Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRezende, Patrícia Rodrigues
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:44Z-
dc.date.issued2021-11-17
dc.identifier.citationREZENDE, Patrícia Rodrigues. Ler é um espetáculo! Uma proposta afrocentrada de letramento literário por meio da dramatização de leite do peito, de Geni Mariano Guimarães. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15382-
dc.description.abstractOs livros e o mundo literário têm estado, cada vez mais, em segundo plano dentro de uma realidade onde vídeos e imagens são privilegiados. Sendo a escola, prioritariamente, o espaço onde a relação com a literatura é construída, faz-se necessário repensar o seu ensino, de modo que esse vínculo se estabeleça em bases sólidas, duradouras e prazerosas. Para tanto, este trabalho propõe a dramatização de textos previamente selecionados e experenciados em sala como um caminho para o letramento literário. Nesse sentido, assumem-se como objetivos específicos: permitir aos educandos o contato com o universo dos livros para além da perspectiva escolarizada a fim de promover o letramento literário; verificar o potencial do teatro no processo de transformação dos discentes em sujeitos-leitores ao mesmo tempo que os coloca em destaque como sujeitos-atores; demonstrar que a literatura, como toda arte, é reflexo do mundo concreto – com destaque para as relações étnico-raciais – uma vez que este trabalho vai além das questões literárias e intenta debater, sob viés afrocentrado e antirracista, a vivência do negro na sociedade e na literatura. Para tanto, propõe-se a leitura integral da obra de contos Leite do Peito, da escritora brasileira Geni Mariano Guimarães; a adaptação das narrativas para o texto dramático e sua posterior encenação. O livro foi escolhido por seu caráter estético e representativo, uma vez que Guimarães, importante autora negra contemporânea, vencedora de prêmios como Jabuti e Adolfo Aizen, narra - ao longo de onze contos - as suas vivências desde a infância, aí incluídas as situações de preconceito pelas quais passou. No que tange ao campo literário, este trabalho apoia-se, precipuamente, nos estudos de Teresa Colomer e de Luiz Silva Cuti. Já como base para a prática teatral, adotam-se as obras de Augusto Boal, com seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, e de Abdias Nascimento, com o legado do Teatro Experimental do Negro. Utilizam-se, ainda, as práticas propostas por Rildo Cosson e José Sanchis Sinisterra como suporte para a escolha dos métodos da proposta de aplicação prática. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida tendo em vista estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. Em virtude do distanciamento social necessário durante o cenário pandêmico do Novo Coronavírus (que coincidiu com o período de desenvolvimento deste trabalho) e da suspensão das aulas presenciais, não foi possível realizar a aplicação da proposta prática. Consequentemente, não haverá apresentação dos resultados. Sem embargo, apresenta-se, de modo detalhado, a proposta de aplicação, bem como as expectativas de resultado, com a esperança de que, em um futuro próximo de contexto favorável, ela possa ser colocada em prática.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectEthnic-racial relationspor
dc.titleLer é um espetáculo! Uma proposta afrocentrada de letramento literário por meio da dramatização de leite do peito, de Geni Mariano Guimarãespor
dc.title.alternativeReading is spetacular! An afrocentric proposal for literary literacy through the dramatization of Leite do Peito, by Geni Mariano Guimarãeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBooks and the literary world have been increasingly in the background in a reality where videos and images are on focus. Since school is mainly the area where the relationship with literature is built, it becomes essential to rethink its teaching, in a way that this bond shall be established in solid, long and pleasurable bases. For these means, this work proposes the dramatization of texts which were previously selected and experienced in a classroom as a way to the literary literacy. In this sense, the specific goals are assumed as: to allow students to be in contact with the universe of books beyond the school perspective, aiming to promote literary literacy; to verify theater’s potential in the process of transformation of students into subject-readers while highlighting them as subject-actors; to demonstrate that literature, as every art, is a reflex of concrete world – focusing on race and ethnic relations – since this study goes beyond literary matters and tries to debate, under an afrocentric and antiracist bias, the experience of blacks in society and in literature. For this reason, it is proposed a full reading of the collection of tales Leite do Peito, by Geni Mariano Guimarães; the adaptation of narratives for the dramatic text and its later enactment. The book was chosen for its aesthetic and representative character, since Guimarães, an important contemporary black author, winner of awards such as Jabuti and Adolfo Aizen, narrates – through eleven tales – her experiences since childhood, including situations of prejudice which she has been through. Regarding the literary field, this work is founded, primarily, on studies by Teresa Colomer and Luiz Silva Cuti. As for the base of the theatrical