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dc.contributor.authorAdão, Marcelli Cristina Olímpio
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:58Z-
dc.date.issued2018-08-10
dc.identifier.citationADÃO, Marcelli Cristina Olímpio. Leitura e interpretação do gênero propaganda: uma proposta didática para o ensino fundamental. 2018. 126 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15406-
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo do gênero textual Propaganda, com ênfase em anúncio publicitário. A pesquisa buscou uma análise ideológica dos textos propagandísticos tomando por base as teorias de Análise de Discurso Francesa. Para fundamentação da teoria foram abordados os pressupostos de Michel Pêcheux, por ter sido precursor dessa corrente de estudos. Para estruturar o plano de estudo, tomou-se como base os conceitos de leitura descritos por Eni Orlandi, uma vez que a autora discorre sobre o assunto apoiando seus estudos na AD Francesa. Em Mikail Bakthin foi encontrado suporte para analisar os enunciados como estruturas relativamente estáveis e capazes de adquirir significados diferentes de acordo com suas condições de produção. Foi necessário, ainda, um estudo mais aprofundado sobre a estrutura do gênero textual Propaganda, destacando seus objetivos persuasivos bem como as estratégias linguísticas utilizadas para o convencimento do público consumidor. A estrutura argumentativa e suas características foram relevantes para que a professora conduzisse os alunos à percepção das técnicas que tornavam as propagandas mais atraentes ao consumo. Para a realização da pesquisa foram cumpridas algumas etapas, dentre as quais a primeira se pautou numa análise diagnóstica que visava descobrir como os alunos se comportavam diante de um modelo de propaganda, avaliando suas impressões. Numa segunda situação, foi utilizado o livro didático para que o aluno pudesse construir o entendimento da formatação visual e linguística do gênero assim como os significados a serem depreendidos. Nessa etapa, duas técnicas foram utilizadas, nas quais buscou-se a análise de um propaganda através da semiose envolvendo história em quadrinhos em propaganda e, em seguida, análise de um texto propagandístico que compunha uma campanha publicitária para doação de sangue e órgãos. Por fim, na etapa avaliativa, os alunos analisaram os anúncios publicitários buscando desvendar suas ideologias, as mensagens subliminares advindas do enunciado, elucidando diferentes sentidos de acordo com a memória discursiva de cada participante da atividade, os quais se diferenciavam de acordo com o contexto a que o aluno se inseria.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectideologiapor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectIdeologyeng
dc.titleLeitura e interpretação do gênero propaganda: uma proposta didática para o ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeReading and interpretation of the Propaganda genre: a didactic proposal for elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work is a study of the textual genre propaganda, with emphasis on commercial advertising. The research sought an ideological analysis of the propagandistic texts based on theories of French Discourse Analysis. For the foundation of the theory, the assumptions of Michel Pêcheux were approached, for having been precursor of this current of studies. In order to structure the study plan, it has been taken as a base the reading concepts described by Eni Orlandi, since the author discusses the subject supporting her studies in the French AD. In Mikail Bakthin, support was found to analyze statements as relatively stable and capable structures of acquiring different meanings according to their conditions of production. It was also necessary to further study the structure of the textual genre Propaganda, highlighting its persuasive objectives as well as the linguistic strategies used to convince the consuming public. The argumentative structure and its characteristics were relevant for the teacher to lead the students to the perception of the techniques that made the advertisements more attractive to consumption. In order to carry out the research, some steps were accomplished, among which the first one was based on a diagnostic analysis that aimed to discover how the students behaved in front of an advertising model, evaluating their impressions. In a second situation, the textbook was used so that the student could construct the understanding of the visual and linguistic formatting of the genre as well as the meanings to be understood. In this stage, two techniques were used, in which the analysis of an advertisement through the semiosis comic in propaganda was sought, and then analysis of a propagandistic text that composed an advertising campaign for donation of blood and organs. Finally, in the evaluative stage, the students analyzed the advertising advertisements seeking to unveil their ideologies, the subliminal messages arising from the statement, elucidating different meanings according to the discursive memory of each participant of the activity, which differed according to the context that the student was inserted in.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.advisor1IDCPF: 036.938.777-50por
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea
dc.creator.IDCPF: 095.498.697-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8447372819258310por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65905/2018%20-%20Marcelli%20Cristina%20Ol%c3%admpio%20Ad%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4843
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-07-07T21:51:52Z No. of bitstreams: 1 2018 - Marcelli Cristina Olímpio Adão.pdf: 20325744 bytes, checksum: 680fb71ae39d5d11c7eeba59a071c507 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-07T21:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Marcelli Cristina Olímpio Adão.pdf: 20325744 bytes, checksum: 680fb71ae39d5d11c7eeba59a071c507 (MD5) Previous issue date: 2018-08-10eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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