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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15382
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ler é um espetáculo! Uma proposta afrocentrada de letramento literário por meio da dramatização de leite do peito, de Geni Mariano Guimarães |
Título(s) alternativo(s): | Reading is spetacular! An afrocentric proposal for literary literacy through the dramatization of Leite do Peito, by Geni Mariano Guimarães |
Autor(es): | Rezende, Patrícia Rodrigues |
Orientador(a): | Queiroz, Mario Cesar Newman de |
Primeiro membro da banca: | Queiroz, Mario Cesar Newman de |
Segundo membro da banca: | Damascena, Alexandre Silva |
Terceiro membro da banca: | Fonseca, Rívia Silveira |
Palavras-chave: | Letramento literário;Teatro;Relações étnico-raciais;Literary literacy;Theater;Ethnic-racial relations |
Área(s) do CNPq: | Letras Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 17-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | REZENDE, Patrícia Rodrigues. Ler é um espetáculo! Uma proposta afrocentrada de letramento literário por meio da dramatização de leite do peito, de Geni Mariano Guimarães. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumo: | Os livros e o mundo literário têm estado, cada vez mais, em segundo plano dentro de uma realidade onde vídeos e imagens são privilegiados. Sendo a escola, prioritariamente, o espaço onde a relação com a literatura é construída, faz-se necessário repensar o seu ensino, de modo que esse vínculo se estabeleça em bases sólidas, duradouras e prazerosas. Para tanto, este trabalho propõe a dramatização de textos previamente selecionados e experenciados em sala como um caminho para o letramento literário. Nesse sentido, assumem-se como objetivos específicos: permitir aos educandos o contato com o universo dos livros para além da perspectiva escolarizada a fim de promover o letramento literário; verificar o potencial do teatro no processo de transformação dos discentes em sujeitos-leitores ao mesmo tempo que os coloca em destaque como sujeitos-atores; demonstrar que a literatura, como toda arte, é reflexo do mundo concreto – com destaque para as relações étnico-raciais – uma vez que este trabalho vai além das questões literárias e intenta debater, sob viés afrocentrado e antirracista, a vivência do negro na sociedade e na literatura. Para tanto, propõe-se a leitura integral da obra de contos Leite do Peito, da escritora brasileira Geni Mariano Guimarães; a adaptação das narrativas para o texto dramático e sua posterior encenação. O livro foi escolhido por seu caráter estético e representativo, uma vez que Guimarães, importante autora negra contemporânea, vencedora de prêmios como Jabuti e Adolfo Aizen, narra - ao longo de onze contos - as suas vivências desde a infância, aí incluídas as situações de preconceito pelas quais passou. No que tange ao campo literário, este trabalho apoia-se, precipuamente, nos estudos de Teresa Colomer e de Luiz Silva Cuti. Já como base para a prática teatral, adotam-se as obras de Augusto Boal, com seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, e de Abdias Nascimento, com o legado do Teatro Experimental do Negro. Utilizam-se, ainda, as práticas propostas por Rildo Cosson e José Sanchis Sinisterra como suporte para a escolha dos métodos da proposta de aplicação prática. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida tendo em vista estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. Em virtude do distanciamento social necessário durante o cenário pandêmico do Novo Coronavírus (que coincidiu com o período de desenvolvimento deste trabalho) e da suspensão das aulas presenciais, não foi possível realizar a aplicação da proposta prática. Consequentemente, não haverá apresentação dos resultados. Sem embargo, apresenta-se, de modo detalhado, a proposta de aplicação, bem como as expectativas de resultado, com a esperança de que, em um futuro próximo de contexto favorável, ela possa ser colocada em prática. |
Abstract: | Books and the literary world have been increasingly in the background in a reality where videos and images are on focus. Since school is mainly the area where the relationship with literature is built, it becomes essential to rethink its teaching, in a way that this bond shall be established in solid, long and pleasurable bases. For these means, this work proposes the dramatization of texts which were previously selected and experienced in a classroom as a way to the literary literacy. In this sense, the specific goals are assumed as: to allow students to be in contact with the universe of books beyond the school perspective, aiming to promote literary literacy; to verify theater’s potential in the process of transformation of students into subject-readers while highlighting them as subject-actors; to demonstrate that literature, as every art, is a reflex of concrete world – focusing on race and ethnic relations – since this study goes beyond literary matters and tries to debate, under an afrocentric and antiracist bias, the experience of blacks in society and in literature. For this reason, it is proposed a full reading of the collection of tales Leite do Peito, by Geni Mariano Guimarães; the adaptation of narratives for the dramatic text and its later enactment. The book was chosen for its aesthetic and representative character, since Guimarães, an important contemporary black author, winner of awards such as Jabuti and Adolfo Aizen, narrates – through eleven tales – her experiences since childhood, including situations of prejudice which she has been through. Regarding the literary field, this work is founded, primarily, on studies by Teresa Colomer and Luiz Silva Cuti. As for the base of the theatrical practice, works by Augusto Boal, mainly those about “Teatro do Oprimido”, and by Abdias Nascimento, with the legacy of “Teatro Experimental do Negro” were adopted. Practices proposed by Rildo Cosson and José Sanchis Sinisterra were used as support for the choice of methods for the proposal of practical application. The research, having a qualitative character, was developed aiming for students on the 8° grade of Middle School. Due to the social distancing needed while the New Coronavirus pandemic scenario – which matched with the development period of this work – and to the suspension of classes on campus, it was not possible to apply the practical proposal. Consequently, there will not be a presentation of results. However, it is hereby presented, in a detailed manner, the application proposal as well as expected results, in hopes, in a near future with a propitious context, it can be put into practice. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15382 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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