Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantana, Patrícia Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:44Z-
dc.date.issued2021-11-19
dc.identifier.citationSANTANA, Patrícia Lima. O ensino de compreensão leitora no processo de alfabetização: uma análise da proposta curricular do munícipio do Rio de Janeiro com orientações pedagógicas sob a perspectiva da metacognição. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15383-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino da prática leitora do educando como processo cognitivo na fase de alfabetização. São assumidos como objetivos específicos: (1) analisar como a compreensão leitora é abordada no currículo para leitura no ciclo de alfabetização no município do Rio de Janeiro; (2) propor orientações pedagógicas para o ensino de compreensão leitora numa perspectiva metacognitiva. Sendo assim, esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, que busca compreender e interpretar documentos e processos relacionados à cognição leitora dos estudantes em fase de alfabetização. Na primeira etapa do trabalho, adotamos como metodologia a análise qualitativa e quantitativa dos documentos oficiais do município do Rio de Janeiro, avaliando a presença, a distribuição e a progressão das habilidades prescritas que se relacionam ao desenvolvimento da compreensão leitora. Com base nessa análise, verificamos a existência da repetição entre as habilidades de leitura nos três anos do ciclo e, também, a ausência de habilidades que desenvolvam a compreensão leitora num movimento mais profundo do texto, que levem o aluno a assumir uma postura mais reflexiva. Não identificamos uma progressão sólida da rota lexical por meio da explicitação de um desenvolvimento cognitivo relacionado ao vocabulário ou aos tipos de inferência a serem estabelecidas. Logo, podemos concluir que há uma adoção de perspectiva fonológica da alfabetização com uma frágil abordagem dos processos referentes à rota lexical, típica em leitores maduros adultos. A partir da observação dessas lacunas e redundâncias, seguimos com a segunda etapa, em que apresentamos a proposta de orientações pedagógicas numa perspectiva metacognitiva com foco na mediação do professor, que impulsione o desenvolvimento de todos os níveis de pensamento no processo de leitura, a fim de alcançar a compreensão leitora de forma mais abrangente na fase de alfabetização.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectInferênciapor
dc.subjectNíveis de pensamentopor
dc.subjectAlphabetizationeng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subjectInferenceeng
dc.subjectLevels of thinkingeng
dc.titleO ensino de compreensão leitora no processo de alfabetização: uma análise da proposta curricular do munícipio do Rio de Janeiro com orientações pedagógicas sob a perspectiva da metacogniçãopor
dc.title.alternativeThe teaching of reading comprehension in the process of alphabetization: an analysis of the curricular proposal in the city of Rio de Janeiro with pedagogical orientations under the perspective of metacognitioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research has the general objective as being to investigate the teaching of students' reading practice as a cognitive process in the alphabetization phase. Its specific objectives were assumed as: (1) analyse how the reading comprehension is approached in the reading curriculum in the alphabetization cycle in the city of Rio de Janeiro; (2) propose pedagogical orientation for the teaching of reading comprehension from a metacognitive perspective. Therefore, this research has a qualitative character, which searches to understand and interpret documents and processes related to reading cognition of students in the alphabetization phase. In the first stage of this work, we adopted, as methodology, the qualitative and quantitative analysis of official documents from the city of Rio de Janeiro, evaluating the presence, distribution and progression of prescribed skills which relate to the development of reading comprehension. Based on this analysis, we verified the existence of repetition among reading abilities in all three years of the cycle, and also the lack of skills that develop the reading comprehension in a deeper movement of the text, which lead students to assume a more reflective attitude. We did not identify a solid progression of the lexical route through the explicitation of a cognitive development related to the vocabulary nor to the kinds of inference to be made. Thus, we can conclude that there is an adoption of a phonological perspective of alphabetization with a fragile approach of processes related to the lexical route, typical in mature adult readers. From the observation of these vacancies and redundancies, we followed through with the second stage, in which we presented the proposal of pedagogical orientations in a metacognitive perspective focused on the mediation of the teacher, that enhances the development in all levels of thinking in the process of reading, in order to achieve the reading comprehension in a more embracing way in the alphabetization phase.eng
dc.contributor.advisor1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.advisor1ID117.103.927-11por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.referee1ID117.103.927-11por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756por
dc.contributor.referee2Nespoli, Juliana Barros
dc.contributor.referee2ID123.032.277-98por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5235-0817por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320464946253571por
dc.contributor.referee3Martins, Adriana Leitão
dc.contributor.referee3ID091.825.057-99por
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0003-0510-2586por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516755675572396por
