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Tipo do documento: Dissertação
Título: A metacognição do argumentar: uma proposta didática introdutória para o ensino fundamental pela produção de resenhas críticas de filme
Título(s) alternativo(s): The metacognition of arguing: an introductory didatic proposal for elementar school through the production of critical film reviews
Autor(es): Soares, Marcelo de Melo
Orientador(a): Lessa, Adriana Tavares Mauricio
Primeiro membro da banca: Lessa, Adriana Tavares Maurício
Segundo membro da banca: Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Palavras-chave: escrita;argumentação;metacognição;writing;argumentation;metacognition
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SOARES, Marcelo de Melo. A metacognição do argumentar: uma proposta didática introdutória para o ensino fundamental pela produção de resenhas críticas de filme. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumo: Esta dissertação pretende contribuir para o ensino-aprendizagem da prática de leitura e escrita de textos argumentativos numa perspectiva metacognitivista. Especificamente, tem-se dois objetivos: (1) contribuir para a tomada de consciência dos estudantes sobre a encenação argumentativa, seus componentes e procedimentos, conforme a Análise do Discurso francesa, em particular, a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2016); e (2) promover o planejamento, o monitoramento e a avaliação de seu processo de escrita, conforme a sequência regulatória proposta por Schraw (2001). Para tanto, apresenta-se uma proposta didática, dividida em três módulos que refletem a sequência regulatória do processo de escrita, a fim de apoiar o estudante na produção de uma resenha crítica de um filme curta-metragem que tem como tema o racismo. Ao longo dessa sequência, são abordados conhecimentos condicionais, procedimentais e declarativos relacionados à leitura e escrita de textos organizados de modo argumentativo.
Abstract: This dissertation intends to contribute to the teaching-learning of the practice of reading and writing argumentative texts in a metacognitive perspective. Specifically, there are two objectives: (1) to contribute to students’ gaining awareness of the argumentative scene, its components and procedures, according to French Discourse Analysis, in particular, to Charaudeau's Semiolinguistic Theory (2016) and (2) to promote the planning, monitoring and evaluating of the writing process, in accordance with the regulatory sequence proposed by Schraw (2001). Therefore, a didactic proposal is presented, divided in three modules that reflect the regulatory sequence of the writing process, in order to support the student’s production of a critical review of a short film whose theme is racism. Along this sequence, conditional, procedural and declarative knowledge related to reading and writing texts organized in an argumentative mode are approached.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15387
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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