conhecimento prévio e informações do texto, especificamente em termos do enquadramento construído pelos participantes a partir do estabelecimento da inferência, como ocorre o processo inferencial e, por fim, (3) propor encaminhamentos pedagógicos que contribuam na ampliação das ancoragens realizadas pelos discentes na geração de inferências nos níveis trabalhados. No percurso, foi possível observar que, em detrimento dos entraves presentes, os participantes demonstraram um desempenho positivo quando solicitados a responder questões enquadradas nos altos níveis inferenciais.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectInferênciapor
dc.subjectConhecimento Préviopor
dc.subjectMinicontospor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectInferenceeng
dc.subjectWorld Knowledgeeng
dc.subjectMinicontospor
dc.titleLeitura de minicontos: o trabalho com inferências de alto nível na sala de aulapor
dc.title.alternativeReading short stories: working with high-level inferences in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherTaking into account the challenges that students face in the process of building inferences within the school environment, this dissertation proposes the investigation of the interpretative process of high levels according to the perspective of Applegate, A .; Quinn, k. & Applegate, M. (2002) and, for that, according to Vargas (2017), takes reading as an integrative process as a basis. The organization of this study is effective from a diagnostic analysis with students of the seventh and eighth year of school enrolled in a municipal school located in Baixada Fluminense, RJ. It is inserted in the field of cognitive and metacognitive aspects as a support for reading comprehension in inferential processes. The planned route intends (1) to identify how subjectivity-reading practices are evidenced in pedagogical situations of comprehension, (2) to analyze, considering the nature of the connections between prior knowledge and information of the text, specifically in terms of the framework constructed by the participants from the establishment of inference, as the inferential process occurs and, finally, (3) to propose pedagogical guidelines that contribute to the expansion of the anchorages made by the students in the generation of inferences in the worked levels. Along the way, it was possible to observe that, to the detriment of the present obstacles, the participants demonstrated a positive performance when asked to answer questions framed in the high inferential levels.eng
dc.contributor.advisor1Roxo, Maria do Rosário da Silva
dc.contributor.advisor1ID677.965.247-49por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2087-8753por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543083972755684por
dc.contributor.advisor-co1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee1Roxo, Maria do Rosário da Silva
dc.contributor.referee1ID677.965.247-49por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2087-8753por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543083972755684por
dc.contributor.referee2Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee3Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
dc.contributor.referee3ID002.525.207-00por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753545864977482por
dc.contributor.referee4Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107por
dc.creator.ID095.351.817-50por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. APPLEGATE, Anthony; QUINN, Kathleen & APPLEGATE, Mary. Levels of thinking required y comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, 56 no2 174-80 out., 2002. AZEREDO, José Carlos de. A linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. BAZERMAN, Charles; HOFFNAGEL, Judith Chambliss; DIONÍSIO, Angela Paiva. Gênero, agência e escrita. Cortez, 2° ed., 2011. BRASIL, IBGE. Censo 2010. [2010]. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/ Acesso em 12 mai 2019. BRASIL, Ministério da Educação. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_f inal_baixa.pdf Acesso em 23 mar 2019. BRASIL, OCDE. Relatórios econômicos OCDE. [2018]. Disponível em: https://www.oecd.org/eco/surveys/Brazil-2018-OECD-economic-survey-overview- Portuguese.pdf Acesso em 17 abr 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 174 p. 1, 1998. BOTELHO, Patrícia Ferreira. Aspectos da leitura em livros didáticos de língua portuguesa: conhecimento prévio, ensino e metacognição. Anais do SILEL, v. 2, n. 2, p. 1-10, 2009. CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010. CHAFFE & SPALDING, et al. Minicontos e Muito Menos. Brasil, CASA VERDE, 2009. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Minicontos_e_Muito_Menos/EJ9VAwAAQBAJ? hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover 98 CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. O título: Uma unidade subjetiva (caracterização e aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 13, 1989. COSCARELLI, C. V. Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002. DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sócio-cultural. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez/ Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. DUQUE, Paulo Henrique. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 39, p. 25-48, 2015. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 2. impr.; ed. rev. e atual. São Paulo: Ática, 2007. FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. G. B. B. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, set./dez. 2004 FIORI, Adriana. Modelos Teóricos de Leitura e sua Construção para o Ensino/Aprendizagem. Signum: Estudos da Linguagem, v. 6, n. 1, p. 137-166, 2003. FREIRE, Paulo et al. A importância do ato de ler. 1989. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. GERHARDT, A. F. L. M.; ALBUQUERQUE, C.; SILVA, I. A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura e ensino. Ciências & Cognição, v. 14 n. 2, p. 74-91, 2009. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/102 Acesso em 25 abr 2019. GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Integração conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Revista Brasileira de educação, v. 15, n. 44, p. 247-263, 2010. 