Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Marcelo de Melo
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:47Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:47Z-
dc.date.issued2020-12-11
dc.identifier.citationSOARES, Marcelo de Melo. A metacognição do argumentar: uma proposta didática introdutória para o ensino fundamental pela produção de resenhas críticas de filme. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15387-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende contribuir para o ensino-aprendizagem da prática de leitura e escrita de textos argumentativos numa perspectiva metacognitivista. Especificamente, tem-se dois objetivos: (1) contribuir para a tomada de consciência dos estudantes sobre a encenação argumentativa, seus componentes e procedimentos, conforme a Análise do Discurso francesa, em particular, a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2016); e (2) promover o planejamento, o monitoramento e a avaliação de seu processo de escrita, conforme a sequência regulatória proposta por Schraw (2001). Para tanto, apresenta-se uma proposta didática, dividida em três módulos que refletem a sequência regulatória do processo de escrita, a fim de apoiar o estudante na produção de uma resenha crítica de um filme curta-metragem que tem como tema o racismo. Ao longo dessa sequência, são abordados conhecimentos condicionais, procedimentais e declarativos relacionados à leitura e escrita de textos organizados de modo argumentativo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectescritapor
dc.subjectargumentaçãopor
dc.subjectmetacogniçãopor
dc.subjectwritingeng
dc.subjectargumentationeng
dc.subjectmetacognitioneng
dc.titleA metacognição do argumentar: uma proposta didática introdutória para o ensino fundamental pela produção de resenhas críticas de filmepor
dc.title.alternativeThe metacognition of arguing: an introductory didatic proposal for elementar school through the production of critical film reviewseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation intends to contribute to the teaching-learning of the practice of reading and writing argumentative texts in a metacognitive perspective. Specifically, there are two objectives: (1) to contribute to students’ gaining awareness of the argumentative scene, its components and procedures, according to French Discourse Analysis, in particular, to Charaudeau's Semiolinguistic Theory (2016) and (2) to promote the planning, monitoring and evaluating of the writing process, in accordance with the regulatory sequence proposed by Schraw (2001). Therefore, a didactic proposal is presented, divided in three modules that reflect the regulatory sequence of the writing process, in order to support the student’s production of a critical review of a short film whose theme is racism. Along this sequence, conditional, procedural and declarative knowledge related to reading and writing texts organized in an argumentative mode are approached.eng
dc.contributor.advisor1Lessa, Adriana Tavares Mauricio
dc.contributor.referee1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.referee2Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0813510175749117por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesCHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. 2ª ed.. São Paulo: Editora Contexto, 2016. CHARAUDEAU, P. & MAINGUEANEAU, D. Dicionário de análise do discurso. 3ª ed.. São Paulo: Contexto, 2020. DUBOIS, J.; GIACOMO, M.; GUESPIN, L. et al.. Dicionário de linguística. 14ª ed.. São Paulo: Cultrix, 2004. FRANCHI, C.. Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006. FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognitive Monitoring: A New Area of Cognitive-Developmental Inquiry. Disponível em <https://stacks.stanford.edu/file/druid:mg885pk5612/mg885pk5612.pdf> Acesso em 05 de maio de 2020. GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. 16ª edição. Rio de Janeiro: FGV, 1995. GERHARDT, A. F. L. M. Ensino de gramática e desenvolvimento metalinguístico. Teorias, reflexões e exercícios. São Paulo: Pontes, 2015. _____. O Letramento Linguístico e o Ensino de Gramática da Língua Portuguesa no Brasil. Revista Diadorim, v. 19, n. 2, p. 48–76, 2017. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/10121>. Acesso em: 27 de nov. 2020. GOMBERT, Jean Emile. Metacognition, Metalanguage and Metapragmatics. International journal of psychology, v. 28, n. 5, p. 571-580, 1993. KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. LACON DE LUCIA, N.; ORTEGA DE HOCEVAR, S. Cognición, metacognición y escritura. Revista signos, v. 41, n. 67, p. 231–255, 2008. LESSA, A; SOARES, M. Ensino de Gramática e Metalinguagem: uma revisão de questões fundamentais à perspectiva metacognitivista, 2020. 10.13140/RG.2.2.11061.29925. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf> Acesso em 17 de abr.de 2018. MYHILL, D.; WATSON, A. The role of grammar in the writing curriculum: A review of the literature. Child Language Teaching and Therapy, v. 30, n. 1, p. 41–62, fev. 2014. MYHILL, D.; JONES, S. M.; WILSON, A. Writing conversations: fostering metalinguistic discussion about writing. 8 jan. 2016. SCHRAW, G.. Promoting general metacognitive awareness. Neuropsychology and cognition, p. 1, 2001. Disponível em <https://www.researchgate.net/profile/Tuyen_Le3/post/does_any_body_know_about_any_standardized_scale_to_check_the_barriers_of_metacognitive_strategies_in_English_language_learning/attachment/59d61dd679197b807797a906/AS%3A273653084688384%401442255387980/download/Metacognition+in+learning+and+instruction.pdf#page=21> Acesso em 24 de outubro de 2020. SINHA, C. Situated Selves: learning to be a learner. In J. Bliss, P. Light and R. Säljö (eds.) Learning Sites. Social and Technological Resources for Learning. Oxford, Pergamon Press pp. 32-48. Disponível em: <https://www.academia.edu/5485534/Situated_Selves_learning_to_be_a_learner>. Acesso em 13 de janeiro de 2019.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74337/2020%20-%20Marcelo%20de%20Melo%20Soares.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6832
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-08-09T16:40:26Z No. of bitstreams: 1 2020 - Marcelo de Melo Soares.Pdf: 3252679 bytes, checksum: 9830511efd87fbb5327f16476308011f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T16:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Marcelo de Melo Soares.Pdf: 3252679 bytes, checksum: 9830511efd87fbb5327f16476308011f (MD5) Previous issue date: 2020-12-11eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Marcelo de Melo Soares.Pdf3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.