Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15379
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura de minicontos: o trabalho com inferências de alto nível na sala de aula
Otros títulos: Reading short stories: working with high-level inferences in the classroom
Autor: Silva, Lucinéia dos Santos
Orientador(a): Roxo, Maria do Rosário da Silva
Primeiro coorientador: Lessa, Adriana Tavares Maurício
Primeiro membro da banca: Roxo, Maria do Rosário da Silva
Segundo membro da banca: Lessa, Adriana Tavares Maurício
Terceiro membro da banca: Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
Quarto membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Palabras clave: Leitura;Inferência;Conhecimento Prévio;Minicontos;Reading;Inference;World Knowledge;Minicontos
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-jul-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: SILVA, Lucinéia dos Santos. Leitura de minicontos: o trabalho com inferências de alto nível na sala de aula. 2021. 103 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021 .
Resumen: Levando em consideração os desafios que os estudantes enfrentam no processo de compreensão textual dentro do âmbito escolar, esta dissertação propõe a investigação do processo interpretativo de níveis elevados de inferência segundo a perspectiva de Applegate, A.; Quinn, k. & Applegate, M.(2002) numa perspectiva da leitura como um processo integrativo (VARGAS, 2017). A organização deste estudo se efetiva a partir de uma análise diagnóstica com alunos do sétimo e do oitavo ano de escolaridade, matriculados em uma escola municipal situada na Baixada Fluminense, RJ. Insere-se no campo dos aspectos cognitivos e metacognitivos como suporte à compreensão leitora nos processos inferenciais. O percurso planejado intenta (1) identificar como se evidenciam as práticas de subjetividade- leitora em situações pedagógicas de compreensão, (2) analisar, considerando a natureza das conexões entre conhecimento prévio e informações do texto, especificamente em termos do enquadramento construído pelos participantes a partir do estabelecimento da inferência, como ocorre o processo inferencial e, por fim, (3) propor encaminhamentos pedagógicos que contribuam na ampliação das ancoragens realizadas pelos discentes na geração de inferências nos níveis trabalhados. No percurso, foi possível observar que, em detrimento dos entraves presentes, os participantes demonstraram um desempenho positivo quando solicitados a responder questões enquadradas nos altos níveis inferenciais.
Abstract: Taking into account the challenges that students face in the process of building inferences within the school environment, this dissertation proposes the investigation of the interpretative process of high levels according to the perspective of Applegate, A .; Quinn, k. & Applegate, M. (2002) and, for that, according to Vargas (2017), takes reading as an integrative process as a basis. The organization of this study is effective from a diagnostic analysis with students of the seventh and eighth year of school enrolled in a municipal school located in Baixada Fluminense, RJ. It is inserted in the field of cognitive and metacognitive aspects as a support for reading comprehension in inferential processes. The planned route intends (1) to identify how subjectivity-reading practices are evidenced in pedagogical situations of comprehension, (2) to analyze, considering the nature of the connections between prior knowledge and information of the text, specifically in terms of the framework constructed by the participants from the establishment of inference, as the inferential process occurs and, finally, (3) to propose pedagogical guidelines that contribute to the expansion of the anchorages made by the students in the generation of inferences in the worked levels. Along the way, it was possible to observe that, to the detriment of the present obstacles, the participants demonstrated a positive performance when asked to answer questions framed in the high inferential levels.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15379
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021 - Lucinéia dos Santos Silva.pdf2021 - Lucinéia dos Santos Silva957.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.