99 JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2006), p. 177- 185, 2006. KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 4a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1985. KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever. São Paulo: Produção Editorial, 2005. KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitura: Aspectos cognitivos da Leitura. 8 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2014. LEFFA, Vilson José. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996. LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Editora Contexto, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARINI, Janete Aparecida da Silva; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. A leitura no Ensino Médio e o uso das estratégias metacognitivas. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 8, n. 2, p. 505-522, 2008. MENEGASSI, Renilson José. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas do professor. Revista UNIMAR 17(1): 85-94, 1995. MENEGASSI, Renilson José. Leitura: a elaboração de perguntas pelo professor e os reflexos na interpretação textual. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 2, p. 83-101, 1999. MENEGASSI, Renilson José; CHAVES, Maria Izabel Afonso. O título e sua função estratégica na articulação do texto. Revista Linguagem & Ensino, v. 3, n. 1, p. 27-44, 2000. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos. Scripta, v. 8, n. 14, p. 159-171, 2004. 100 MÓNICO, Lisete et al. A Observação Participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. CIAIQ 2017, v. 3, 2017. MONTENEGRO, Instituto Paulo. INAF Brasil 2018: resultados preliminares. [2018]. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/wp- content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relatório-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf Acesso em: 21 abr 2019. MORATO, Edwiges Maria. A noção de frame no contexto neurolinguístico: o que ela é capaz de explicar. Cadernos de Letras da UFF, v. 4, p. 93-113, 2010. NASCIMENTO, Celina Aparecida G de Souza. CARNEIRO, Laís Moretti. BONFIM, Thiago José Bot. Práticas identitárias de professores e alunos da Unidade Educacional de Internação- MS (UNEI): (des)construindo identidade(s). Revista Estudos Linguísticos, v. 40, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1249/798 Acesso em 19 mar 2019. PAULA, Giovana Romero; BEBER, Bárbara Costa; BAGGIO, Sandra Boschi e PETRY, Tiago. Neuropsicologia da aprendizagem. Rev. psicopedag. 2006, vol.23, n.72, p. 224-231. ISSN 0103-8486. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103- 84862006000300006&script=sci_abstract&tlng=en Acesso em 21 abr 2019. PRÓ-LIVRO, Plataforma. Retratos da Leitura no Brasil. [2020]. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educ. Soc. vol.18, n.60, p.144-158, 1997. ISSN 0101-7330. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5pH848XC5hFCqph7dGWXrCz/?format=html&lang=pt Acesso em: 14 abr 2019. RODRIGUES, Elizete et al. O poder atômico do miniconto: análise de narrativas ultracurtas divulgadas em concursos literários na Internet. Revista Letras Raras, v. 2, n. 1, p. 73-92, 2013. ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: See: CenP, p. 853, 2004. 101 SCACHETTI, A. L.; PASCOAL, R. & FERREIRA, A. R. Pisa: Brasil estaciona em Ciências e Leitura e cai em Matemática. [2016]. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3393/resultado-pisa-2015-ciencias-leitura- matematica?gclid=Cj0KCQjwtMvlBRDmARIsAEoQ8zQfCB0aQ-V3pxcx9IbO_1c_5yE3w- zuy8PN4yaORhNuSu7vUQW6Y2YaAsfFEALw_wcB Acesso em 14 abr 2019. SERRES, Michel. Polegarzinha – Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. SILVA JÚNIOR, Renê Marcelino da, et al. Compreensão de textos e metacognição: o papel do monitoramento da leitura. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem-Estar-RECH, v. 5, n. Jul-Dez, p. 406-425, 2019. SINHA, Chris. Situated Selves: learning to be a learner. Em: BLISS Joan; SÃLJÕ, Roger; LIGHT, Paul (Orgs.). Learning Sites: Social and Technological Resources for Learning. Oxford: Pergamon, p. 32-48, 1999. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18a edição, São Paulo: Contexto, 2017. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6a ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2012. SPINILLO, A. G.; MOTA, M. (Orgs.), Compreensão de textos: processos e modelos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p.171-198, 2015. VARGAS, Diego da Silva. O plano inferencial de leitura e o ensino de espanhol na escola brasileira: cognição distribuída, políticas cognitivas e livro didático. Tese de Doutorado (Tese de Doutorado em Letras Neolatinas) – Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2017. VARGAS, D. S. O Plano Inferencial em Atividades Escolares de Leitura: Livro Didático, Cognição e Ensino. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. ISSN 2237-759X, v. 25, 2012. VEIGA, Feliciano Henriques et al. Envolvimento dos alunos na escola: conceito e relação com o desempenho académico – sua importância na formação de professores. Revista portuguesa de pedagogia, p. 31-47, 2012 VIEIRA, Miguel Heitor Braga. Origens do miniconto brasileiro contemporâneo. Revista Língua & Literatura, v. 17, n. 28, p. 66-80, 2015. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73775/2021%20-%20Lucin%c3%a9ia%20dos%20Santos%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6713
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-06T11:06:19Z No. of bitstreams: 1 2021 - Lucinéia dos Santos Silva.pdf: 980908 bytes, checksum: 0c65ef5696a32cbc3992fc8b11dd0427 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-06T11:06:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Lucinéia dos Santos Silva.pdf: 980908 bytes, checksum: 0c65ef5696a32cbc3992fc8b11dd0427 (MD5) Previous issue date: 2021-07-06eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Lucinéia dos Santos Silva.pdf2021 - Lucinéia dos Santos Silva957.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.