Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15389
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoutinho, Thayane
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:47Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:47Z-
dc.date.issued2021-10-20
dc.identifier.citationMOUTINHO, Thayane. O adjunto adverbial de tempo na construção do gênero notícia: uma proposta de sequência didática para o ensino da compreensão leitora. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado profissional em letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15389-
dc.description.abstractEste trabalho, centrado sobre o ensino de leitura de notícias jornalísticas, trata da relevância do adjunto adverbial de tempo na construção desse gênero para o desenvolvimento da competência leitora. A atividade de leitura pressupõe que o leitor, com base no conhecimento social sobre os gêneros textuais, identifique a sua finalidade. No gênero notícia, além disso, é necessário compreender como determinado elemento linguístico contribui para sua organização. O objetivo geral desta pesquisa é o de desenvolver uma proposta de ensino da compreensão leitora de textos do gênero notícia, por meio de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004) que pretende ampliar o conhecimento dos alunos sobre o funcionamento discursivo desses textos e oferecer condições para solucionar possíveis dificuldades de leitura relacionadas à identificação do fato principal noticiado. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos projetados são: (1) auxiliar o aluno na identificação do adjunto adverbial de tempo que está diretamente relacionado à identificação do acontecimento novo e (2) assistir o aluno na identificação do acontecimento novo, do fato noticiado. Foram adotados apoios teóricos advindos dos campos da Linguística Textual (MARCUSCHI, 2002; 2008) e da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 1992; 2001; 2005; 2010; 2018). As atividades desenvolvidas têm como público-alvo alunos de uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, no bairro de Sepetiba.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSemiolinguísticapor
dc.subjectAdjunto adverbial de tempopor
dc.subjectNotíciapor
dc.subjectSemiolinguisticseng
dc.subjectAdverbial adjunct of timeeng
dc.subjectNewseng
dc.titleO adjunto adverbial de tempo na construção do gênero notícia: uma proposta de sequência didática para o ensino da compreensão leitorapor
dc.title.alternativeThe adjunct adverbial of time in the construction of the news genre: a proposal for a didactic sequence for teaching reading comprehensioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work, which is centered on the teaching of journalistic news reading, deals with the relevance of the adjunct adverbial of time to the construction of this genre for the development of reading competence. The reading activity presupposes that the reader, based on social knowledge about textual genres, identifies its purpose. In the news genre, moreover, it is necessary to understand how a particular linguistic element contributes to its organization. The general objective of this research is to develop a proposal for teaching reading comprehension of texts in the news genre, through a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004), which intends to expand students' knowledge about the discursive functioning of these texts and offer conditions to solve possible reading difficulties related to the identification of the main fact reported. To achieve this purpose, the specific objectives designed are: (1) assist the student in identifying the adjunct adverbial of time that is directly related to the identification of the new event and (2) assist the student in identifying the new event, the reported fact. Theoretical supports were adopted from the fields of Textual Linguistics (MARCUSCHI, 2002; 2008) and the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 1992; 2001; 2005; 2010). The activities developed have as a target audience students from a 7th grade class of elementary school of a public school of the city of Rio de Janeiro, in the neighborhood of Sepetiba.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.advisor1ID023.791.607-08por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.referee1ID023.791.607-08por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9532-0098por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9482143395098351por
