Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15383
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de compreensão leitora no processo de alfabetização: uma análise da proposta curricular do munícipio do Rio de Janeiro com orientações pedagógicas sob a perspectiva da metacognição |
Otros títulos: | The teaching of reading comprehension in the process of alphabetization: an analysis of the curricular proposal in the city of Rio de Janeiro with pedagogical orientations under the perspective of metacognition |
Autor: | Santana, Patrícia Lima |
Orientador(a): | Lessa, Adriana Tavares Maurício |
Primeiro membro da banca: | Lessa, Adriana Tavares Maurício |
Segundo membro da banca: | Nespoli, Juliana Barros |
Terceiro membro da banca: | Martins, Adriana Leitão |
Palabras clave: | Alfabetização;Compreensão leitora;Inferência;Níveis de pensamento;Alphabetization;Reading comprehension;Inference;Levels of thinking |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 19-nov-2021 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | SANTANA, Patrícia Lima. O ensino de compreensão leitora no processo de alfabetização: uma análise da proposta curricular do munícipio do Rio de Janeiro com orientações pedagógicas sob a perspectiva da metacognição. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021 . |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino da prática leitora do educando como processo cognitivo na fase de alfabetização. São assumidos como objetivos específicos: (1) analisar como a compreensão leitora é abordada no currículo para leitura no ciclo de alfabetização no município do Rio de Janeiro; (2) propor orientações pedagógicas para o ensino de compreensão leitora numa perspectiva metacognitiva. Sendo assim, esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, que busca compreender e interpretar documentos e processos relacionados à cognição leitora dos estudantes em fase de alfabetização. Na primeira etapa do trabalho, adotamos como metodologia a análise qualitativa e quantitativa dos documentos oficiais do município do Rio de Janeiro, avaliando a presença, a distribuição e a progressão das habilidades prescritas que se relacionam ao desenvolvimento da compreensão leitora. Com base nessa análise, verificamos a existência da repetição entre as habilidades de leitura nos três anos do ciclo e, também, a ausência de habilidades que desenvolvam a compreensão leitora num movimento mais profundo do texto, que levem o aluno a assumir uma postura mais reflexiva. Não identificamos uma progressão sólida da rota lexical por meio da explicitação de um desenvolvimento cognitivo relacionado ao vocabulário ou aos tipos de inferência a serem estabelecidas. Logo, podemos concluir que há uma adoção de perspectiva fonológica da alfabetização com uma frágil abordagem dos processos referentes à rota lexical, típica em leitores maduros adultos. A partir da observação dessas lacunas e redundâncias, seguimos com a segunda etapa, em que apresentamos a proposta de orientações pedagógicas numa perspectiva metacognitiva com foco na mediação do professor, que impulsione o desenvolvimento de todos os níveis de pensamento no processo de leitura, a fim de alcançar a compreensão leitora de forma mais abrangente na fase de alfabetização. |
Abstract: | This research has the general objective as being to investigate the teaching of students' reading practice as a cognitive process in the alphabetization phase. Its specific objectives were assumed as: (1) analyse how the reading comprehension is approached in the reading curriculum in the alphabetization cycle in the city of Rio de Janeiro; (2) propose pedagogical orientation for the teaching of reading comprehension from a metacognitive perspective. Therefore, this research has a qualitative character, which searches to understand and interpret documents and processes related to reading cognition of students in the alphabetization phase. In the first stage of this work, we adopted, as methodology, the qualitative and quantitative analysis of official documents from the city of Rio de Janeiro, evaluating the presence, distribution and progression of prescribed skills which relate to the development of reading comprehension. Based on this analysis, we verified the existence of repetition among reading abilities in all three years of the cycle, and also the lack of skills that develop the reading comprehension in a deeper movement of the text, which lead students to assume a more reflective attitude. We did not identify a solid progression of the lexical route through the explicitation of a cognitive development related to the vocabulary nor to the kinds of inference to be made. Thus, we can conclude that there is an adoption of a phonological perspective of alphabetization with a fragile approach of processes related to the lexical route, typical in mature adult readers. From the observation of these vacancies and redundancies, we followed through with the second stage, in which we presented the proposal of pedagogical orientations in a metacognitive perspective focused on the mediation of the teacher, that enhances the development in all levels of thinking in the process of reading, in order to achieve the reading comprehension in a more embracing way in the alphabetization phase. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15383 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021 - Patricia Lima Santana.pdf | 2021 - Patricia Lima Santana | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.