Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15389
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O adjunto adverbial de tempo na construção do gênero notícia: uma proposta de sequência didática para o ensino da compreensão leitora |
Título(s) alternativo(s): | The adjunct adverbial of time in the construction of the news genre: a proposal for a didactic sequence for teaching reading comprehension |
Autor(es): | Moutinho, Thayane |
Orientador(a): | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Patricia Ferreira Neves |
Terceiro membro da banca: | Silva, Gerson Rodrigues da |
Palavras-chave: | Semiolinguística;Adjunto adverbial de tempo;Notícia;Semiolinguistics;Adverbial adjunct of time;News |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Data do documento: | 20-Out-2021 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MOUTINHO, Thayane. O adjunto adverbial de tempo na construção do gênero notícia: uma proposta de sequência didática para o ensino da compreensão leitora. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado profissional em letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumo: | Este trabalho, centrado sobre o ensino de leitura de notícias jornalísticas, trata da relevância do adjunto adverbial de tempo na construção desse gênero para o desenvolvimento da competência leitora. A atividade de leitura pressupõe que o leitor, com base no conhecimento social sobre os gêneros textuais, identifique a sua finalidade. No gênero notícia, além disso, é necessário compreender como determinado elemento linguístico contribui para sua organização. O objetivo geral desta pesquisa é o de desenvolver uma proposta de ensino da compreensão leitora de textos do gênero notícia, por meio de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004) que pretende ampliar o conhecimento dos alunos sobre o funcionamento discursivo desses textos e oferecer condições para solucionar possíveis dificuldades de leitura relacionadas à identificação do fato principal noticiado. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos projetados são: (1) auxiliar o aluno na identificação do adjunto adverbial de tempo que está diretamente relacionado à identificação do acontecimento novo e (2) assistir o aluno na identificação do acontecimento novo, do fato noticiado. Foram adotados apoios teóricos advindos dos campos da Linguística Textual (MARCUSCHI, 2002; 2008) e da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 1992; 2001; 2005; 2010; 2018). As atividades desenvolvidas têm como público-alvo alunos de uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, no bairro de Sepetiba. |
Abstract: | This work, which is centered on the teaching of journalistic news reading, deals with the relevance of the adjunct adverbial of time to the construction of this genre for the development of reading competence. The reading activity presupposes that the reader, based on social knowledge about textual genres, identifies its purpose. In the news genre, moreover, it is necessary to understand how a particular linguistic element contributes to its organization. The general objective of this research is to develop a proposal for teaching reading comprehension of texts in the news genre, through a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004), which intends to expand students' knowledge about the discursive functioning of these texts and offer conditions to solve possible reading difficulties related to the identification of the main fact reported. To achieve this purpose, the specific objectives designed are: (1) assist the student in identifying the adjunct adverbial of time that is directly related to the identification of the new event and (2) assist the student in identifying the new event, the reported fact. Theoretical supports were adopted from the fields of Textual Linguistics (MARCUSCHI, 2002; 2008) and the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 1992; 2001; 2005; 2010). The activities developed have as a target audience students from a 7th grade class of elementary school of a public school of the city of Rio de Janeiro, in the neighborhood of Sepetiba. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15389 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021 - Thayane Moutinho.pdf | 2021 - Thayane Moutinho | 1.98 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.