dc.contributor.referee3Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.creator.ID123.347.997-00por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BESSA, Bráulio. Solidariedade no frio. Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/braulio-bessa-solidariedade-no-frio/. Acesso em: 10 jul. 2021. BRASIL sobrevive à batalha e vence a República Dominicana no vôlei feminino. Globo Esporte, Tóquio, 27 jul. 2021. Disponível em https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/brasil- sobrevive-a-batalha-e-vence-a-republica-dominicana-no-volei-feminino.ghtml. Acesso em: 30 jul. 2021. CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992. CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lúcia; MELLO, Renato de. (Org.) Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso – FALE/UFMG, 2001. CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida L. e GAVAZZI, Sigrid. (Org.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 11-27, 2005. CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução de: Angela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2010. COUTINHO, Rogério. Escolas do Amanhã abandonadas pela Prefeitura do Rio geram prejuízo de quase R$ 22 milhões, diz TCM. G1, Rio de Janeiro, 06 de jul. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/07/06/escolas-do-amanha- abandonadas-pela-prefeitura-do-rio-geram-prejuizo-de-quase-r-22-milhoes-diz-tcm.ghtml. Acesso em: 15 jul. 2021. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. E Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. GARCIA, Mariana. Brasil chega aos 100 milhões de vacinados com 1a dose; especialistas alertam sobre a importância das duas doses. G1, Brasil, 30 jul.2021. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/07/30/brasil-chega-aos-100-milhoes-de- vacinados-com-1a-dose-especialistas-alertam-sobre-a-importancia-das-duas-doses.ghtml. Acesso em: 10 jul. 2021. JUSTIÇA determina que menina baiana com leucemia agressiva faça tratamento de R$ 3,5 milhões no exterior, via SUS. G1, Bahia, 09 set. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/09/09/justica-determina-que-menina-com- leucemia-agressiva-faca-tratamento-de-r-35-milhoes-no-exterior.ghtml. Acesso em: 15 set. 2021. 154 O VELHO, o menino e o burro. Educar é arte!! Disponível em: https://profcrika.blogspot.com/2014/06/fabula-o-velho-o-menino-e-o-burro.html. Acesso em 10 jun. 2021. PORTUGAL deixa de exigir uso de máscara nas ruas. Poder 360, 13 set. 2021. Disponível em https://www.poder360.com.br/internacional/portugal-deixa-de-exigir-uso-de-mascara-nas- ruas/. Acesso em: 20 set. 2021. REBECA Andrade conquista primeiro ouro da ginástica artística feminina do Brasil. Yahoo Esportes, 01 ago. 2021. Disponível em: https://esportes.yahoo.com/noticias/rebeca-andrade- ouro-ginastica-artistica-olimpiadas-toquio- 093040047.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&g uce_referrer_sig=AQAAAEjfa9kJEC9Rj- 8tD4L6OGPPprL2Gm0Ee3VprFjbnODEbZwrJLQu6l1ahF8KtcQxS2OqUMgN7IH8nzVjrrE OLltjkbzhdwlIZAcTDqucfKIVJB9XcR3u_zKzOOfprcxZXi_dNHb2pgiq0yeOo_MqR9jXFQ fE_qwWq5-2jhKHga03. Acesso em: 10 ago. 2021. RODRIGUES, Karen. Frio estimula solidariedade dos cariocas às pessoas em situação de rua; confira como e onde doar. O Dia, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2021. Disponível em https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2021/07/6199923-frio-estimula-solidariedade-dos- cariocas-as-pessoas-em-situacao-de-rua-confira-como-e-onde-doar.html. Acesso em: 30 jul. 2021. RODRIGUES, João Gabriel. Brasil impõe virada épica e bate Argentina no vôlei masculino nas Olimpíadas. Globo Esporte, Tóquio, 26 jul. 2021. Disponível em https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/brasil-impoe-virada-epica-e-bate-argentina-no-volei- masculino-nas-olimpiadas.ghtml. Acesso em: 15 jul. 2021. ROUVENAT, Fernanda; LIMA, Marcelo Serra. Em clima de despedida, Sandy e Junior encerram turnê com show para 100 mil pessoas no Rio. G1, Rio de Janeiro, 09 nov. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/11/09/em-clima-de- despedida-sandy-e-junior-encerram-turne-com-show-para-100-mil-pessoas-no-rio.ghtml. Acesso em: 15 nov. 2019. SILVA, Maurício da. Repensando a leitura na escola: um outro mosaico. Niterói: EdUFF, 2010. SÍTIO Roberto Burle Marx recebe o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Jornal Nacional, São Paulo, 27 jul. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal- nacional/noticia/2021/07/27/sitio-roberto-burle-marx-recebe-o-titulo-de-patrimonio-mundial- da-unesco.ghtml. Acesso em: 30 jul. 2021. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. WERNECK, L; RICHE, R; TEIXEIRA, C. Prática de leitura de textos orais e escritos. In: WERNECK, L; RICHE, R; TEIXEIRA, C. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74504/2021%20-%20Thayane%20Moutinho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6861
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-21T13:52:39Z No. of bitstreams: 1 2021 - Thayane Moutinho.pdf: 2031728 bytes, checksum: ac03b1360dcd8bc36c9cbfe4917c9c07 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-21T13:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Thayane Moutinho.pdf: 2031728 bytes, checksum: ac03b1360dcd8bc36c9cbfe4917c9c07 (MD5) Previous issue date: 2021-10-20eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Thayane Moutinho.pdf2021 - Thayane Moutinho1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.