practice, works by Augusto Boal, mainly those about “Teatro do Oprimido”, and by Abdias Nascimento, with the legacy of “Teatro Experimental do Negro” were adopted. Practices proposed by Rildo Cosson and José Sanchis Sinisterra were used as support for the choice of methods for the proposal of practical application. The research, having a qualitative character, was developed aiming for students on the 8° grade of Middle School. Due to the social distancing needed while the New Coronavirus pandemic scenario – which matched with the development period of this work – and to the suspension of classes on campus, it was not possible to apply the practical proposal. Consequently, there will not be a presentation of results. However, it is hereby presented, in a detailed manner, the application proposal as well as expected results, in hopes, in a near future with a propitious context, it can be put into practice.eng
dc.contributor.advisor1Queiroz, Mario Cesar Newman de
dc.contributor.advisor1ID720.668.907-82por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4003-7150por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033309672016894por
dc.contributor.referee1Queiroz, Mario Cesar Newman de
dc.contributor.referee1ID720.668.907-82por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4003-7150por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033309672016894por
dc.contributor.referee2Damascena, Alexandre Silva
dc.contributor.referee2ID025.072.137-60por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0486295104213364por
dc.contributor.referee3Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1527611853543898por
dc.creator.ID122.193.087-74por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7656029187375505por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesALMADA, Sandra. Abdias Nascimento. São Paulo: Selo Negro, 2009. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2021. BAJOUR, Cecília. Ouvir nas Entrelinhas: O Valor da Escuta nas Práticas de Leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. ______, Augusto. Jogos para Atores e Não Atores. 16 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. ______, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. São Paulo: 34, 2019. BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. _______. Lei Federal no 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 09. Jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 15 dez. 2019. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011. CAVALLEIRO, Eliane (org). Racismo e Anti-Racismo na Educação: Repensando Nossa Escola. 6 ed. São Paulo: Selo Negro, 2001. COLOMER, Teresa. Andar Entre Livros: a Leitura Literária na Escola. São Paulo: Global, 2007. COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. 1 ed. 4 reim. São Paulo: Contexto, 2020. ________, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2 ed. 11 reim. São Paulo: Contexto, 2021. CUTI, Luiz Silva. Literatura Negro-Brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010. DELEUZE, Gilles. Sobre Teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 102 DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka: Por Uma Literatura Menor. 1 ed. 3 reim. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. ESSLIN, Martin. Uma Anatomia do Drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. FERREIRA, Taís. A Escola no Teatro e o Teatro na Escola. Porto Alegre: Mediação, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia Do Oprimido. 67 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2019. GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela e AMORIM, Marcel Alvaro de (orgs). A BNCC e o Ensino de Línguas e Literaturas. Campinas, SP: Pontes, 2019. GUIMARÃES, Geni Mariano. Leite do Peito: Contos. 3 ed. Revista e ampliada. Belo Horizonte: Mazza, 2001. JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: UNESP, 2002. LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, EPU, 1986. MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e Sentidos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado. 3 ed. São Paulo: Perspectivas, 2016. RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Jandaíra, 2020. SINISTERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco: Dramaturgia de Textos Narrativos. São Paulo: É Realizações, 2016. SNYDERS, Georges. Alunos Felizes. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1985. THOMAZ, Sueli Barbosa. Imaginário e Teatro-Educação. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. 11 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2020. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: UBU, 2018.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74120/2021%20-%20Patr%c3%adcia%20Rodrigues%20Rezende.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6781
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-31T11:41:23Z No. of bitstreams: 1 2021 - Patrícia Rodrigues Rezende.pdf: 1883143 bytes, checksum: 7b7cd08bb354623be23d314d85ed77c1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-31T11:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Patrícia Rodrigues Rezende.pdf: 1883143 bytes, checksum: 7b7cd08bb354623be23d314d85ed77c1 (MD5) Previous issue date: 2021-11-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Patrícia Rodrigues Rezende.pdf2021 - Patrícia Rodrigues Rezende1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.