dc.creator.ID096.309.177-85por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesALVES, Rubem. A educação dos sentidos: conversas sobre aprendizagem e a vida/Rubem Alves. São Paulo. Planeta do Brasil, 2018. 136 p. APPLEGATE, M.D et al. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, 56 n°2 80-174, 2002. BORTONI-RICARDO, S.M. (Org.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. [2020]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em: 08 mar 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. BRASIL. Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/> . Acesso em 30 jun 2020. BRASIL. Alfabetização infantil: novos caminhos. Brasília, 2007. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares de Língua Portuguesa 1o e 2o ciclos. Brasília: 1997. CABRAL, L.S. Processos Linguísticos de leitura e a criança. Letras de Hoje, v 19, n. 1, p. 7- 20, Porto Alegre, 1986. CARRASCO, José Bernardo. Estratégias de aprendizaje. Madrid: Rialp, 2004. COELHO, J. R. Q. Estimulação da fluência oral: proposta de atividades e estudo exploratório. Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. 2010 FLAVELL, J. H. (1987). Speculations about the nature and development of metacognition. Em F. E. Weinert & R. Kluwe (Orgs.), Metacognition, motivation, and understanding (pp. 1-16). Hillsdale, N. J.: Erlbaum. Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive– developmental inquiry. American Psychologist, 34(10), 906–911. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: 1989 FULGÊNCIO, L.; LIBERATO, Y. A leitura na escolar. São Paulo: Contexto, 1996. GAERTNER, Colégio Erasto. Os 4 pilares da educação da Unesco. 2019. Disponível em: https://www.erasto.com.br/noticias/pilares-da-educacao-da-unesco Acesso em: 12 mar 2020. 96 GOMBERT, J.E. Atividades metalinguísticas e aprendizagem de leitura. In: MALUF, M.R. (Org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. GOMBERT, J.E. Le développement métalinguistique. Paris: PUF, 1990. JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Escala de estratégias de leitura para etapa inicial do ensino fundamental. Estudos de Psicologia, Campinas 23, set, 2006. KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9 a ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. KOPCKE FILHO, H. Estratégias em compreensão da leitura: conhecimento e uso por professores de língua portuguesa. Tese de doutorado não-publicada, Universidade de São Paulo, 2001. KOPCKE FILHO, H. Estratégias para desenvolver a metacognição e a compreensão de textos teóricos na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, 1 (2 e 3), 59-67, 1997. LARKIN, Shirley. Metacognition in Young children. New York: Routledge, 2010. MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análises de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MENEGASSI, R.J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Revista UNIMAR, 17(1): 85-94, 1995. MOUSINHO, R. et al. Fluência e compreensão de leitura – Linguagem escrita dos 7 aos 10 anos para educadores e pais. Brasil: Instituto ABCD, 2019. National Reading Panel. Teaching children to read: an evidence-based assessment of the scientific research literature on reading and its implications for reading instruction: Reports of the subgroups (NIH Publication No. 00-4754). Washington, DC. Pearson, P. D., & Camperell, K. Comprehension of text structures. In R. B. 2001. PERINI, M.A. Tópicos discursivos e a legibilidade dos textos, 1980. PETIT, Michèle. Leitura: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013. PORTILHO, M.L Evelise, DREHER A.S Simone. Categorias Metacognitivas como subsídio à prátiva pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v38, n 1, p.181 – 196, 2012. RHODER, C. (2002). Mindful reading: strategy training traht facilitates transfer. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 45, 498-512. RIO DE JANEIRO, Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino. Currículo Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 97 ROBERTO, T.M.G. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. 1. Ed. – São Paulo: parábola Editorial, 2016. RUDDELL, M. R. & SINGER, H. (Orgs.), Theorical Models and Processes of Reading (pp.448-468). Newark: Internacional Reading Association. Scarborough, H. S. (2001). Connecting early language and literacy to later reading (dis)abilities: Evidence, theory, and practice. In S. Neuman & D. Dickinson (Eds.), Handbook for research in early literacy. New York: Guilford Press. SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7. ed., 2a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018. SPINILLO, A.G & SILVA, M. E. L. e.Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 79, n. 193, p. 5-16, set./dez. 1998 SPINILLO, A. G.; SIMÕES, P. O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 537-546, 2003. The Science of Reading Comprehension Instruction Nell K. Duke, Alessandra E. Ward, P. David Pearson 2021 The Authors. The Reading Teacher published by Wiley Periodicals LLC on behalf of International Literacy Association. Vol. 74 No. 6 pp. 663–672 VAL, Simone Oliveira do. A leitura em voz alta como estratégia metacognitiva reguladora da compreensão leitora: análise e aplicações para o ensino de leitura. 2020. 133p. Dissertação (Mestrado em Letras). PROFLETRAS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74131/2021%20-%20Patricia%20Lima%20Santana.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6786
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-01T15:40:03Z No. of bitstreams: 1 2021 - Patricia Lima Santana.pdf: 1551113 bytes, checksum: 66f85a5ac390ca9d38a01641827d1ff9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-01T15:40:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Patricia Lima Santana.pdf: 1551113 bytes, checksum: 66f85a5ac390ca9d38a01641827d1ff9 (MD5) Previous issue date: 2021-11-19eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Patricia Lima Santana.pdf2021 - Patricia Lima Santana1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.